A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA INSTITUCIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Aula 3 - Experiência pedagógica: Instituídos e Instituintes

2 A disciplina situa-se no campo da Psicologia, buscando compreender e aplicar os conceitos relacionados à atuação em instituições. Você conhecerá a visão de autores clássicos nos estudos sobre instituições na perspectiva da psicologia para aplicar os principais conceitos e práticas no cotidiano do ambiente escolar. A principal contribuição desta disciplina para a formação do profissional da área da educação é propiciar a compreensão das contribuições da psicologia no âmbito das instituições para além das antinomias entre teoria e prática.

3 Aula 1 – A psicologia institucional como psico-higiene.
TEMAS DAS AULAS Aula 1 – A psicologia institucional como psico-higiene. Aula 2 – A análise institucional de inspiração sociológica. Aula 3 – Experiência pedagógica: Instituídos e Instituintes Aula 4 – A análise institucional contemporânea: paradigma interacionista Aula 5 – Escola e cidadania. Aula 6 – Escola e família. Aula 7 – Escola e comunidade. Aula 8 – Processos Grupais.  Aula 9 – Desenvolvimento de equipes. Aula 10 – Gestão de mudanças.

4 Aula 1 – A psicologia institucional como psico-higiene.
TEMAS DAS AULAS Aula 1 – A psicologia institucional como psico-higiene. Aula 2 – A análise institucional de inspiração sociológica Aula 4 – A análise institucional contemporânea: paradigma interacionista Aula 5 – Escola e cidadania. Aula 6 – Escola e família. Aula 7 – Escola e comunidade. Aula 8 – Processos Grupais.  Aula 9 – Desenvolvimento de equipes. Aula 10 – Gestão de mudanças. Aula 3 – Experiência pedagógica: Instituídos e Instituintes

5 Psicologia Institucional
Conteúdo Programático desta aula Prática psicossociológica; Instituições externas à classe e internas; Pedagogia Institucional

6 PRÁTICA PSICOSSOCIOLÓGICA
O conceito de instituições para Marx, no século XIX, compreendia essencialmente os sistemas jurídicos, o direito, a lei. Para o marxismo as “instituições” e as “ideologias” são as superestruturas de uma sociedade dada, cujas infra-estruturas são as forças produtivas e as relações de produção.

7 PRÁTICA PSICOSSOCIOLÓGICA
No começo do século XX, Durkheim define a sociologia como uma ciência das instituições (família, escola, governo, polícia , etc.) A instituição social, como mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade. A importância estratégica é a manutenção da organização do grupo e satisfação das necessidades dos indivíduos que dele participam.

8 INSTITUIÇÕES EXTERNAS À CLASSE E INTERNAS
As instituições pedagógicas externas são as estruturas pedagógicas externas à sala de aula, os inspetores, o diretor da escola, os programas, as instruções,os regulamentos, etc. Essas instituições e esses regulamentos são objeto de decisão de cúpula da burocracia pedagógica e são difundidos, pela via hierárquica, até a base do sistema, até os professores e alunos.

9 INSTITUIÇÕES EXTERNAS À CLASSE E INTERNAS
As instituições pedagógicas internas são: a dimensão estrutural e regulada das trocas pedagógicas o conjunto de técnicas institucionais que se pode utilizar nas classes: o trabalho em equipes, o Conselho, etc

10 PEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Para Lapassade é preciso reprovar na burocracia o fato de que alienam fundamentalmente os seres humanos, retirando-lhes o poder de decisão, a iniciativa, a responsabilidade de seus atos, a comunicação. No entanto, o fenômeno burocrático é visto como o cérebro da sociedade, como o que há de mais útil, que visa o “Bem” de todos. A pedagogia burocrática contém o modelo de domínio burocrático por isso Lapassade a substitui pela Pedagogia Institucional

11 PEDAGOGIA INSTITUCIONAL
. Em contraposição ao modelo burocrático, o movimento da pedagogia institucional leva para a Escola um novo modo de funcionamento e de relações humanas não burocráticas. A criança torna-se o centro de decisão e o grupo assume a sua própria direção na autogestão. O pedagogo, entronizado pela “Instituição externa” conserva naturalmente essa entronização, mas, passa a interagir com os outros membros do grupo, o que não podia fazer antes.

12 PEDAGOGIA INSTITUCIONAL
. O trabalho do pedagogo, na proposta de Lapassade, ocorre em três etapas: 1) monitor de training group: os alunos, surpreendidos com a novidade da experiência, permanecem imóveis, mudos, mais ou menos inertes, esperando que o pedagogo “assuma a direção das coisas”; 2) técnico de organização: o profissional vê aparecer discussões sobre uma organização possível que possa contentar os desejos de todo mundo; 3) pesquisador: trabalho propriamente dito, que pode assumir formas extremamente diversas, em equipes especializadas e funcionais, em equipes homogêneas, sem equipes, etc.

13 PEDAGOGIA INSTITUCIONAL
. Os objetivos procurados pelo pedagogo inspirado pela pedagogia institucional são: fazer um trabalho interessante “aqui e agora”, apaixonante, não aborrecido, com os alunos; propiciar uma formação superior à do sistema tradicional, uma vez que ela não é fortuita, mas é sistemática; preparar os alunos para contestar o sistema social em que vivem (sistema burocrático); criar, sem o querer, um campo de contestação, pois a experiência é conhecida pela administração, pelos outros pedagogos, pelo público; criar “modelos” que serão válidos em outros planos, numa sociedade transformada.

14 Psicologia Institucional
Resumindo Prática psicossociológica; Instituições externas à classe e internas; Pedagogia Institucional

15 A análise institucional contemporânea: paradigma interacionista
BONS ESTUDOS! Até a próxima aula! A análise institucional contemporânea: paradigma interacionista


Carregar ppt "PSICOLOGIA INSTITUCIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google