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Equipe: Roberto Filho Vitor Ribeiro

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Apresentação em tema: "Equipe: Roberto Filho Vitor Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe: Roberto Filho Vitor Ribeiro
Gerência de Qualidade Equipe: Roberto Filho Vitor Ribeiro

2 Agenda 1. Definições 2. Processos 3. Planejamento da Qualidade
Entradas, Ferramentas & Técnicas e Saídas 4. Controle da Qualidade 5. Garantia da Qualidade

3 Definição Processos necessários para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido.

4 Definição O gerenciamento da qualidade do projeto deve ser direcionado tanto para o projeto quanto para o produto. O fracasso em se atingir os requisitos de qualidade tanto no produto como no projeto pode ter conseqüências negativas para as partes envolvidas. Ex.: O atendimento dos prazos do cronograma realizados a custo de inspeções de qualidade apressadas por ter conseqüências graves caso alguma falha não seja detectada.

5 Qualidade Totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas. Um aspecto importante é traduzir as necessidades implícitas em necessidades declaradas. Através da Gerência do Escopo do Projeto.

6 Funcionalidade Categoria atribuída a entidades que possuam a mesma utilização funcional, mas diferentes exigências de qualidade. Ex.: um determinado produto pode ter um número limitado de características. Obs.: Isso não quer dizer que o produto tenha uma qualidade também limitada.

7 Qualidade vs Funcionalidade
Uma qualidade baixa é sempre um problema, uma funcionalidade baixa pode não ser. Ex.: um produto pode ter uma excelente qualidade, mas ter um número limitado de características (baixa funcionalidade), ou vice-versa.

8 Pontos Importantes da GQA
Satisfação do cliente Entender e influenciar necessidades de forma que as expectativas dos clientes sejam satisfeitas ou excedidas. Prevenção ao invés de inspeção o custo associado a evitar erros é usualmente muito menor que o custo para corrigi-los. Responsabilidade da gerência O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe Contudo, permanece com a gerência a responsabilidade de fornecer os recursos necessários para o êxito do projeto.

9 Pontos Importantes da GQA
Processos dentro de fases O ciclo repetitivo de planejar, fazer, checar e agir é bastante similar à combinação de fases e processos discutidos anteriormente “Plan-do-act”.

10 Processos da GQA Planejamento da Qualidade Controle da Qualidade
Identificar que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfazê-los. Controle da Qualidade Avaliar periodicamente o desempenho geral do produto, buscando assegurar a satisfação dos padrões de qualidade relevantes. Garantia da Qualidade Monitorar o resultado específico do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.

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12 Processo: Planejamento da Qualidade
Identificar que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. Chave do planejamento do projeto. Executado de forma regular e em paralelo com outros processos de planejamento do projeto.

13 Processo: Planejamento da Qualidade
Princípio fundamental da moderna gerência de projeto: A qualidade deve ser planejada, e não inspecionada. Não se deve se pensar em qualidade apenas quando for feita qualquer inspeção/entrega do produto!

14 Planejamento da Qualidade: Entradas
Políticas de Qualidade. Intenções e direcionamentos globais de uma organização, com relação à qualidade, expressos formalmente pela alta gerência. Garantia que as partes estejam conscientes.

15 Planejamento da Qualidade: Entradas
Declaração de Escopo. Entrada chave para o planejamento da qualidade. Subprodutos do projeto. Objetivos do projeto. Serve para definir requisitos das partes envolvidas.

16 Planejamento da Qualidade: Entradas
Descrição do Produto. A descrição do produto conterá, na maioria das vezes, detalhes de questões técnicas e outros aspectos que podem afetar o planejamento da qualidade.

17 Planejamento da Qualidade: Entradas
Padrões e Regulamentos. Que padrões e regulamentos específicos da área de aplicação podem afetar o projeto?

18 Planejamento da Qualidade: Entradas
Outras Saídas dos Processos. Outras áreas de conhecimento podem produzir saídas que devem ser consideradas como parte do planejamento da qualidade. Ex.: Planejamento das Aquisições  identificar as exigências de qualidade dos contratantes.

19 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Análise de Custo/Benefício. Estimar custos tangíveis e intangíveis (outlays – gastos) e benefícios (returns - receitas) das várias alternativas de projeto e produto e, então, usar medidas financeiras tais como retorno de investimento ou período de reembolso para avaliar a qualidade relativa das alternativas identificadas.

20 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Benchmarking O Benchmarking envolve comparar as práticas reais ou planejadas do projeto com as de outros projetos, para gerar idéias de melhoria e fornecer um padrão pelo qual se possa medir o desempenho

21 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Fluxogramação Qualquer diagrama que mostre como os vários elementos de uma sistema se relacionam. As técnicas Diagrama de Causa e Efeito Fluxograma de Sistema ou Processo.

