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I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – MOGI DAS CRUZES

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Apresentação em tema: "I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – MOGI DAS CRUZES"— Transcrição da apresentação:

1 I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – MOGI DAS CRUZES
EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – MOGI DAS CRUZES Profa. Dra. Renata Ortale Prefeitura Municipal de Campinas

2 Eixo IV: Qualidade da Educação
1.Fomentar, expandir e promover a qualidade da educação em todos os níveis, etapas e modalidades. 2.Garantir o acesso e a permanência com qualidade à aprendizagem na educação em todos os níveis, etapas e modalidades. 3. Democratizar o acesso e permanência na educação superior com qualidade. 4. Criar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e consolidar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ePós-graduação. 5. Promover o desenvolvimento, a aprendizagem e a avaliação da educação, em seus diferentes níveis, etapas e suas modalidades.

3 Situação Educacional dos Jovens
Juventudes e as Políticas Sociais no Brasil (2009) 45% das pessoas analfabetas com 15 anos de idade ou mais já haviam frequentado a escola. 6,3 milhões de pessoas analfabetas. Nº médio de anos de estudo: homens de 15 a 29 anos passou de 6 para 8 anos. Mulheres, o incremento foi maior, de 6 para 9 anos. Baixo índice de escolarização: 51 milhões na faixa etária de 15 a 29 anos.

4 Eixo IV: Qualidade da Educação
Educação Emancipatória: superação da dominação, alienação e transformação da ideologia vigente (Adorno, 2010) Qualidade da Educação: superação das desigualdades sociais Avaliação: não só o rendimento escolar mas como “produto” daprática social. Formativa

5 Recorte na Ed. Básica Jovem Discriminação Preconceito Violências
Discurso: inclusão, acesso, univerzalização, democratização e participação.

6 Universalização da educação infantil, ensino fundamental e médio.
1.Fomentar, expandirepromover a qualidadedaeducaçãoemtodososníveis, etapasemodalidades. Universalização da educação infantil, ensino fundamental e médio. 1.4 Universalização para grupos especiais alunos de 04 a 17 1.5 Garantir a alfabetização 3 anos iniciais 1.6 Escola de tempo integral / 1.15 1.11 Estabelecer padrões de qualidade. Quais atores sociais participarão?

7 O papel do professor. pra mim o papel do professor, bom
O papel do professor... pra mim o papel do professor, bom...é ensinar claramente, por isso que ele é professor. Aprendizado. Mas não só isso, pra mim o professor... Isso é o de menos, a educação básica. Pra mim o professor tem que dar lições de vida, como os bons modos ou qualquer coisa assim, a coisa que você aprende em casa, mas você tem que viver experiências fortes na escola mesmo, não pode ser uma coisa básica, que você entra fica quieto, aprende e vai embora, só isso. Tem que ter experiência de vida, tem que ter uma coisa mais profunda, no caráter da pessoa, no modo de vida dela, no modo de ser. (trecho de narrativa oral de aluno considerado indisciplinado)

8 2.1, 2.3, 2.6, 2.12, 2.16: Medidas de controle do acesso e permanência
2.Garantir o acesso e a permanência com qualidade à aprendizagem na educação em todos os níveis, etapas e modalidades. 2.1, 2.3, 2.6, 2.12, 2.16: Medidas de controle do acesso e permanência 2.2/2.8: Tecnologias educacionais inovadoras 2.4 Consulta Pública para elaborar a proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, ens. fund. e médio. 2.9 Estratégias Escola de Tempo Integral

9 2. 19: Política e programa de renovação do Ens
2.19: Política e programa de renovação do Ens. Médio (Instrumentalização) 2.10 e 2.20: Considerar na formulação de políticas grupos historicamente excluídos “Discriminação, preconceitos e violências” Quais práticas educativas podem ser adotas dentro do cotidiano escolar?

10 Os professores sempre falavam para o povo da frente: "Não se misturam com o povo do fundo, que eles são isso, são aquilo, conversam demais. Não dá muita atenção pra eles”. A gente se sentia excluída [...] [...] Aí a diretora chegava e sempre pegava no meu pé e me acusava de tudo de errado que acontecia na escola. Um dia ela falou que se eu aprontasse mais alguma coisa, eu ia ser expulsa da escola e que não era pra eu voltar mais, que eu fosse procurar outra escola. Punições eu acho que tem que ter, só que não é só chegar na sala e falar: "Oh! Você fez isso, você vai levar uma advertência e tal. Traz assinada amanhã, quero sua mãe aqui na segunda-feira pra gente conversar”. Não poderia sentar a diretora, o aluno e o professor: "Vem aqui, o que aconteceu? Vamos conversar. Não faz mais isso. Não é bem assim...”. Eu acho que isso diferenciaria muito, não é?

11 4.1 Criar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
4. Criar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e consolidar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e Pós-graduação. 4.1 Criar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. 4.2 e 4.3 Consolidar indicadores de rendimento escolar dos alunos,: perfil dos professores/técnicos/alunos, relação entre a dimensão corpo docente e corpo discente, infraestrutura, recursos pedagógicos e processos de gestão 4.4 Fortalecer os sistemas de avaliação nacionais, estaduais e municipais

12 5.7 Implementar Políticas de Inclusão e permanência
5. Promover o desenvolvimento, a aprendizagem e a avaliação da educação, em seus diferentes níveis, etapas e suas modalidades 5.1 Indicadores e mecanismos específicos de avaliação da qualidade da educação 5.4 e 5.6: Fortalecer o monitoramento do acesso à escola/Combater a discriminacão, os preconceitos e as violências 5.5 Acessibilidade 5.7 Implementar Políticas de Inclusão e permanência 5.9 Reduzir as desigualdades sociais – Políticas afirmativas

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14 5.10, 5.11, 5.12 e 5.22 Inclusão de populações específicas (campo, quilombolas, indígenas, travestis, transexuais etc), estudantes com deficiências, EJA Pesquisas Materiais didáticos Criação de escolas de tempo integral Formação docente Instituir currículos e projetos pedagógicos Instrumentos específicos de avaliação

15 Por fim... O que é esse aprendizado de verdade, uma coisa profunda, os colegas? Experiências de vida, coisas, momentos felizes, momentos tristes, os tristes que mudam a sua vida, tanto os felizes, eles também mudam. Mas esses momentos que acabam mudando sua vida, porque isso é ser inteligente de verdade, a pessoa que sabe viver os momentos certos. (trechos da narrativa oral de um aluno indisciplinado)

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17 Obrigada!


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