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Alecildes Arruda Miranda de Sousa

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Apresentação em tema: "Alecildes Arruda Miranda de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 Alecildes Arruda Miranda de Sousa
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS DAS QUINTAS, NATAL / RN Alecildes Arruda Miranda de Sousa Orientadora: Flávia Jôse Oliveira Alves 2015 1

2 Roteiro da apresentação
Introdução Objetivos Metas Metodologia Resultados Discussão Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem na implementação da intervenção 2

3 Introdução DM compartilha fatores de risco comuns com outras DCNT, como inatividade física, nutrição inadequada e obesidade 4,6 milhões de mortes no mundo HAS é responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e do AVC, respectivamente 24,3% da população brasileira Prevalência de HAS é de, aproximadamente, o dobro entre os diabéticos, em comparação com os não diabéticos. HAS afeta 40,0% ou mais dos diabéticos International Diabetes Federation, 2011; Vigitel,2012; Sowers et al, 2001. 3

4 Necessidade da atenção à HAS e ao DM na Atenção Básica;
Introdução Necessidade da atenção à HAS e ao DM na Atenção Básica; Identificar grupos de risco Abordagem terapêutica Manter o cuidado continuado Monitorar o controle Promoção à Saúde Níveis Pressóricos e controle glicêmico inadequados Complicações Melhoria da qualidade de vida 4

5 A cidade de Natal Turística, com belas praias e uma população muito acolhedora. População: hab / Principal fonte de renda: turismo. 200 Equipes de Saúde da Família No período de 31/07/2013 a 20/01/2014 cidade de Natal-RN foi notificada em estado de calamidade pública. 5

6 ESF E EQUIPE UUUSF e Equipe
Mudança de UBS para ESF aconteceu em abril de 2014. Área urbana, da periferia de Natal, com presença de tráfico de drogas. População adstrita:17000 usuários. 4 equipes com em média 4000 usuários. Área amarela: 3.628 Pessoas. 1 médico, 1 enfermeira , 1 auxiliar de enfermagem e 5 ACS. 6

7 ESF E Estrutura da UBS Falta de ventilação.
Aspectos Positivos Dificuldades Excelente acolhimento dos usuários. Farmácia geralmente está suprida com os medicamentos básicos. Esforço por parte da equipe para que tudo funcione bem. Falta de ventilação. Falta de banheiro adaptado. Salas necessitando de reformas. Falta insumos/materiais. Falta de Recursos Humanos (arquivistas, Recepcionistas e ACS). 7

8 Recepção Consultório Consultório Sala de Espera 8

9 AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO
Baixa cobertura para HAS (881 de 6.218= 14%) e DM (277 de =16%)/ População de referência: usuários. Atendimento a livre demanda. Não funcionava no modelo da ESF. Dificuldade de registro. Não realização de ações como a estratificação de risco cardiovascular por critério clínico e a avaliação de Saúde Bucal; Falta de material para realização de glicoteste, etc; 9

10 Objetivo Geral Ampliar a cobertura e a qualidade da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos da UBS das Quintas, município de Natal/RN. 10

11 Objetivos Específicos
1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. 2. Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde. 3. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa. 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. 6. Promover a saúde de hipertensos e Diabéticos. 11

12 Metodologia Protocolo: Caderno de Atenção Básica 36 e 37/ Período: Julho a Outubro de 2014. Ações: Cadastramento de todos os usuários hipertensos e diabéticos da área. Organização do acolhimento. Realização de consultas e exames segundo o protocolo. Busca ativa para os usuários Faltosos. Reunião de equipe semanal. Realização de ações de promoção de saúde. 12

13 Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos
 Meta 1.1- Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à HAS e à DM na UBS n= usuários (26,4%) no mês usuários (55%) no mês usuários (75%) no mês usuários (100%) no mês 4. 13 13

14 Objetivo 1. Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 1.2- Cadastrar 50% dos Diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à HAS e à DM na UBS N= usuários (27,9%) no mês 1; usuários (53,5%) no mês 2; usuários (80,2%) no mês 3; usuários (100%) no mês 4; 14

15 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos
Meta Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. 36 usuários (62,1%) no mês 1; 58 hipertensos cadastrados 58 usuários (47,9%) no mês 2; 121 hipertensos cadastrados 86 usuários (52,1%) no mês 3; 165 hipertensos cadastrados 141 usuários (64,1%) no mês 4; 220 hipertensos cadastrados 15

16 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos
Meta Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos 15 usuários (70,8%) no mês 1; 24 diabéticos cadastrados 15 usuários (67,4%) no mês 2; 46 diabéticos cadastrados 29 usuários (65,2%) no mês 3; 69 diabéticos cadastrados 44 usuários (72,1%) no mês 4; 86 diabéticos cadastrados 16

17 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 2.3 Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 22 usuários (62,1%) no mês 1; 58 hipertensos cadastrados 28 usuários (47,9%) no mês 2; 121 hipertensos cadastrados 56 usuários (52,1%) no mês 3; 165 hipertensos cadastrados 102 usuários (64,1%) no mês 4; 220 hipertensos cadastrados 17

