A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Cecilia Naomi Fucazu Watanabe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Cecilia Naomi Fucazu Watanabe"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Cecilia Naomi Fucazu Watanabe
ARTE-EDUCAÇÃO Profª Cecilia Naomi Fucazu Watanabe

2 Início de Conversa Pensando nas suas experiências como aluno(a), resgate na sua memória, sua história pessoal de aprendizado da Arte como um conteúdo disciplinar. Reflita sobre a influência que essas idéias exercem sobre a própria concepção de Arte? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

3 “A arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade, sua percepção etc., mas tem a importância em si mesma, como assunto como objeto de estudos” Barbosa, 1975 Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

4 Importância da Arte na Educação
Aula de hoje Importância da Arte na Educação Ensino da Arte no Brasil – breve histórico Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

5 A Importância da Arte na Educação
Leitura dos textos: Arte-Educação para quê? (Razões para ensinar arte)- Selma Moura O contato com a arte de diversos períodos históricos e de outros lugares e regiões amplia a visão de mundo; Enriquece o repertório estético; Permite o sujeito conhecer-se a si mesmo e agir socialmente para transformar a realidade; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

6 A Importância da Arte na Educação
Importante no desenvolvimento cognitivo, Amplia as possibilidades de compreensão do mundo, Colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados com as outras áreas do conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

7 A Importância da Arte na Educação
A presença da arte no contexto escolar – Anna Rita Ferreira de Araujo A compreensão da arte como elemento indissociável da cultura e do conhecimento, Arte como conteúdo significativo, Formação dos profissionais, O arte-educador como mediador - sujeito, os objetos de arte, da cultura e da sociedade. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

8 Desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética.
Arte em Educação Desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 Aprender arte envolve Conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Vivenciar e entender o processo artístico bem como sua história Perceber e analisar de que maneira as inter-relações artísticas e estéticas vem ocorrendo ao longo do processo histórico-social da humanidade. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 Educação em arte Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 Exercício de uma observação crítica do que existem na sua cultura;
Compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir; Exercício de uma observação crítica do que existem na sua cultura; Dimensão social das manifestações artísticas; A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre indivíduos na sociedade Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 Influências O aluno que conhece arte estabelece relações mais amplas quanto estuda determinado período histórico; A arte está presente na sociedade, no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento profissional. Quando o aluno exercita a imaginação estará habilitado a construir textos, desenvolver estratégias pessoais para resolver problemas; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

13 Ensino da Arte no Brasil- breve histórico
O ensino da arte no Brasil vem se processando ao longo da história constituindo práticas pedagógicas nos seus diversos momentos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

14 Ensino de arte TRANSMISSÃO DE PADRÕES E MODELOS CULTURAIS – VALORIZAÇÃO DAS HABILIDADES MANUAIS, OS “DONS ARTÍSTICOS”; HÁBITOS DE ORGANIZAÇÃO E PRECISÃO; VISÃO UTILITARISTA E IMEDIATISTA DA ARTE; DOMÍNIO TÉCNICO, CENTRADO NA FIGURA DO PROFESSOR. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

15 GEOMÉTRICO, DESENHO DO NATURAL E DESENHO PEDAGÓGICO
DISCIPLINA DESENHO SOB FORMA DE DESENHO GEOMÉTRICO, DESENHO DO NATURAL E DESENHO PEDAGÓGICO APLICAÇÃO FUNCIONAL E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO AULA DE MÚSICA, MEMORIZAÇÃO DE PEÇAS ORFEÔNICAS,CARÁTER CÍVICO, FOLCLÓRICO E DE EXALTAÇÃO TEORIA MUSICAL, BASEADA NOS ASPECTOS MATEMÁTICOS E VISUAIS DO CODIGO MUSICAL ATIVIDADE DE TEATRO E DANÇA FAZIAM PARTE DAS FESTIVIDADES ESCOLARESCOM ÚNICA FINALIDADE, A APRESENTAÇÃO Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

16 Ensino de arte ANOS 20 E 70 Desenvolvimento natural da criança,
Ênfase para os processos de desenvolvimento do aluno e sua criação, Crescimento de movimentos culturais Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

