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1º Encontro de Especialistas em Educação Básica

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Apresentação em tema: "1º Encontro de Especialistas em Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
2018 Superintendência Regional de Uberlândia Setor Pedagógico 9

2 ROTEIRO 1 2 2 Sistematização na coleta 3 e análise dos 3 resultados
Ensino e Avaliação por Competências e Habilidades 1 ROTEIRO Plataformas Educacionais SIMAVE – BANCO DE ITENS 2 2 Sistematização na coleta e análise dos resultados das avaliações 3 Leitura dos Resultados das Avaliações das escolas 3 4 4 4 Coleta e Análise sistemática dos dados 5 Intervenções Pedagógicas 2

3 ENSINO E AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Superintendência Regional de Uberlândia Setor Pedagógico 9

4 DIRETRIZES CURRICULARES: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ALERTA!!! “Não basta entender competências como uma parte de um processo de ensino mas, como o processo de ensino O ENSINO POR COMPETÊNCIAS” “O ensino por competências não se faz colocando um verbo de ação na frente dos saberes disciplinares”. 9

5 ELEMENTO CHAVE - AÇÃO POR QUE O ENSINO POR COMPETÊNCIAS? UMA NOVA CULTURA MODIFICA AS FORMAS DE PRODUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS SABERES O MUNDO MUDOU – HOJE TEMOS MUITOS PROCEDIMENTOS A APRENDER NO MUNDO GLOBALIZADO A ESCOLA TEM UMA FUNÇÃO SOCIAL URGENTE PREPARAR PESSOAS QUE SAIBAM FAZER E QUE POSSAM PLANEJAR E RESOLVER PROBLEMAS. 9

6 OS ALUNOS NÃO SE INTERESSAM POR SABERES SEM SENTIDO, SEM UTILIDADE
CRISE EDUCACIONAL OS ALUNOS NÃO SE INTERESSAM POR SABERES SEM SENTIDO, SEM UTILIDADE ENSINO INTENCIONAL 9

7 COMO SE DEFINEM HABILIDADE E COMPETÊNCIA?
Dicionário: “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos”. Na educação: “competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações” (Perrenoud) Competência pressupõe: operações mentais; capacidade para usar habilidades; emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas. 9

8 COMO SE DEFINEM HABILIDADE E COMPETÊNCIA?
As competências articulam: conhecimentos/habilidades/ procedimentos/valores e atitudes; Competências não estão associadas a conteúdos/matérias específicas embora se refiram a elas; Ex.: Utilizar instrumentos de medição e de cálculos; 9

9 COMO SE DEFINEM HABILIDADE E COMPETÊNCIA?
Três tipos de competências (Macedo) Como condição prévia do sujeito – talento, dom, extrema facilidade; Competência como condição do objeto/ independente do sujeito que utiliza – Ex.: “Esse aluno é bom porque estudou com aquela professora”; “Este professor é bom porque usa aquele livro ótimo”; Competência relacional – interdependente – não basta entender muito de um conteúdo, ter objetos avançados e adequados e não saber coordenar tudo isso. 9

10 COMO SE DEFINEM HABILIDADE E COMPETÊNCIA?
Dicionário: 1.qualidade de hábil; 2.capacidade,inteligência; 3. aptidão. Excelência na proposição e realização de objetivos; Em educação: Competência de ordem particular que se aprimora com o uso. Ex.: “quem tem competência para sair de uma valeta sairá melhor se aprimorar suas habilidades”; Habilidade: “filha específica da competência” (Celso Antunes); Habilidade diz respeito a uma CAPACIDADE ADQUIRIDA/ saber fazer; 9

11 conhecimento atitudes habilidade COMPETÊNCIAS 9

12 COMO SE ORGANIZA A GESTÃO DO ENSINO?
A) Conhecimento: não significa acúmulo de conceitos; significa desenvolver habilidades através de conteúdos; B) Conteúdos: organizados em REDE – caráter pluralista, diverso, harmônico/flexível/processual. entendidos de forma INTERDISCIPLINAR, ou seja, o inter-relacionamento de conteúdos; PLANEJAMENTO com nova dimensão: conjunto e força; C) Contextualização do ensino: SIGNIFICADO 9

13 COMO SE ORGANIZA A GESTÃO DO ENSINO?
D) Ações mentais e de aprendizagem que envolvam: conhecimento/compreensão/aplicação/análise/ síntese/ avaliação (Taxonomia de Bloom); E) Avaliação: Observação sistemática/diária; Predomínio dos resultados observados ao longo do processo sobre os circunstanciais; A nota? Resultado de muitos fatores e não de uma prova; Observância criteriosa das competências propostas e habilidades adquiridas; 9

14 ESPECIALISTA/ARTICULADOR
O PAPEL DA AVALIAÇÃO INTERNA NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM ESPECIALISTA/ARTICULADOR Avaliação Professor Sala de aula Diagnóstica Proeb/Proalfa Intervenção (re)planejamento O Especialista em Educação Básica neste contexto precisa: - Envolver-se - Participar - Apropriar-se e utilizar os resultados da avaliação em seu cotidiano

15 Como as escolas estão discutindo os resultados das Avaliações
Como as escolas estão discutindo os resultados das Avaliações? Estão utilizando o Módulo II? 9

16 As escolas vão precisar repensar o Plano
de Ação estabelecido nos Itinerários Avaliativos Propor ações vinculadas ao processo de análise dos resultados das Avaliações.

17 . Processo coletivo de reflexão sobre a
escola Uso intensivo e criterioso de dados e informações sobre os avanços na aprendizagem


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