A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chafiha M. Suiti Laszkiewicz Lígia Ramo de Sousa Rosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chafiha M. Suiti Laszkiewicz Lígia Ramo de Sousa Rosa"— Transcrição da apresentação:

1 Chafiha M. Suiti Laszkiewicz Lígia Ramo de Sousa Rosa
DO VHS AO PODCAST Adriana Soeiro Pino Chafiha M. Suiti Laszkiewicz Lígia Ramo de Sousa Rosa Free Powerpoint Templates

2 Apresentação Adriana Soeiro Pino: especialista em Educação a Distância, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Pesquisa direcionada a Educação a Distância. Chafiha Maria Suiti Laszkiewicz: especialista em Psicopedagogia, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Pesquisa direcionada à Educação a Distância. Ligia Ramo de Sousa Rosa: especialista em Língua Portuguesa, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Pesquisa direcionada à Educação a Distância.

3 O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Situação de ensino-aprendizagem separação temporal e espacial mediada por tecnologia MP3 correio ipod rádio computador CD-ROM DVD televisão vídeo telefone Fax

4 EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA MEDIADORA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
NO MUNDO Séculos XVIII e XIX Século XX II Guerra Mundial Tempos de paz – capacidades laborais 1960 – CAN; AUS; SWE; KOR; GBR; USA; VEM; CHN; CRI; MEX; AGO; NGA; MOZ; BRA.

5 NO BRASIL Instituto Rádio Monitor MEB (Movimento de Educação de Base) escolas radiofônicas – Norte e Nordeste Instituto Universal Brasileiro – 1941 Meados da década de 60 – TVs Educativas Últimas décadas - Internet

6 PODCAST NOVAS MÍDIAS E DIVERSIFICAÇÃO DO CENÁRIO EDUCACIONAL
Arquivo de áudio digital, geralmente, em formato MP3, publicado através de podcasting na internet. É um recurso tecnológico de comunicação que muito atrai os jovens, já que pode ser transferido para computador ou qualquer outro dispositivo móvel, de modo fácil rápido e gratuito. PODCAST

7 CONCEITO O termo Podcast surgiu da junção de duas outras palavras iPod
(o portátil que eu sempre desejei) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).

8 Conteúdo O PODCAST EDUCACIONAL Dimensão pedagógica
facilitador de aprendizagem Interação entre grupos Inclusivo –atende à necessidades educacionais especiais Conteúdo Episódios históricos Listening Poesias Contos Dicas para vestibular, ENEM ENADE Revisões de conteúdo para avaliações Entrevistas Orientação vocacional

9 PROCESSO DE PRODUÇÃO: PRIMEIRA ETAPA
Concepção Sinopse Pré-roteiro Definição de papéis PRÉ-PRODUÇÃO Naturalidade (conversa) Público alvo (interação) Correção

10 PROCESSO DE PRODUÇÃO: SEGUNDA ETAPA
Determinar as ferramentas Determinar a locação Realizar a gravação Complementar com música e efeitos sonoros PRODUÇÃO

11 PROCESSO DE PRODUÇÃO: TERCEIRA ETAPA
Testes dos efeitos de som Testes da entonação de voz Edição de trechos informacionais – spots (avisos, anúncios institucionais) PÓS-PRODUÇÃO

12 PROCESSO DE PRODUÇÃO: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS
Motivação inicial Apresentação dos objetivos Contextualização Estímulo a conhecimentos prévios Exposição lógica e encadeada das informações Síntese dos aspectos trabalhados Apresentação das possibilidades de aplicação dos conhecimentos

13 O PROCESSO DE PRODUÇÃO E OS PILARES FUNDAMENTAIS DA APRENDIZAGEM
PODCAST REALIZADO PELO ALUNO APRENDER A CONHECER – estudo e compreensão do conteúdo que será trabalhado. APRENDER A FAZER – ação, a própria realização do trabalho. APRENDER A VIVER JUNTOS – cooperação e boa convivência entre os componentes do grupo. APRENDER A SER – a satisfação pessoal pela realização do trabalho, do produto final.

14 MAIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST FAVORECE: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Trabalhos interdisciplinares. Reforço ou complemento para as aulas. Exemplo: estudantes que trabalham o dia todo podem ouvir seu podcast no trânsito entre o trabalho e a escola. Complemento teórico a cegos, por exemplo. Desenvolvimento de habilidades e competências artísticas de várias ordens. Desenvolvimento da capacidade de ordenação de ideias e de raciocínio lógico. É possível, ainda, associar o Podcast a blogs e twitter.

15  [...] Para aprendermos bem é preciso relacionar e integrar, usando para isso todas as tecnologias: telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas, corporais. O professor precisa saber explorar adequadamente as várias opções metodológicas para que a comunicação se transforme em conhecimento. É importante que cada professor encontre sua maneira de sentir-se bem, comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a aprender melhor [...] (MORAN: 2006)

16 Recomendações Gerais: em síntese
Fazer um breve roteiro. Elaborar o texto final. Realizar a leitura em voz alta, treinando a entonação. Realizar a gravação num local que tenha boa acústica. Cronometrar o tempo de leitura. Utilizar programas de edição de áudio, quando necessário. Utilizar sons ou músicas de fundo nos episódios. Escolher materiais para gravação e software adequados. Verificar a dimensão física do arquivo. Transferir o arquivo produzido para a hospedagem.

17 Referências BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil.Educação e Sociedade. CEDES:Campinas-SP,Ano XXIII, n78,abril de 2002. BELLONI, M. L. Educação a distância. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2008. CARLINI, Alda. TARCIA, Rita Maria. 20% a distância, e agora?:Orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Ed. Papirus, 2006. NISKIER, Arnaldo. A Educação a Distância: tecnologia da esperança. São Paulo: Edições Loyola, 1999. TARDIF, Maurici. Saberes docentes e formação profissional. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

18 http://www.podcast1.com.br/ http://www.youtube.com/watch?v=uq1TMVyLbhw
Assista, agora, a uma animação que demonstra as possibilidades de elaboração de um podcast.


Carregar ppt "Chafiha M. Suiti Laszkiewicz Lígia Ramo de Sousa Rosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google