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GD - Criação de Valor Empresarial Para o Novo Consumidor

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Apresentação em tema: "GD - Criação de Valor Empresarial Para o Novo Consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 GD - Criação de Valor Empresarial Para o Novo Consumidor

2 GD – Ferramenta de Criação de Valor Para o Novo Consumidor
ANDRE NOGUEIRA – GERENTE DE NEGÓCIO GD – ECOM ENERGIA

3 ECOM Energia (resumo) A ECOM tem 15 anos de mercado, atende mais de 600 pontos de consumo só no Brasil, sediada em SP, com outros escritórios na América do Sul, parcerias internacionais para atendimento global de companhias multinacionais, e atuação na gestão de contratos e comercialização de energia no mercado livre, comercialização de gás e geração distribuída de energia. Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

4 Ambientes de Contratação
Mercado Regulado (cativo) Mercado Livre Consumidores com demanda > 500 kW ! Consumidores com demanda inferior, não tinham opção ! Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

5 Ambientes de Contratação
Energia elétrica chega a representar 14% do custo/despesa de consumidores com esse perfil; OU SEJA: consumidores com perfil diferente de uma grande indústria, um grande datacenter, ou um conglomerado comercial – exemplo shopping center – não tinham nenhuma alternativa para reduzir o valor (custo) da energia paga. Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia; RD Online;

6 GD – Opção para o novo consumidor
Mercado Regulado (cativo) Mercado Livre Consumidores com demanda > 500 kW Consumidores com demanda < 500 kW Geração Distribuída (PRINCIPALMENTE BT !) SOLUÇÃO SUGERIDA Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

7 Geração Distribuída - conceito
GD é a geração de energia, em pequena escala, espalhada em território nacional. Ela é importante, simplesmente porque traz o ponto de geração de energia para próximo do consumo, resultando em vários benefícios. ! Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia; OnS;

8 Geração Distribuída – criação de valor
Redução na conta com energia elétrica (gasto evitado) Independência de aumentos crescentes nas tarifas elétricas Energia 100% limpa e renovável Crédito de energia utilizados por mais de um ponto de um mesmo proprietário Benefícios Independência da aplicação de bandeiras tarifárias Valor Criado para Empresa Aumentar lucratividade da sua empresa, por meio de redução de custos/despesas com eletricidade (“tarifa” menor); Maior previsibilidade / assertividade orçamentária = melhor controle financeiro; IMAGEM - sustentável Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

9 Geração Distribuída - REN n.482/687
Descrição Geração junto à carga, telhado. Consumidores de um condomínio vertical ou horizontal podem alocar geração em áreas contíguas e usar os créditos para os condôminos em % estabelecido. Modelo Rooftop Condomínio Consumidor que tenha mais de uma unidade consumidora em seu nome, em mesma área de concessão, permite que o excedente da unidade consumidora onde está instalado o sistema seja usado em outra(s), com % pré-estabelecido entre elas. Inclusive CNPJ relação matriz-filial. Autoconsumo Remoto Reunião de consumidores, de mesma área de concessão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por PJs ou PFs, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração. Energia Compartilhada Escalabilidade - + Maior escala = maior economia Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia; ANEEL;

10 Benchmark – mercado Americano
Este é exatamente um modelo de negócios que está crescendo nos Estados Unidos; Colorado foi o primeiro estado a aprovar este modelo em 2010, que serviu como referência para os outros estados; Incremento grande no volume instalado anualmente – crescimento de mais de 4x (vezes) entre 2015 e 2016, e de 2x (vezes) entre e 2017e . Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia; Community Solar HUB; GTM Research

11 PROPRIEDADE DE TERCEIROS
Ativo próprio ou de terceiros (make/buy ?) ATIVO PRÓPRIO PROPRIEDADE DE TERCEIROS Pensamento: “Investimento” Pergunta: "É assim que você quer investir o lucro da sua empresa?" Pensamento: “Eficiência operacional” Pergunta: “ Você quer reduzir os gastos em energia e, consequentemente, ampliar o lucro de sua empresa?" Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

12 Ativo próprio ou de terceiros (make/buy ?)
Se você tem uma equipe comercial que viaja muito, para um mesmo destino, você vai comprar um avião ? Ou vai continuar usando o serviço das companhias que têm expertise no assunto? Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia; Google Imagens;

