A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: aonde ir; como ir mais rapidamente; o que fazer durante o caminho para diminuir as incertezas e riscos.

2 PLANO DE NEGÓCIO A NECESSIDADE DE UM PLANO DE NEGÓCIO
o plano de negócio – business plan – descreve a idéia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos, geralmente, para os próximos três ou cinco anos.

3 O quê? Qual o propósito do seu plano? O que você está apresentando? O que é a sua empresa? Qual é seu produto/serviço? Onde sua empresa está localizada? Ondoe está seu mercado/clientes? Onde sua empresa está localizada? Onde está seu mercado/clientes? Onde? Por que você precisa do dinheiro requisitado? Por quê? Como você empregará o dinheiro na sua empresa? Como está a saúde financeira de seu negócio? Como está crescendo sua empresa (faturamento dos últimos três anos etc.)? Como?

4 Quando? De quanto dinheiro você necessita? Quanto?
Como se dará o retorno sobre o investimento? Quando seu negócio foi criado? Quando você precisará dispor do capital requisitado? Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido? Quando?

5 PLANO DE NEGÓCIO PLANO DE NEGÓCIO
é um instrumento para obtenção financiamentos; empréstimos; de persuasão de novos sócios; controle interno.

6 PLANO DE NEGÓCIO Planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizada ou colocada em prática e quais os objetivos que se pretende alcançar; Visa proporcionar condições racionais para que a empresa seja organizada e dirigida com base em certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura; Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais, se bem-sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende.

7 PLANO DE NEGÓCIO O planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para realizá-las.

8 PLANO DE NEGÓCIO Etapas para a preparação de um plano de negócios
Faça uma análise completa do setor em que a nova empresa irá funcionar: Perfil do cliente Características do mercado Características da concorrência Cenário econômico, social e tecnológico Faça um levantamento completo sobre as características do novo empreendimento: Características do produto/serviço a ser ofertado Preço e condições de venda Formatação jurídica do empreendimento Estrutura organizacional Definição da missão, da visão e dos valores Definição do negócio Determinação dos objetivos estratégicos de longo prazo Estabelecimento da estratégia do negócio Elabore um plano estratégico para o novo empreendimento:

9 PLANO DE NEGÓCIO Elabore um plano operacional para o novo empreendimento: Previsão de vendas Planejamento da produção Previsão de despesas gerais e fluxo de caixa Balancete simulado Faça um resumo executivo das informações: Condensação e resumo de todas as informações acima relatadas Revise cuidadosamente todo o conjunto para obter consonância: Relação de todos os custos, preços, previsões e despesas que compõem o plano para verificar sua viabilidade e confiabilidade

10 PLANO DE NEGÓCIO o plano deve trazer a descrição do setor, a natureza jurídica do negócio, a estrutura organizacional da empresa, os relatórios financeiros simulados, um plano estratégico e um plano operacional; o plano de negócio deve ser simultaneamente conciso e abrangente de tal maneira que quem o leia e o analise tenha uma ideia completa do empreendimento;

11 PLANO DE NEGÓCIO UTILIDADES DO PLANO DE NEGÓCIO
cobre todos os aspectos internos e externos do negócio; abrange todos os aspectos atuais e futuros do negócio; funciona como uma visão integrada e sistematizada do negócio; serve como um guia abrangente para a condução do negócio.

12 PLANO DE NEGÓCIO UTILIDADES DO PLANO DE NEGÓCIO
informa o mercado – principalmente investidores, bancos e financeiras – a respeito do negócio; divulga aos parceiros internos e externos as características do negócio; funciona como um meio de avaliação dos desdobramentos do negócio.

13 PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE UM PLANO DE NEGÓCIO Sumário executivo:
texto de um parágrafo sobre a natureza do negócio e os aspectos mais importantes do empreendimento; missão do negócio; visão do negócio; texto de um parágrafo sobre as necessidades que a empresa vai atender no mercado; o papel do empreendimento em relação à responsabilidade social;

14 PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE UM PLANO DE NEGÓCIO Sumário executivo:
resumo das características do mercado em que a empresa vai operar; mostrar como o mercado está se comportando em relação ao produto/serviço a ser oferecido; breve relatório sobre os sócios do empreendimento; breve relatório sobre os recursos financeiros necessários.

15 PLANO DE NEGÓCIO ANÁLISE COMPLETA E DETALHADA DO SETOR:
principais características do setor: inclui as variáveis econômicas, sociais, demográficas e políticas que influenciam o mercado; oportunidades encontradas no mercado; identificação dos fornecedores.

16 PLANO DE NEGÓCIO NATUREZA JURÍDICA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA: currículo dos sócios do empreendimento que contenha a formação e as competências pessoais de cada um; funcionários necessários para o empreendimento estabelecendo o perfil profissional e técnico de cada um.

17 PLANO DE NEGÓCIO 4 . SIMULAÇÃO DE RELATÓRIOS FINANCEIROS:
balanço de abertura da empresa; previsão de receitas, fluxo de baixa e balanço para o período coberto pelo planejamento.

18 PLANO DE NEGÓCIO PLANO ESTRATÉGICO:
definição da missão e da visão da empresa; definição do negócio; estabelecimento dos objetivos específicos da empresa; definição da estratégia da empresa; declaração de premissas do planejamento; estabelecimento dos objetivos estratégicos de longo prazo.

19 PLANO DE NEGÓCIO 6 . PLANO OPERACIONAL: previsão de vendas;
planejamento da produção; orçamento de despesas gerais; previsão do lucro operacional; previsão do fluxo de caixa e balancete; balanço patrimonial simulado; previsão de índices operacionais e financeiros.

20 PLANO DE NEGÓCIO 7 . APENDICES: contratos pertinentes;
informações técnicas.


Carregar ppt "PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google