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COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Aula 2 – Comunicação e relacionamento entre pessoas - o Endomarketing

2 Conteúdo Programático desta aula
Modelos Comunicacionais; Fluxos de Informação e comunicação; Equipe eficaz e relacionamento comunicacional; Competências para a efetividade na Comunicação; Comunicação Interna e Endomarketing; Pluralidade do Público Interno: motivação e o alinhamento de informações.

3 Modelos e Fluxos de Comunicação e Informação
.

4 Modelos de compreensão ou análise da dinâmica da Comunicação Organizacional (KUNSCH) , tem-se:
O Modelo Mecanicista: avalia a comunicação de forma funcional e instrumental, como um sistema para as eficácias e padrões. Considera as estruturas formais e informais da comunicação, e se preocupa com o alcance dos resultados esperados. Rigidez na comunicação hierárquica. O Modelo Interpretativo: considera que a organização é construída como uma cultura social, a partir da comunicação. - O Modelo Crítico: avalia os processos da comunicação, considerando as relações de poder, sendo a organização um ambiente de conflitos, com foco nos agentes “oprimidos” ou em minoria.

5 Fluxos de Comunicação e Informação
Fluxo Linear ou Estático - instrumentos de comunicação com forma definitiva dos conteúdos. Visão hierarquizada; a comunicação e a informação são imutáveis na sua produção original. Nada deverá ser alterado ou mudado. Fluxo de comunicação / informação Colaborativo - direcionado à percepção do receptor com ação ativa. Promove o fluxo de informação em várias direções e sentidos. É dinâmico, baseado nas tecnologias digitais de comunicação, que permitem alteração de conteúdo, complementado e transformado. Nesse aspecto, o feedback é vital.

6 Equipe eficaz e relacionamento comunicacional
Um grupo de pessoas que trabalham juntas não se caracteriza um time ou equipe. A convergência de objetivos para o mesmo fim formaliza o grupo em equipe. Na construção de uma equipe eficaz, deve-se considerar quatro aspectos: Tomada de decisão - relacionada à solução de problemas ou capitalização de oportunidades. Exige pensamento crítico e estratégias firmes. Participação – observação das pessoas na relação direta à ação comunicacional. O Maior nível de conhecimento e posição social mais alta levam a maior participação. Diferenças culturais e de gênero também interferem.

7 A Mediação deve ser realizada por pessoa alheia ao grupo.
Influência - percepção de membros mais influentes no grupo pela força dos argumentos e conhecimentos. Possuem mais condições de convencer e persuadir os demais integrantes. Conflito - Em grupos heterogêneos, a discordância é saudável. O Conflito é indispensável para que a equipe chegue ao consenso. Quando ele é construtivo e existe o desgaste criativo se tornam vitais para que uma equipe seja realmente produtiva. Usa-se a Mediação, quando o consenso não se estabelece em função do próprio grupo. A Mediação deve ser realizada por pessoa alheia ao grupo. O mediador deve ouvir e anotar as dificuldades, a fim de auxiliar a estabelecer o consenso.

8 Competência de um gestor na comunicação
A Comunicação nas organizações para a efetividade exige o domínio das competências comunicativas em si, mas requer competências comportamentais, éticas, humanas e sociais simultaneamente. Habilidades Comunicativas: saber se apresentar em público; utilizar gestos comedidos e polidos; falar e escrever bem na língua de origem e outra Língua; expressar-se com vocabulário polido e agradável; trajar-se adequadamente à situação social; relaciona-se com amabilidade, respeito e confiabilidade; conhecer e se atualizar em linguagens tecnológicas; dominar, como usuário, a micro informática; expressar-se com ética e força argumentativa.

9 O Endomarketing e a Comunicação Interna  
A Comunicação Interna, formal ou informal, é constituída pelo conjunto de interações entre todos os que trabalham na organização. As pessoas são atingidas por informação e comunicação, por meio do diálogo entre a organização e os colaboradores que pressupõem troca e feedback entre as partes envolvidas. O Endomarketing é um conjunto de ações de Marketing, direcionadas ao público interno, com o objetivo de tornar comum, entre funcionários de uma mesma organização, os objetivos, as metas e os resultados.

10 Bekin, em 1995, criou o termo Endomarketing.
O Endomarketing tem como objetivo mobilizar os colaboradores, com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e as metas da organização. Portanto, está ligado à gestão estratégica. Os colaboradores são os melhores parceiros: quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos estarão com a organização, com a missão e o negócio. Kotler afirma: “O marketing interno deve se sobrepor o marketing externo”. Bekin, em 1995, criou o termo Endomarketing.

11 Importante destacar dois mandamentos de Kotler, pois sem a comunicação interna e o Endomarketing não há como atingir as estratégias de gestão. 1ºMandamento O importante para uma empresa não é o que ela faz ou o que ela vende e sim o porquê ela faz. O propósito é a razão de ser de uma empresa – engajar pessoas, alinhar projetos e gerar resultados. 2ºMandamento Não existe possibilidade de construir qualquer marca forte se isso não começar dentro da empresa. Colaboradores devem estar convencidos do valor de sua marca, devem estar engajados e serem multiplicadores dessa valorização.

12 Ferramentas e recursos do Endomarketing
A Internet, a Intranet e a Extranet são ferramentas tecnológicas de gestão, por onde muitos recursos podem ser canalizados para chegar ao público interno, aos colaboradores de uma organização, contudo, devem ser ações planejadas e alinhadas às estratégias de gestão da instituição. Qualquer recurso, tanto presencial como tecnológico, pode ser utilizado como canal para realização dos objetivos do Endomarketing. O Branding atrai os consumidores internos e externos para a sua marca; e aliado ao Endomarketing faz com que a comunidade interna da empresa conheça, expresse e consuma a marca da empresa.

13 Pluralidade do Público Interno: Motivação e o alinhamento de informações
●Existe, em meio à cultura organizacional, um conjunto de diferentes culturas que agem e convivem nas atividades de trabalho. ●A motivação, o alinhamento da informação e comprometimento com os objetivos organizacionais são os atributos desejados em todas as organizações. ● Conhecer os colaboradores, seus anseios e o que o leva a motivá-los e ao comprometimento é uma preocupação que o gestor de RH e demais gestores devam ter. ● Daí a importância da integração entre a área de Marketing e a Área de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas.

14 Até uma nova oportunidade!
Obrigada! Até uma nova oportunidade!


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