17 LDB 5692/71 A arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística mas é considerada “ atividade educativa” e não disciplina. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

18 ANOS 70 a 80 Falta de professores habilitados e preparados para o domínio de várias linguagens; Diminuição qualitativa dos saberes referentes às especificidades de uma das formas de arte; Desenvolvimento de atividades expressivas espontâneas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

19 ANOS 80 a 90 Movimento Arte-Educação;
Promulgação da Constituição e discussão sobre a nova LDB; Com a Lei nº9394/96: “O ensino de arte constituirá componente obrigatório, nos diversos níveis de educação básica como forma de promover o desenvolvimento cultural dos alunos (art26,§2º). Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

20 ANOS 90 Características do novo marco:
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Identificar a área por Arte e não mais por Educação Artística; Estrutura curricular como área, com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como atividade; Melhoria do ensino e aprendizagem de arte pautado em três eixos norteadores: criação/produção, percepção/análise, conhecimento da produção artístico/estética. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

21 Eixos norteadores Produção, fruição e reflexão
Produção-fazer artístico (do aluno e produtores sociais); Fruição-apreciação significativa de arte; Reflexão–construção do conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

22 O conhecimento da arte envolve
A experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas; a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de Arte; a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

23 a experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, na qual têm
importância dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, A História da Arte, os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

24 A aprendizagem artística envolve:
O fazer artístico como experiência poética: a técnica e o fazer como articulação de significados, experimentação de materiais e suportes variados; como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade; como experiência de interação: celebração e simbolização de histórias grupais; como forma: sua estrutura ou leis internas de formatividade; o objeto artístico como produção cultural: documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

25 “O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores, das formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.” (PCN-Arte) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

26 Você está na sala de aula
Linguagem da arte Vamos imaginar... Você está na sala de aula e vê alguém à sua frente... Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

27 Ensinar e aprender arte na escola
A Linguagem da Arte Ensinar e aprender arte na escola Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

28 Linguagem ou linguagens...
Quando falamos em linguagem, logo nos vêm à mente a fala e a escrita. Estamos tão condicionados a pensar que linguagem é tão somente a linguagem verbal, oral ou escrita e, do mesmo modo, que ela é a única forma que usamos para saber, compreender, interpretar e produzir conhecimentos no mundo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

29 LINGUAGEM A linguagem da Arte
É a forma essencial da nossa experiência no mundo, e conseqüentemente, reflete nosso modo de estar no mundo. É um sistema de representação pelo qual olhamos, agimos e nos tornamos conscientes da realidade. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

30 Linguagem oral ( a fala) Linguagem gráfica (a escrita)
Linguagem tátil (o sistema de escrita braile, um beijo) Linguagem auditiva ( o apito do juiz de futebol ) Linguagem linguagem olfativa (um aroma de perfume ) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

31 Linguagens artísticas:
Linguagem cênica( o teatro, a dança) Linguagem visual ( o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema) Linguagem Musical (a música, o canto ) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

32 Cada indivíduo, como um ser simbólico que é , realiza o ato de simbolizar utilizando sistemas de representação com o intuito de compreender o mundo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

33 Pensar no ensino da arte é
Pensar na leitura e produção na linguagem da arte, Despertar a consciência e novos modos de sensibilidade ampliando nosso repertório de significados. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

34 Uma vivência - roda cantada
MÚSICA: ABRA RODA TIN DÔ LÊ LÊ ABRA A RODA, TIN DÔ LÊ LÊ TIN DÔ LÁ LÁ TIN DÔ LÊ LÊ Ê Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

35 Continuando E VAI ANDANDO ... BATE PALMA... ME DÊ SUA MÃO...
REQUEBRADINHA... VAI ANDANDO... DE TREMZINHO... DE MARCHA A RÉ... BEM BAIXINHO... Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

36 Orientações: Uma roda cantando e fazendo os gestos que o texto sugere, expressando os comandos que vão surgindo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

37 Para pensar... "Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer." Pablo Picasso Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital


Carregar ppt "Profª Cecilia Naomi Fucazu Watanabe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google