A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II."— Transcrição da apresentação:

1 Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II

2 Temida pelos alunos e questionada quanto aos resultados, a prova deixou de ser o único instrumento de avaliação usado pelo professor.

3 Use questões cujas respostas indiquem o que cada um aprendeu e, com isso, ajudem o professor a melhorar as aulas.

4 Questões devem ter familiaridade com as atividades desenvolvidas nas aulas O principal problema destacado por especialistas é a falta de conexão entre as provas e o dia a dia da sala de aula. Na hora de avaliar, os professores dão para o aluno uma folha com questões que não têm nenhuma relação com as atividades que ele está habituado a fazer",

5 O correto é tomar como base não apenas o conteúdo ensinado em sala mas também a forma como ele foi apresentado. A melhor maneira de conferir se há a ligação entre o cotidiano da classe e as solicitações da prova é compará-la com as anotações nos cadernos.

6 É interessante notar também a linguagem utilizada. O enunciado das perguntas explicita claramente o que os estudantes precisam fazer? Pegadinhas ou enigmas são inúteis, pois a equipe não terá condições de avaliar se o estudante não sabia o conteúdo ou se não entendeu o que foi pedido.

7 importância de entregar aos estudantes provas que não sejam muito fáceis nem difíceis demais. "O nível do desafio não deve ser nem tão alto que frustre o aluno, nem tão baixo que o torne desmotivado"

8 O ideal é que o exame não seja muito extenso porque a capacidade de concentração dos menores - principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental - ainda está em desenvolvimento. "Aos 9 ou 10 anos, a criança costuma manter o interesse e a concentracão em uma só atividade por cerca de uma hora",

9 Para evitar o cansaço, oriente os professores a mesclar perguntas objetivas e dissertativas e a pedir que todos leiam as questões no início.

10 Identificação A prova deve ter um espaço adequado para a identificação do aluno e a nota do professor

11 Regras claras As informações para a turma devem estar em destaque. O professor deve lê-las para que todos compreendam

12 Orientações para a realização da prova

13 Tempo Nesta questão, há quatro problemas. Será que a prova não ficará muito longa? Peça ao professor que use a experiência das aulas para analisar se as crianças conseguirão manter a concentração.

14 Linguagem Preste atenção nas palavras. Se o objetivo não é verificar o vocabulário, questione termos que possamser de compreensão difícil e comprometer o entendimento.

15 Objetivo A pergunta corresponde ao que o professor realmente quer avaliar? Uma questão como esta pode gerar respostas pouco esclarecedoras, como "porque fiz a conta".

16 Espaço Para evitar grande número de papéis e anexos, deve-se deixar espaço suficiente entre as perguntas para rascunho e o desenvolvimento de raciocínios ou contas

17 Familiaridade O aluno está habituado ao conteúdo e ao tipo de questão?

18 Além da resposta A pergunta objetiva é acompanhada de outra, que pede que os alunos expliquem como pensaram - uma maneira de o professor saber o que eles já sabem para ensiná-los com base nisso. 3) Marque o número mais próximo do resultado para cada um dos cálculos abaixo e explique como você chegou a ele.

19 Tipos de questões Questões Objetivas Questões associativas Questões dissertativas

20 Não esqueça do feedback

21 PROVAS ADAPTADAS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NECESSITAM, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, UMA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA. ISTO NÃO QUER DIZER QUE OS CONTEÚDOS TENHAM QUE SER RETIRADOS, MAS SIM, APRESENTADOS DE OUTRA FORMA PARA QUE SEJA POSSÍVEL, ATRAVÉS DE PISTAS, TRAZER A TONA EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS ANTERIORES.

22 A forma fácil de cobrar conteúdo x a forma mais inteligente Português Sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, sabemos que essa obra foi dividida em três partes. Indique –as e explique o enfoque trabalhado em cada uma delas.

23 A forma mais inteligente “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda


Carregar ppt "Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google