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LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
2 - CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

2 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Maneiras que fabricantes e produtores têm para levar seus produtos até os consumidores finais. É uma rede composta por diversos tipos de intermediários com a missão de movimentar e garantir a disponibilidade das suas mercadorias. Os intermediários fazem o trabalho mais duro. No entanto, são eles que costumam ter mais preparo para encaminhar seus produtos com eficiência até os clientes finais.

3 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Principais canais de distribuição Varejistas – Vendem diretamente aos clientes como: supermercados, bares, restaurantes, papelarias, lojas de roupa, etc. Os produtos costumam ser mais caros, já que eles compram dos atacadistas. Em contrapartida, o público tem mais opções de meios de pagamento.

4 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Atacadistas Vendem seus produtos em volumes maiores. O foco dos atacadistas são os varejistas. Comercializam os produtos em quantidades maiores por um preço mais reduzido, visto que negociam diretamente com os fabricantes.

5 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Distribuidores Os distribuidores armazenam, vendem e oferecem assistência técnica para atacadistas e varejistas de uma determinada região. A atuação deles é exclusivamente voltada para outras empresas que comercializam os produtos dos fabricantes. Eles transportam mercadorias diretamente dos fabricantes para os seus armazéns. Dali, negociam e distribuem os produtos para os clientes de sua região.

6 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Agentes Representantes de venda e corretores. São autorizadas a revender produtos, mediante pagamento de comissão, para outras empresas e clientes finais. É o caso dos corretores imobiliários e dos revendedores de roupas, por exemplo. A entrega é feita pelo agente ou remetida ao distribuidor via Correios, courrier ou transportadora contratada.

7 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Distribuição exclusiva Intermediários negociam um contrato de exclusividade tanto para distribuição quanto para vendas ao cliente final.

8 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Distribuição seletiva A escolha é feita com base na reputação dos negócios, em sua localização, no espaço para exposição das ofertas, no perfil predominante dos clientes e em outras características desejadas. Esse modelo de distribuição é mais indicado para fabricantes de produto com maior valor agregado e destinado a uma camada mais restrita de consumidores.

9 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Distribuição intensiva Como o nome sugere, essa distribuição é voltada para o maior número de intermediários possíveis. O objetivo é abrir as portas para todos os canais interessados em vender seus produtos. Esquema é recomendado para produtos fabricados em maior escala, com menor valor agregado e comprados com base na disponibilidade, conveniência e preço.

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11 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Potencial de mercado dos revendedores É avaliada a força dos intermediários em seus respectivos mercados. São analisados fatores como participação de mercado, reputação da empresa, investimento em marketing e projeções de crescimento. Tamanho e prazo de entrega dos lotes Quanto maior a quantidade, o porte e a exclusividade dos canais de distribuição, maior será a necessidade de investir mais na linha de produção para garantir larga escala e agilidade de entrega.

12 2- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Localização As regiões onde os possíveis revendedores estão localizados são mercados que você pretende explorar? Qual é a força dos seus concorrentes naquela localidade? Há interesse do público local no seu produto? Você pretende exercer exclusividade ou fazer distribuição intensa dos produtos na cidade? A escolha dos canais de distribuição deve ser estratégica. Ela deve respeitar fatores como o tipo de revenda ideal para o seu produto, O potencial de consumo no mercado em que você pode se inserir E a estrutura de logística e vendas dos intermediários.


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