22 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)

23 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Fluxograma de Sistema ou Processo. Fonte:

24 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Desenho de Experimentos Método estatístico que auxilia a identificar que fatores provavelmente influenciam determinadas variáveis.

25 Planejamento: Ferramentas e Técnicas
Custo da Qualidade

26 Planejamento da Qualidade: Saídas
Plano de Gerenciamento da Qualidade O plano de gerenciamento da qualidade deve descrever como a equipe de gerenciamento do projeto irá implementar suas políticas de qualidade.

27 Planejamento da Qualidade: Saídas
Definições Operacionais Uma definição operacional descreve, em termos bastante específicos, o que significa cada elemento e como ele será medido no processo de controle da qualidade. Ex: se as atividades individuais serão medidas ou somente certos resultados e, em caso positivo, quais deles.

28 Planejamento da Qualidade: Saídas
Checklists Lista de Passos a serem executados. Entradas para outros processos. O processo de planejamento da qualidade pode identificar a necessidade de atividades adicionais em outras áreas.

29 Processo: Controle da Qualidade
O controle da qualidade envolve monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar formas de eliminar as causas dos resultados insatisfatórios.

30 Processo: Controle da Qualidade
Monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e eliminar as causas dos resultados insatisfatórios.

31 Processo: Controle da Qualidade
Devem ser incluídos também os resultados dos subprodutos. A gerência do projeto deve também ter um controle estatístico da qualidade para auxiliá-los na avaliação das saídas. Especialmente sobre as técnicas de amostragem e probabilidade

32 Processo: Controle da Qualidade
É importante também saber as diferenças entre os seguintes tópicos: Prevenção e inspeção Prevenção: manter os erros fora dos processos Inspeção: manter os erros fora das mãos dos clientes

33 Processo: Controle da Qualidade
Amostragem por atributo e amostragens variáveis Por atributo: resultados estão de acordo ou não com atributos pré-determinados. Variáveis: resultados são colocados em uma escala contínua que mede o grau de conformidade. Causas Especiais e Causas Aleatórias Causas especiais: eventos não usuais. Causas aleatórias: variações normais do processo.

34 Controle da Qualidade: Entradas
Resultados do Trabalho As informações sobre os resultados esperados ou planejados (do plano do projeto). Incluem tanto os resultados dos processos quanto os resultados do produto Plano de gerenciamento da qualidade Definições Operacionais Checklists

35 Controle: Ferramentas e Técnicas
Inspeção A inspeção inclui as atividades tais como medir, examinar e testar, executadas para determinar se os resultados estão em conformidade com os requisitos. Cartas de Controle As cartas de controle são gráficos que apresentam os resultados de um processo ao longo do tempo.

36 Controle: Ferramentas e Técnicas
Diagramas de Pareto Mostra quantos resultados foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada.

37 Controle: Ferramentas e Técnicas

38 Controle: Ferramentas e Técnicas
Amostragem Estatística Fluxogramação Análise de tendência • Desempenho técnico - quantos erros ou defeitos foram identificados, quantos permanecem sem correção. • Desempenho de custo e prazo - quantas atividades, por período, foram concluídas com variações significativas.

39 Controle da Qualidade: Saídas
Melhoria da Qualidade Decisões de Aceitação Checklists preenchidos Ajustes no Processo • Os ajustes no processo envolvem a tomada de ações corretivas ou preventivas imediatas como resultado das medições do controle de qualidade.

40 Processo: Garantia da Qualidade
Busca assegurar que o projeto irá satisfazer todos os padrões relevantes de qualidade.

41 Garantia da Qualidade: Entradas
Plano de gerenciamento da qualidade Resultados da medição do controle da qualidade As medições do controle de qualidade são os registros dos testes e medições do controle de qualidade num formato adequado para comparações e análises. Definições Operacionais

42 Garantia: Ferramentas e Técnicas
Ferramentas e técnicas do planejamento da qualidade Auditorias de qualidade Uma auditoria de qualidade é uma revisão estruturada de outras atividades do gerenciamento da qualidade. O objetivo da auditoria da qualidade é identificar as lições aprendidas que possam melhorar o desempenho deste projeto ou de outros projetos da organização executora.

43 Garantia da Qualidade: Saídas
Melhoria da Qualidade A melhoria da qualidade inclui a tomada de ações para aumentar a efetividade e a eficiência do projeto para proporcionar benefícios adicionais para as partes envolvidas no projeto

44 O gerenciamento de qualidade de software se ocupa de garantir que o software tenha um pequeno número de defeitos e que atinja os padrões requeridos de facilidade de manutenção, confiabilidade, portabilidade etc.


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