13 PROPRIEDADE DE TERCEIROS
Ativo próprio ou de terceiros (make/buy ?) ATIVO PRÓPRIO PROPRIEDADE DE TERCEIROS Exige capital próprio e/ou dívida; Investimento alto; Retorno longo prazo; Complexidade regulatória e operacional; Atividade não pertencente ao core business da sua empresa; Riscos que você desconhece; Não exige capital próprio; Retorno imediato para o cliente; Empresa especializada no setor: cuida de “tudo” para você; Contrato de aluguel/arrendamento/ outro – não pode figurar venda de energia; Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

14 Ativo próprio ou de terceiros (make/buy ?)
E o investimento para a construção de um ativo é alto ! Por exemplo (ilustrativo): Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia; Greener;

15 PROPRIEDADE DE TERCEIROS
Ativo próprio ou de terceiros (make/buy ?) Sugestão ATIVO PRÓPRIO PROPRIEDADE DE TERCEIROS Exige capital próprio e/ou dívida; Investimento alto; Retorno longo prazo; Complexidade regulatória e operacional; Atividade não pertencente ao core business da sua empresa; Riscos que você desconhece; Não exige capital próprio; Retorno imediato para o cliente; Empresa especializada no setor: cuida de “tudo” para você; Contrato de aluguel/comodato/ arrendamento – não pode figurar venda de energia; Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

16 Principais mudanças ! Na entrega física do autoconsumo ou da geração compartilhada nada muda. Principalmente: se a planta não gerar, por qualquer motivo, não vai faltar energia para você. Geração Distribuída Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

17 Principais mudanças ! RELAÇÃO COMERCIAL Na relação comercial, você passará a ter um novo relacionamento com o proprietário do ativo. Seu relacionamento com a distribuidora, não muda – continuará recebendo uma fatura mensal (diferença entre o que gerou e o que consumiu). Distribuidora (fatura mensal) Provedor de geração distribuída (aluguel/arrendamento/outro) Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

18 Se gerar mais do que consumir = acumula créditos, validade de 5 anos.
Conta de energia EXEMPLO ILUSTRATIVO ! Na prática, você verá em sua conta de luz o total consumido, o total gerado e a cobrança da distribuidora será em cima da diferença entre os dois. Se gerar mais do que consumir = acumula créditos, validade de 5 anos. Diferença entre os dois (total a pagar) Total consumido Total gerado Nos termos das Resoluções Normativas (REN) nº 482, e REN nº 687, consumidores que aderirem à Geração Distribuída usufruirão de uma oportunidade de criação de valor até então inacessível. Os desafios devem ser entendidos e contornados, com a ajuda de empresa especializada, para possibilitar ao consumidor redução de custos/despesas com eletricidade que resulte em criação de valor empresarial. Conheça os principais pontos para a operacionalização desta oportunidade e para o ambiente regulatório conjuntural. Fonte: ECOM Energia;

19 Conclusão - Principais pontos
Geração Distribuída é a única alternativa para redução do custo da energia consumida (“preço”) em unidades de baixa tensão; Operacionalização da Geração Distribuída nas unidades em Baixa Tensão – para MT e AT, o Mercado Livre provavelmente apresentará uma oportunidade mais atrativa; Busca por aumento da escala de consumo, pois maior escala = maior economia; portanto modelos como autoconsumo remoto e compartilhamento (consórcios / cooperativas); Propriedade de terceiros - Não exige capital próprio; Retorno imediato para o cliente; Empresa especializada no setor: cuida de “tudo” para você; Fonte: ECOM Energia;

20 Conclusão - Principais pontos
Pontos de atenção no contrato com os proprietários terceiros: Não caracterização da venda de energia; Colocar cláusula de desempenho do sistema – geração estimada vs. penalização em caso de geração inferior (SLA); Pontos de atenção regulatórios: Restrição de zona de distribuição; Consulta pública AP.037 – vedação ao enquadramento como microgeração ou minigeração distribuída das centrais geradoras que já tenham sido objeto de registro, concessão, permissão ou autorização, ou que tenham entrado em operação comercial ou tido sua energia elétrica contabilizada no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE ou comprometida diretamente com concessionária ou permissionária de distribuição de energia elétrica, devendo a distribuidora identificar esses casos; Previsão de tarifação binômia; Fonte: ECOM Energia;

21 Obrigado ! FOTO André Nogueira ECOM Energia

22 GD - Criação de Valor Empresarial Para o Novo Consumidor


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