Estratégias de Desenvolvimento do Pensamento Crítico

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Apresentação em tema: "Estratégias de Desenvolvimento do Pensamento Crítico"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Desenvolvimento do Pensamento Crítico
Workshop Estratégias de Desenvolvimento do Pensamento Crítico Caroline Dominguez - UTAD Margarida Carvalho - UTAD Teresa Morais - Escola S/3 S. Pedro UTAD, 20 de abril de 2018

2 Objetivos do workshop Refletir sobre a importância do Pensamento Crítico na Educação Caracterizar o Pensamento Crítico Partilhar estratégias de promoção do Pensamento Crítico

3 Discutir sobre a importância do pensamento crítico
Como vamos fazê-lo? Discutir sobre a importância do pensamento crítico Identificar as componentes principais do pensamento crítico Exemplos de atividades que podem promover o pensamento crítico Nas componentes do pensamento crítico, não nos será possível entrar na vasta matéria do pensamento crítico, nomeadamente na argumentação (estrutura, lógica, premissas, conclusões) porque exigiria mais tempo

4 Importância do pensamento crítico (Perfil do aluno à saída da Escolaridade Obrigatória)
Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada; Convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente; Prever e avaliar o impacto das suas decisões;

5 https://docs.google.com/file/d/0B4KsynTO5LWtWVRoY09fZEJDMGM/edit
Saber ler, escrever e “fazer contas” não é suficiente no mercado de trabalho. Os empregadores procuram cada vez mais nos seus colaboradores competências de pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, colaboração e comunicação eficaz. Os 4 C postos em destaque logo no 1.º parágrafo do estudo/“Observatório” das competências fundamentais (Critical Skills Survey) manifestam o reconhecimento do cada vez maior relevo das competências de PCr, comunicação, colaboração e criatividade.

6 O que é o Pensamento crítico?
Estratégia: Pensar, formar pares, partilhar Resolução da ficha 1 Guardar as vossas respostas…e estarem atentos ao que vos vamos apresentar como definições. Será que o que fizeram tem alguma relação com as definições que vos vamos apresentar? Estejam atentos e discutam entre vós.

7 «Consideração ativa, persistente e cuidadosa de uma crença ou suposto conhecimento à luz do seu fundamento e das conclusões a que leva.» (John Dewey, 1909) «Pensamento racional e reflexivo focado em decidir o que fazer ou em que acreditar.» (Robert H. Ennis, 1996)    «O pensamento crítico é aquela forma de pensar – sobre qualquer assunto, conteúdo ou problema – na qual o pensador melhora a qualidade do seu pensar tomando conta das estruturas inerentes ao pensamento e impondo-lhe padrões intelectuais.» (Richard Paul, 2002) Retirar pontos essenciais de cada definição De facto a definição de PCr tem evoluído, mas existe consenso quanto às suas competências essenciais: identificação do problema, seleção da informação pertinente face à solução apresentada, reconhecimento de inferências, formulação de hipóteses, estabelecimento de conclusões e julgamento sobre a validade das inferências (Watson e Glaser, 1980), a que se deve associar a capacidade de tomada de decisão (Ennis, 1996).

8 O que é o Pensamento crítico?
Para isso muitas aspetos estão em jogo, como se pode ver aqui nesta figura. Aliás o desenvolvimento do PCr é, em algumas instituições de Ensino Superior, é objeto de ensino em UC específicas. Não quer dizer que não possamos desenvolver cada um ao seu nível e nas aulas atividades de pensamento crítico. Ennis, R. H. (1996). Critical thinking. Upper Saddle River, N. J.: Prentice Hall. Watson, G., & Glaser, E. (1980). Watson-Glaser critical thinking appraisal manual. New York: Harcourt, Brace World, Inc

9 Capacidades Disposições
. Interpretação . Análise . Avaliação . Inferências . Explicação . Auto-regulação . Procura da verdade . Abertura mental . Ser analítico . Sistemático . Ter autoconfiança . Ter curiosidade

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11 Contexto devidamente considerado?
Há consciência de outros pontos de vista? Consideraram-se? Avalia Atingiu-se o objetivo neste raciocínio? As conclusões resultam do raciocínio? Respondem à questão em causa? Respondeu-se adequadamente à questão em causa? Existem outras formas válidas de compreender os conceitos? As principais assunções são sensatas para que possa concordar com elas? Como complemento de outra validação, usar a check list….(página 224, 225) As implicações do meu raciocínio são aceitáveis? Os fragmentos da informação apresentados são razoáveis? São verdadeiros? Respondem a questão em causa?

