A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL"— Transcrição da apresentação:

1 PARTE INTEGRANTE DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

2 OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL
Informar e engajar todos das redes e a sociedade em geral sobre a implementação da BNCC SOBRE ESSE MATERIAL Planejar a comunicação é fundamental para o sucesso da implementação da BNCC. Será preciso informar técnicos, gestores escolares, professores e famílias sobre as etapas do processo e suas implicações. O envolvimento de cada um é indispensável para o engajamento de todos. Neste material, você encontrará um guia de boas práticas de comunicação e uma sugestão de como montar um plano de comunicação. Sugerimos também alguns materiais de apoio. Todos esses elementos podem ser adaptados à realidade de cada rede. Você pode utilizá-los da forma que preferir. Bom trabalho!

3 BOAS PRÁTICAS Definir uma pessoa ou equipe para cuidar da comunicação. Se houver uma área de comunicação na secretaria, ela deve ser envolvida desde o início da implementação. Definir um cronograma claro, marcando quando e como fará a comunicação com os diferentes públicos. Checar constantemente se as mensagens estão chegando na ponta como o planejado. No regime de colaboração, o comitê gestor deve estabelecer a prioridade da comunicação junto às suas equipes. Criar canais de comunicação específicos para professores. Criar mecanismos de comunicação entre a secretaria estadual e as secretarias municipais. Criar canais de escuta de professores para checar se as mensagens chegam conforme planejado e para entender suas demandas. Estimular e garantir a circulação de informações de boa qualidade e confiáveis entre as secretarias e escolas. Trabalhar com assessoria de imprensa para publicação de pautas a respeito da BNCC e o andamento da implementação na rede. Definir o que dizer e para quem dizer (diferentes mensagens para diferentes públicos).

4 NÃO RECOMENDAMOS! Não informar/envolver/ouvir os professores desde o início. Deixar a comunicação das ações de implementação para o final do processo. Tratar a BNCC como projeto ou política de um governo. Publicar informações no site ou no Facebook da secretaria e assumir que os professores estão bem informados só por causa disso. Mandar um ofício para as escolas e assumir que os professores estão bem informados só por causa disso.

5 Sugestões de mensagens-chave para públicos estratégicos, considerando as diversidades regionais e diversos canais de comunicação.

6 MENSAGENS-CHAVE GERAIS O que todos precisam saber sobre a BNCC e sua implementação
A BNCC determina os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos do país têm o direito de aprender, ano a ano. A BNCC não é projeto de governo ou partido, é política de Estado, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A BNCC e o trabalho conjunto entre estado e municípios favorecem a aprendizagem, que deve ser contínua e coerente, independente da rede de ensino e, sobretudo, quando um aluno muda de uma rede para outra. A BNCC será obrigatória para todas as redes, públicas e privadas. O estado/município irá realizar um processo de adaptação curricular alinhado à BNCC e que contempla as diversidades locais. A (re)elaboração curricular é colaborativa, com o envolvimento e participação de todos da comunidade escolar. A BNCC não é currículo: ela irá orientar a construção dos currículos locais. O trabalho conjunto entre estado e municípios é importante para garantir um currículo de qualidade para todos os alunos. A BNCC foi construída com participação da sociedade e educadores em todas as etapas, desde 2015.

7 PÚBLICO-ALVO: EQUIPE PEDAGÓGICA LOCAL, EQUIPE PEDAGÓGICA REGIONAL, DIRETORES/COORDENADORES REGIONAIS
Objetivo Público apropriado da BNCC e trabalhando para engajar gestores escolares e professores na implementação. Ações sugeridas Envio de /carta/ofício informando sobre a revisão curricular à luz da BNCC. Reuniões de apresentação da BNCC e do processo de revisão curricular com cada coordenador/líder regional. Materiais de apoio sugeridos* Apresentação – O que é a BNCC Apresentação da proposta de revisão curricular. Textos introdutórios da BNCC explicando a diferença entre Base e currículo. Guia da Base (Nova Escola) Base em 1 minuto Perguntas Frequentes – O que você precisa saber sobre a BNCC Mensagem específica O engajamento da rede é essencial para garantir a transformação da educação do estado/município/região. *Todos os materiais de apoio aqui sugeridos estão disponíveis na seção Recursos do Guia de Implementação (

