A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras"— Transcrição da apresentação:

1 1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
HISTÓRIA 1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras

2 História 1.a Série – Ensino Médio
2 aulas por semana As Aulas: Livro, lousa, vídeos, slides e textos Exercícios Atividades Extraclasse Avaliação

3 História – 1.a Ensino Médio
AVALIAÇÃO: Prova Mensal (P1) = (0 a 6, ou 5) Prova Bimestral (P2) = ( 0 a 10) Atividades, Trabalhos (ATD) (0 a 04, 05) Média Bimestral = MB = P1+ATD+P2 = 2 A MB deve ser maior ou igual a 6

4 História – 1.a E.M. - AVALIAÇÃO
Média Bimestral = MB = P1+ATD+P2 = 2 Recuperação Paralela: Conjunto de atividades (0 a 10) MB + RP A média final será a comparação com a MB antes e depois da RP ( somente para alunos com média inferior a 6)

5 História 1.a E.M. - FALTAS Total de faltas por bimestre 5(cinco)
O aluno com número de faltas superior a 5 deverá fazer um trabalho para reposição de faltas. Fique atento!!!!!!!!!

6 Atividade Extra ..\..\..\..\..\..\..\..\Downloads\CRONOGRAMA CAMARA JOVEM 2017 _V2.pdf

7 História – 1.a Ensino Médio
1.º Bimestre O Que é História? Fontes A contagem do Tempo As teorias Os primeiros agrupamentos humanos Os nossos Ancestrais As primeiras civilizações

8 Livro : História Geral e do Brasil

9 Livro: História Geral e do Brasil (1.º BM)
Bastidores da História (pág. 10) Unidade 1 & Capítulo 1 ( pág. 24 a pág. 40) Capítulo 2 (pág. 41 a 53) Unidade 2 & Capítulo 3 (pág. 54 a 108)

10 As definições Os Fatos Históricos A contagem do tempo
O QUE É HISTÓRIA? As definições Os Fatos Históricos A contagem do tempo

11 O que é História? Disciplina que se ocupa do estudo dos fatos relativos ao Homem ao longo do tempo. Nova enciclopédia Barsa. São Paulo, v7

12 O que é História? Historia inclui todo traço e vestígio de tudo o que o homem fez ou pensou desde seu primeiro aparecimento sobre a terra. BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Unesp, 1992. História é uma ciência social que estuda a transformação da sociedade no decorrer do tempo. MELLO, Leonel Itaussu de A. Construindo Consciências: História. São Paulo: Scipione, 2006 (livro didático) Disciplina que se ocupa do estudo dos fatos relativos ao Homem ao longo do tempo. Nova enciclopédia Barsa. São Paulo, v7

13 Afinal o que a História estuda?
Política Religiões

14 Ela estuda as experiências dos homens e mulheres no decorrer do tempo
Brasil Mundo Ela estuda as experiências dos homens e mulheres no decorrer do tempo

15 Fontes Históricas

16 As fontes históricas podem ser:
Etc. Fotos Documentos Vestígios Pessoas ( História oral) Monumentos Filmes Objetos

17 O historiador é fruto de seu tempo e, portanto, incapaz de imparcialidade total.

18 A partir de 1929, e mais densamente a partir de 1970, os historiadores sentiram a necessidade de rever seus métodos e conceitos, ampliando a noção de quem são os sujeitos da história. Buscando desenvolver uma reflexão historiográfica sobre essas questões, além da capacidade de investigação e de compreensão, a História passa a ser vista em seu papel múltiplo e subjetivo surgindo, assim, novos métodos e campos históricos. HISTÓRIA HISTORIA POLITICA HISTORIA ECONOMICA HISTÓRIA DO COTIDIANO HISTÓRIA DAS MENTALIDADES MICRO-HISTÓRIA HISTÓRIA ANTROPOLÓGICA HISTÓRIA DO IMAGINÁRIO HISTORIA CULTURAL GEO-HISTORIA HISTÓRIA DEMOGRAFICA HISTÓRIA QUANTITATIVA HISTÓRIA SERIAL

19 Tempo, tempo, tempos... Multiplicidade de Tempos Tempo cronológico.
Datas, calendários, periodizações. Mesmos estes modificam-se de acordo com a cultura de cada sociedade. Os acontecimentos, identificados pelas datas, assumem a ideia de uniformidade, de regularidade e, ao mesmo tempo, de sucessão crescente e acumulativa.

20 Tempo histórico Utiliza o tempo institucionalizado (tempo cronológico), mas também o transforma à sua maneira. Procura trabalhar, também, com a ideia de diferentes níveis e ritmos de durações temporais, que estão relacionados à percepção das mudanças ou das permanências nas vivências humanas. Os ritmos da duração, por sua vez, possibilitam identificar a velocidade com que as mudanças ocorrem. Assim, podem ser identificados três tempos: Tempo do Acontecimento breve: 07 de Setembro de 1822 Tempo da Conjuntura: 2.ª Guerra Mundial Tempo da Estrutura: Conflitos Raciais


Carregar ppt "1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google