12 Estratégias promotoras do Pensamento Crítico
Questionamento Análise Textual (grelha Frisco) Mapas conceptuais Diagrama de Venn Controvérsia Construtiva Pesquisa Orientada Outras

13 Avaliação: implicações, soluções, conclusões, recomendações
Descrição O quê ? Quando Onde? Porquê? Como? E se? E depois? E agora? Tema/Assunto Análise: explora a relação entre as partes com o todo Avaliação: implicações, soluções, conclusões, recomendações Quem? Questionamento por níveis de complexidade Descrição O quê: Identifica o assunto (qual é o tema, qual é o assunto, o que é tratado, sobre que é, qual o ponto fundamental, tema a ser explorado, conclusão exposta pelo autor?) Onde? (contexto geográfico: em todo o mundo ou na minha cidade?) Quem ? (quem é envolvido, quem é afectado ?, quem pode estar interessado ?) Quando ? (em que momento, tempo em que tem lugar o relatado, evolução) Análise Porquê ?: Encontrar as razões enunciadas, esclarecimentos, evidências que sustentam a conclusão ….conclusões parciais……para chegar a conclusão principal Como ?: factos, teorias, crenças. Como um factor afecta outro, como funcionam em teoria, neste contexto? Avaliação E se ? Implicações dos resultados, isto fosse errado (falacias)? E se omitiram informação? E se um factor fosse retirado, adicionado, alterado? Outras alternativas? E então ? Tem valor ? É relevante? E a seguir? O que devia ser feito? O que podemos aprender com isto? É transferível, onde poderia aplicar-se ? O que necessitamos agora?

14 Questionamento (Pelo tipo de resposta)
Perguntas que pedem respostas factuais Quais são os cincos países mais populosos do mundo? Perguntas que pedem uma mera opinião ou preferência subjetiva Qual é a sua personagem favorita de Os Maias? Perguntas que pedem como resposta um julgamento sensato Que sistema aquecimento deveria usar em minha casa calcular, pesquisar, analisar, finanças

15 Grelha F R I S C O (Ennis,1996) F oco- Qual a questão problema; qual o propósito (objetivo principal)- Quais as conclusões R azões- factos mais relevantes e avaliá-los. Tomada de consciência e posicionamento argumentativo (contra ou a favor) I nferência -facetas do raciocínio que sejam válidas (dedução, indução, juízos de valor, abdução). Há ou não uma alternativa para esta conclusão S ituação - contexto problema – fatores – ambiente físico e social- Pertença do autor a alguma entidade C lareza - linguagem clara, objetiva, não ambígua. Fiabilidade e credibilidade das fontes de informação O verview (visão global) - Overview) – avaliar criticamente todo o processo. Quais as implicações do que é afirmado pelos autores. É possível discordar das conclusões dos autores? Porquê? Ennis, Robert H. (1996a) Critical thinking. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall. Slide da FRISCO Existem outros modelos, ou referenciais para estruturar o raciocínio como por exemplo a grelha FRISCO de Ennis que nós temos também vindo a utilizar

16 Mapas Concetuais

17 Diagrama de Venn Comparar as teorias de Descartes (A) e Hume (B)

18 Controvérsia Construtiva

19 Pesquisa Orientada em Contexto
-Utilização segura dos recursos -Alertar riscos de utilização -Incentivar a cooperação e sensibilização no uso de recursos -Partilhar melhores práticas -Desenvolver aptidões, competências, espírito de questionamento, espírito de argumentação | controvérsia

20 Ações a desenvolver em contexto
Localizar - traça e encontra caminhos. Explora diferentes tipos de pesquisa. Avaliar - julga a utilidade com base na perícia, na precisão e perspetiva. Usar - determina a importância, constrói o foco, decide o que é suficiente, interpreta ideias e factos, cria, recria, age, resolve, autoavalia e tem uma postura ética face à informação. Criar - desenvolve ideias novas, produtos e métodos num domínio conetivo e transdisciplinar.

21 Identificação da questão | Tópico
Etapas Identificação da questão | Tópico Escolha, Foco, Identificação de Palavras-chave Descritores Informação de suporte Fontes Primárias Fontes Secundárias Seleção de Fontes Estratégias de pesquisa Tipologia das fontes Investigar bases de dados Investigação com base em citações

22 Etapas Avaliação das Fontes Citação das Fontes Relevância
Pertinência Credibilidade Ruído Silêncio Citação das Fontes Fichas de Leitura Citações Plágio

23 Mapa Concetual de Literacia da Informação

24 Credibilidade das Fontes de Informação

25 Atividades 2 e 3


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