18 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 15 usuários (70,8%) no mês 1; 24 diabéticos cadastrados 15 usuários (67,4%) no mês 2; 46 diabéticos cadastrados 29 usuários (65,2%) no mês 3; 69 diabéticos cadastrados 44 usuários (72,1%) no mês 4; 86 diabéticos cadastrados 18

19 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 2.5 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. 54 usuários (93,1%) no mês 1; 58 hipertensos cadastrados 116 usuários (95,9%) no mês 2; 121 hipertensos cadastrados 158 usuários (95,8%) no mês 3; 165 hipertensos cadastrados 203 usuários (92,3%) no mês 4; 220 hipertensos cadastrados 19

20 Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 24 usuários (100%) no mês 1; 24 diabéticos cadastrados 24 usuários (100%) no mês 2; 46 diabéticos cadastrados 68 usuários (98,5%) no mês 3; 69 diabéticos cadastrados 82 usuários (95,3%) no mês 4; 86 diabéticos cadastrados 20

21 Objetivo 3. Ampliar a Adesão a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 3.1 Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na Unidade de Saúde conforme a periodicidade recomendada. 16 usuários (39%) no mês 1; 41 hipertensos faltosos 29 usuários (31,9%) no mês 2; 91 hipertensos faltosos 58 usuários (54,2%) no mês 3; 107 hipertensos faltosos 100 usuários (86,2%) no mês 4; 116 hipertensos faltosos 21

22 Objetivo 3. Ampliar a Adesão a hipertensos e/ou diabéticos
Meta 3.2 Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na Unidade de Saúde conforme a periodicidade recomendada. 9 usuários (60%) no mês 1; 15 diabéticos faltosos 15 usuários (48,8%) no mês 2; 31 diabéticos faltosos 30 usuários (74,4%) no mês 3; 40 diabéticos faltosos 42 usuários (100%) no mês 4; 42 diabéticos faltosos 22

23 Objetivo 4. Melhorar o registro das informações
Meta 4.1 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na Unidade de Saúde. Meta 4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na Unidade de Saúde. Foram preenchidas as Fichas Espelho, conforme as consultas iam sendo realizadas, contabilizando 100% de fichas preenchidas em todos os meses. 23

24 Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular
Meta 5.1 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na Unidade de Saúde. . 42 usuários (72,4%) no mês 1; 58 hipertensos cadastrados. 105 usuários (86,8%) no mês 2; 121 hipertensos cadastrados. 149 usuários (90,3%) no mês 3; 165 hipertensos cadastrados. 204 usuários (92,7%) no mês 4; 220 hipertensos cadastrados 24

25 Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular
Meta 5.2 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na Unidade de Saúde. . 15 usuários (62,5%) no mês 1; 24 diabéticos cadastrados 37 usuários (80,4%) no mês 2; 46 diabéticos cadastrados 60 usuários (85,5%) no mês 3; 69 diabéticos cadastrados 77 usuários (88,4%) no mês 4; 86 diabéticos cadastrados 25

26 Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e/ou diabéticos
Meta 6.1 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Todos os usuários cadastrados foram orientados sobre a alimentação saudável, em todos os meses. 26

27 Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e/ou diabéticos
Meta 6.3 Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4 Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos. Todos os usuários cadastrados foram orientados em relação à prática regular de atividade física, em todos os meses. 27

28 Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e/ou diabéticos
Meta 6.4 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.5 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Todos os usuários cadastrados foram orientados sobre os riscos do tabagismo, em todos os meses. 28

29 Metas 2.7 e 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos Metas 6.7 e 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos. Não foi possível trabalhar as metas referentes à Saúde Bucal, pois não tínhamos ESB na nossa equipe, tendo apenas um dentista na UBS e quatro equipes. Durante a intervenção, não houve atendimento odontológico na UBS por falta de insumos. 29

30 Importância para a equipe Importância para o Serviço
Discussão Importância para a equipe Capacitação e Qualificação. União e atuação multidisciplinar. Organização e Satisfação. Importância para o Serviço Reestruturação do acompanhamento aos hipertensos e diabéticos. Revisão dos protocolos. Reestruturação do sistema de registro e implantação da ficha individual e específica. Reorganização do acolhimento. Estratificação de risco e monitoramento periódico das consultas. Prioridades a visitas domiciliares. 30

31 Importância para a comunidade
Melhoria da interação usuários e profissionais. Ênfase dos direitos e deveres dos usuários. Maior conscientização quanto à doença. Melhor controle da complicações e promoção a saúde. Dificuldades Sobrecarga do médico do MM com múltiplas funções. Aceitação parcial por parte das equipes. Interdição parcial e total da UBS e greves municipais. Deficiência da reposição das medicações do HIPERDIA. Avaliação odontológica precária. 31

32 Aprender a ouvir e a delegar. Superação diária.
Reflexão Crítica Trabalho em equipe. Aprender a ouvir e a delegar. Superação diária. Desenvolvimento profissional e pessoal. Estender a todas as equipes. Prosseguir com a melhoria do serviço de saúde. 32

33 Obrigado!!!!!! 33


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