A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Claudia Lisete Oliveira Groenwald"— Transcrição da apresentação:

1 Claudia Lisete Oliveira Groenwald
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PLANO DE ESTÁGIO COMPETÊNCIAS Claudia Lisete Oliveira Groenwald

2 COMPETÊNCIA Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações. Philippe Perrenoud Habilidades Conjunto de saberes que compõem uma competência.

3 CONTEÚDOS ARITMÉTICA TEORIA DOS NÚMEROS ÁLGEBRA GEOMETRIA ESTATÍSTICA
MATEMÁTICA FINANCEIRA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

4 Temática – Exemplos no EF
Equação do 1º grau Teorema de Pitágoras Conjunto dos Números Naturais Frações Geometria Plana – Ângulos Números Inteiros Equação do 2º grau Polígonos

5 ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS
O QUE TRABALHAR SIMBOLISMO MATEMÁTICO CÁLCULO MENTAL ALGORITMOS LINGUAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA DEMONSTRAÇÕES INTERPRETAÇÃO DE DADOS E GRÁFICOS ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS COMPREENSÃO DOS CONCEITOS

6 COMPETÊNCIAS Resolução de Problemas
Saber utilizar a linguagem matemática Leitura e Interpretação Utillizar adequadamente a simbologia matemática Cálculo mental Calcular corretamente Organização e representação de dados Utilizar os conceitos matemáticos em situações do cotidiano

7 COMPETÊNCIAS Leitura em matemática Formulação de problemas
Trabalho em grupo Investigação em Matemática Pesquisa em Matemática Argumentação matemática Demonstrar matematicamente Avaliar (avaliação da resposta encontrada) Estimar

8 HABILIDADES Nomenclatura em matemática Simbologia matemática
Escrita matemática Construção de gráficos Organização de tabelas, quadros, gráficos estatísticos para dados Leitura em Matemática Utilização dos conceitos matemáticos Aplicação das regras em matemática

9 HABILIDADES Utilização das propriedades matemáticas
Resolução de problemas Desenvolvimento de problemas Utilizar os conceitos da matemática como meio para desenvolver uma postura cidadã Resolver corretamente --- Aplicar corretamente as propriedades de – Aplicar corretamente o conceito de ---

10 Recursos pedagógicos Livro texto – pág – com ---(leitura, resolução de exercícios Material concreto --- para --- Jogo de --- para --- Retro projetor com o tema --- Folha xerocada de --- Aplicativo de tablets --- Software --- com a temática de --- Internet para pesquisa sobre --- Papel quadriculado para ---- Cartolina para --- Régua, esquadros, transferidor---

11 Como agrupar os alunos Individualmente Em duplas Em grupos de 4 alunos
Sempre deve-se colocar, no plano de ensino, como os estudantes vão realizar as atividades propostas.

12 Trabalhar coletivamente, por sua vez, favorece o desenvolvimento de capacidades como:
perceber que além de buscar a solução para uma situação proposta devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso; saber explicitar o próprio pensamento e procurar compreender o pensamento do outro; discutir as dúvidas, supor que as soluções dos outros podem fazer sentido e persistir na tentativa de construir suas próprias idéias; incorporar soluções alternativas, reestruturar e ampliar a compreensão acerca dos conceitos envolvidos nas situações e, desse modo, aprender.

13 ATIVIDADES DIDÁTICAS Atividade pedagógica – é uma atividade onde a qualidade das relações de trabalho estabelecida preza pelo trabalhar juntos. Pedagógica - Porque baseia-se na reflexão de ações do processo de ensino e aprendizagem em situações escolares. Matemática - Porque trabalha prioritariamente com atividades de ensino envolvendo os conteúdos matemáticos, o conteúdo é desenvolvido através de atividades didáticas.

14 ATIVIDADES DE ENSINO Visando a interpretação e a resolução de situações-problema que envolvam raciocínio lógico, as atividades possibilitam ao aluno a oportunidade de trabalhar com exemplos e contra-exemplos de maneira desafiante. A ênfase na interpretação torna-se ponto destacável, por exigir mais que uma resposta mecanizada, e sim uma série de ações que envolvam raciocínio,  análise, estabelecimento de relações e argumentações.

15 ATIVIDADES DE ENSINO Mais que obter uma resposta, as atividades de ensino objetivam criar condições para que o aluno exercite sua capacidade de raciocinar logicamente, a partir de conhecimentos prévios, de forma significativa.

16 Plano de ensino – Plano de unidade
Deve conter todas as atividades pedagógicas que o professor vai desenvolver com os estudantes, colocando a metodologia que vai ser utilizada. Deve-se propor uma sequência de atividades que ao serem desenvolvidas levam o estudante a formarem os conceitos matemáticos que o professor buscou formar (ensinar).

17 METODOLOGIAS DE ENSINO
Utilização da História da Matemática para introduzir um conceito Utilização de um jogo (-----) para exercitar os conceitos de Utilização do jogo --- para construir o conceito ----- Resolução de problemas com os conteúdos de Pesquisa sobre os conceitos de --- ou as propriedades de ----. Investigação do tema de ---- com as ações Atividade prática com uso do material -----

18 METODOLOGIAS DE ENSINO
Exercícios gerais de revisão do conteúdo de Apresentação oral do conteúdo de ---- com discussões e reflexões acerca do conteúdo apresentado. Generalização por parte do professor dos conteúdos de Atividade de grupo com atividade prática com uso dos materiais concretos (----) com o tema Aula de ---- com o livro texto

19 REFERÊNCIAS Colocar todos os livros utilizados na organização das aulas Referenciar sempre o livro texto utilizado na escola Referenciar os livros de metodologia utilizados Referenciar os sites


Carregar ppt "Claudia Lisete Oliveira Groenwald"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google