8 PÚBLICO-ALVO: SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Objetivo Secretários aderindo ao regime de colaboração e motivados a mobilizar suas redes para a implementação. Ações sugeridas Envio de carta/ . Reunião de apresentação da Base e da proposta de revisão curricular estadual. Marco de lançamento do regime de colaboração (evento). Mobilizar canais de comunicação das secretarias para informar sobre a BNCC e a revisão curricular. Pautar a imprensa local (com ajuda das secretarias municipais). Materiais de apoio sugeridos Mensagens de Whatsapp Envio do Guia de Implementação impresso. Apresentação – O que é a BNCC Apresentação da proposta de revisão curricular. Mensagem específica A implementação é um processo que requer muitos recursos técnicos e financeiros. Unir esforços pode gerar economias e resultar em um currículo de qualidade para todos. *Todos os materiais de apoio aqui sugeridos estão disponíveis na seção Recursos do Guia de Implementação (

9 PÚBLICO-ALVO: DIRETORES E COORDENADORES ESCOLARES
Objetivo Gestores escolares apropriados da Base, engajados no processo de implementação e formando os professores. Ações sugeridas Reuniões formativas e orientadoras. Reuniões de planejamento de como formar e engajar os professores. Canal com informações periódicas. Prever e construir canal de feedback para entender as preocupações e dificuldades. Materiais de apoio sugeridos BNCC impressa. Apresentação – O que é a BNCC Modelo de carta/ . Perguntas Frequentes – O que você precisa saber sobre a BNCC Vídeos explicativos do Movimento pela Base. Materiais de apoio (vídeos, infográficos, BNCC navegável) do portal da BNCC. Guia da Base (Nova Escola) Mensagens específicas Base não é currículo: as especificidades regionais e abordagens pedagógicas são definidas pelo currículo. A participação das escolas é fundamental para a construção de um currículo de qualidade, que represente a diversidade regional e que melhore a aprendizagem dos alunos. *Todos os materiais de apoio aqui sugeridos estão disponíveis na seção Recursos do Guia de Implementação (

10 PÚBLICO-ALVO: PROFESSORES
Objetivo Professores apropriados da BNCC e engajados no processo de implementação. Ações sugeridas Envio de mensagens por WhatsApp. Criar páginas especiais para professores no site, com materiais que informem sobre a importância da BNCC e sobre a implementação. Encontros e palestras formativas sobre BNCC e o papel do currículo na formação dos alunos. Viabilizar/organizar grupos de trabalho sobre a importância e o porquê da BNCC e sobre os documentos e referências curriculares da rede e das escolas. Criar canais de feedback e/ou escuta das opiniões e sugestões dos professores, sistematizar esse material e disseminar.   Materiais de apoio sugeridos Textos introdutórios da BNCC. Cards para mídias sociais. Guia da Base (Nova Escola) Vídeos explicativos do Movimento pela Base. Perguntas frequentes. Materiais de apoio (vídeos, infográficos, BNCC navegável) do portal da BNCC. Mensagens específicas Ao dar clareza para o que deve ser aprendido ano a ano, a BNCC se torna aliada do professor, organizando seu trabalho. A colaboração dos professores é indispensável para a construção do novo currículo; A BNCC, o novo currículo e os novos PPs — Projetos Pedagógicos garantem a autonomia do professor em sala de aula. *Todos os materiais de apoio aqui sugeridos estão disponíveis na seção Recursos do Guia de Implementação (

11 PÚBLICO-ALVO: ALUNOS E PAIS
Objetivo Público informado sobre a (re)elaboração curricular do estado/município. Ações sugeridas Releases e entrevistas para imprensa. Compartilhamento e disseminação do passo a passo do processo. Materiais de apoio sugeridos Respostas a dúvidas comuns a respeito da BNCC Vídeo sobre as competências gerais do portal da BNCC. Mensagens específicas A (re)elaboração curricular está sendo feita com a colaboração de todos para garantir um aprendizado mais significativo para a vida dos alunos. Os alunos poderão mudar de escola sem perder conteúdo das disciplinas. Todos os alunos terão direito de acesso aos mesmos conhecimentos essenciais, independente se frequentam uma escola estadual, municipal ou particular. *Todos os materiais de apoio aqui sugeridos estão disponíveis na seção Recursos do Guia de Implementação (

12 Características particulares Abordagem recomendada
DICA! Use diferentes sensibilizações para regiões/públicos com características particulares. Recomendamos as abordagens para os seguintes públicos: Características particulares Abordagem recomendada Escolas de difícil acesso, isoladas geograficamente A revisão curricular à luz da BNCC é uma oportunidade de inclusão, de aprendizagem de qualidade com equidade e representativa das realidades de todos. Comunidades escolares com características específicas (indígenas, quilombolas etc) A (re)elaboração curricular é um caminho para garantir a diversidade cultural de todos e de cada um dos alunos. Regionais/redes que preferem não aderir ao regime de colaboração A união de esforços pode gerar economia de recursos e resultar em um processo de implementação da BNCC com mais qualidade, favorecendo o aluno, que é o mesmo independente da rede em que está atualmente matriculado.


Carregar ppt "OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google