A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
Aula 1- Conceitos Básicos Professor: Lauro Boechat Batista

2 Conteúdo Programático desta aula
Conceituação de Estatística Campos de aplicação População (finita e infinita) Amostras Parâmetros e estimativas Tipos de variáveis (qualitativas e quantitativas) Resumo e simulados

3 Conceituação da Estatística
É a ciência que utiliza dados obtidos de população ou amostras, organizando-os e analisando-os, para a tomada de decisões.

4 Campos de aplicação Praticamente em todas as ciências, como as ciências sociais, da saúde e tecnológica.

5 População População é um conjunto de elementos com características definidas no tempo de no espaço. Exemplo: os alunos de Estatística da Universidade Estácio de Sá, neste semestre. População pode ser finita ou infinita.

6 Amostras Amostra é uma parte da população. A amostra tem de ser representativa da população, não pode ser tendenciosa.

7 Parâmetros e estimativas (estatísticas)
Parâmetros são valores fixos obtidos de população. Estimativas (estatísticas) são valores variáveis obtidos de amostras.

8 Exemplo de parâmetros e estimativas
Tabela 1. Percentuais de intenções de votos em dois candidatos e o resultado da eleição. Candidato A Candidato B Pesquisa 1 60% (estimativa) 40% (estimativa) Pesquisa 2 62% (estimativa) 38% (estimativa) Pesquisa 3 61% (estimativa) 39% (estimativa) Eleição 60,3% (parâmetro) 39,7% (parâmetro) Pesquisa 1 com 2% de erro: implica dizer que se a eleição fosse realizada naquela data, o candidato A teria entre 38% a 42% dos votos e realmente obteve 39,7% dos votos.

9 Outros exemplos de parâmetros e estimativas
Uma pesquisa realizada em uma amostra, com 2% de erro (para mais ou menos), mostrou que a eficiência de uma droga A foi de 90% (estimativa). Implica dizer que a verdadeira eficiência da droga A (parâmetro) deve estar compreendida entre 88% a 92%. Pesquisa com amostras, com 3% de erro, determinou eficiência para a droga A de 91,9% e para a droga B de 87,5%. Implica dizer que a verdadeira eficiência da droga A deve estar entre 88,9% a 94,9% e da droga B entre 84,5% a 90,5%. Portanto, as eficiências das drogas não diferem estatisticamente entre si, pois existe um intervalo comum entre as duas drogas, que é de 88,9% a 90,5%, ou seja, neste intervalo tanto pode estar a eficiência da droga A quanto da droga B.

10 Variáveis qualitativas e quantitativas
Variáveis qualitativas (qualidade) – nominais e ordinais. Variáveis quantitativas (quantidade) – discretas e continuas.

11 Exemplos de variáveis qualitativas e quantitativas
Variáveis qualitativas nominais – doenças, cores, times de futebol etc. Variáveis qualitativas ordinais – classe social (A, B, C etc.), tipos de queimadura (1º. grau, 2º. grau etc.), didática de um professor (péssima,ruim, razoável, boa, excelente). Variáveis quantitativas discretas – número de alunos, número de gols da seleção brasileira de futebol, batimentos cardíacos, salário etc. Variáveis quantitativas contínuas – pressão sistólica, taxa de glicose no sangue, velocidade, idade dos alunos, etc.

12 Resumo População e amostras Parâmetros e estimativas Variáveis qualitativas nominais e ordinais Variáveis quantitativas discretas e contínuas

13 Simulados Foi realizada uma pesquisa entre os pesos de Micardis por comprimido e verificou-se que a média era de 78 mg de Micardis/comprimido ± 4 mg de Micardis/comprido. Isto significa que: ( ) a média verdadeira (parâmetro) deve ser inferior a 74 mg de Micardis/comprimido ( ) a média verdadeira (parâmetro) deve ser superior a 82 mg de Micardis/comprimido ( ) a média verdadeira (parâmetro) deve ser inferior a 78 mg de Micardis/comprimido ( ) a média verdadeira (parâmetro) deve ser superior a 78 mg de Micardis/comprimido ( ) a média verdadeira (parâmetro) deve ser entre 74 a 82 mg de Micardis/comprimido

14 Simulados As variáveis: (a) tipos de esporte, (b) quantidades de jogadores expulsos, (c) quantidades de produtos farmacêuticos fora da validade são, respectivamente, exemplos de variáveis: ( ) qualitativas, qualitativas, qualitativas ( ) quantitativas, quantitativas, quantitativas ( ) quantitativas, quantitativas, qualitativas ( ) quantitativas, qualitativas, quantitativas ( ) qualitativas, quantitativas, quantitativas

15 Simulados A diferença entre população e amostra é que:
( ) a amostra é um todo e a população é uma parte do todo ( ) a população é um subconjunto e a amostra é um conjunto ( ) a população tem variáveis discretas e as amostras têm variáveis contínuas ( ) a população é um todo e a amostra é a parte do todo ( ) a população tem variáveis contínuas e as amostras têm variáveis discretas

16 Simulados A amostra, que é uma parte da população, tem de ser representativa da população. Supondo que uma população fosse constituída de 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino, foi retirada uma amostra que acusou para o sexo feminino 45% e para o masculino 55%. Nestas condições: ( ) a amostra é representativa da população pois os percentuais de sexos não influenciam em nenhuma hipótese, qualquer que seja o estudo ( ) a amostra não é representativa da população pois para ser, haveria necessidade de que na amostra exatamente 80% fossem do sexo feminino ( ) a amostra é representativa da população pois expressa os atributos da população ( ) a amostra é representativa da população pois todas as amostras são representativas da população ( ) a amostra não é representativa da população tendo em vista que os percentuais encontrados diferem em muito do valor populacional

17 Simulados Em uma pesquisa com erro de 3% para mais ou para menos, verificou-se que o medicamento A teve eficiência de 85% e o medicamento B com 90,6% de eficiência. Desta pesquisa conclui-se que: ( ) os medicamentos são estatisticamente diferentes quanto à eficiência, sendo o B mais eficiente do que o A ( ) os medicamentos são estatisticamente diferentes quanto à eficiência, sendo o B menos eficiente do que o A ( ) os medicamentos não são estatisticamente diferentes quanto à eficiência, pois nos intervalos de confiança dos percentuais dos dois medicamentos existe uma margem de interseção que é de 87,6% a 88% ( ) os medicamentos são estatisticamente diferentes quanto à eficiência, pois nos intervalos de confiança dos percentuais dos dois medicamentos existe uma margem de interseção que é de 87,6% a 88% ( ) os medicamentos são estatisticamente diferentes pois o que importa são os percentuais obtidos e não o erro da pesquisa que foi de 3%

18 Simulados Um medicamento somente é liberado para o público se a sua eficiência for igual ou maior do que 90%. Foi realizada uma pesquisa com um medicamento, com margem de erro de 3%. Para que o medicamento seja liberado há necessidade de sua eficiência ser: ( ) 90% ( ) entre 87% a 93% ( ) acima de 93% ( ) acima de 90% ( ) igual ou acima de 87%


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google