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DIAGNÓSTICO Processo de analisar a situação, o problema, o grupo que o projecto terá como objecto; Fase operativa da acção - Visão partilhada da realidade;

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1 DIAGNÓSTICO Processo de analisar a situação, o problema, o grupo que o projecto terá como objecto; Fase operativa da acção - Visão partilhada da realidade; Permite identificar problemas, determinar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades;

2 Um Bom Diagnóstico Deve Ser:
Sistémico Interpretativo Participativo Multidisciplinar Prospectivo

3 Componentes do Diagnóstico
Análise da Missão do grupo de interessados no projectos; Análise de problemas; Análise de Stakeholders (interesses, expectativas, potencialidades, debilidades, grau de influência, etc); Análise do Grupo-alvo (interesses, expectativas, etc. dos beneficiários); Análise de Objectivos; Análise de Estratégias;

4 Análise de Stakeholders Quem são?
- Promotor (s) do projecto; - Organizações parceiras; - Beneficiários directos ou indirectos do projecto; - Grupo (s)-alvo; - Outros interessados;

5 Análise de Stakeholders
Informação que deve Fornecer: - Interesses e expectativas no projecto; - Caracterização – Potencialidades e Debilidades; - Importância e acção para sucesso do projecto; - Grau de influência no projecto e vice-versa

6 Análise de Stakeholders Ferramentas
Matriz de Análise de Stakeholders: - Informação geral dos stakeholders; - Informação dos interesses, influência e importância; Diagrama de Venn; Diagrama em Aranha

7 Matriz Geral Análise Stakeholders
Características Interesses e Expectativas Sensibilidade e respeito por temas transversais Potencialidades e Debilidades Implicações para o Projecto Social, económica, organização …. Interesses e Objectivos Protecção meio ambiente, igualdade de oportunidades, de género … Recursos, conhecimentos, experiência, contribuição potencial Acção eventualmente necessária A B C n

8 Matriz de Influência e Importância
Grupos de Stakeholdes Interesses (em jogo em relação ao projecto) Efeito (do projecto sobre os interesses) Importância (dos stakeholders para o sucesso do projecto)[1] Grau de Influência (dos stakeholders no projecto)[2] ++ + - - - 5 4 3 2 1 D [1] Importância dos stakeholders para o sucesso do projecto: (5) Stakeholder fundamental; (4) Importância elevada; (3) Importância moderada; (2) Alguma importância; (1) Nenhuma ou pouca importância; (D) Desconhecida. [2] Grau de influência dos stakeholders no projecto: (5) Grande influência; (4) Influência significativa; (3) Influência moderada; (2) Alguma influência; (1) Nenhuma ou pouca influência; (D) Desconhecido.

9 Contribuição potencial Influência no projecto
Diagrama de Aranha Capacidade de gestão Capacidade técnica 3 X Protecção ambiente 2 Contribuição potencial 1 X X X X X X Influência no projecto Dotação de recursos X Interesse Parecerias

10 Análise de Problemas - Quais são os problemas?
O que é? Identifica os aspectos negativos de uma determinada situação e define as relações de causa e efeito entre os problemas identificados; Questões? - Quais são os problemas? - De quem são os problemas? - Quais as suas causas e efeitos?

11 Análise de Problemas Identificar os problemas presentes e não os prováveis Concretos – Reais e não estar relacionados com juízos de valor; Sustentados – Necessário que existam dados (evidências) e tenham relevância na organização; Formulados na negativa e de forma sintética;

12 Análise de Problemas - Ferramentas
Árvore de Problemas; Brainstorming; Análise Swot; Espinha de Peixe; Diagrama de Pareto – 20% dos problemas existentes são responsáveis por 80% dos custos de não qualidade – Identificar problemas vitais. Análise documental e estatística.

13 Análise de Problemas - Processo Participativo MAPA
1º Apresentação da situação do projecto; 2º Identificação de todos os problemas individuais; 3º Exposição de todos os problemas; 4º Validação ou hierarquização de todos os problemas expostos; 5º Identificação e exposição de todos os problemas adicionais; 6º Segundo momento de validação ou hierarquização dos problemas; 7º Organização dos problemas em clusters ou nuvens 8º Se oportuno, desenvolver árvore de problemas

14 Árvore de Problemas Efeito Efeito 1 Efeito 2 PROBLEMA CENTRAL Causa a
Causa b Causa c Causa d

15 Técnicas de Planeamento – Estabelecimento de Prioridades – Modelo Eisenhower

16 ANÁLISE SWOT FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS S W O T
Strengths (Pontos Fortes ou forças) Factores internos A cada fraqueza estão associadas diversas forças W Weaknesses (Pontos fracos ou Fraquezas) Problema a Problema b Problema c OPORTUNIDADES AMEAÇAS O Opportunities (Oportunidades) Factores externos que contribuem positivamente para a resolução dos problemas T Threats (Ameaças) Factores externosque condicionam a resolução dos problemas

17 Objectivos Claros Directamente relacionados com a análise das necessidades/problemas Compreendidos e partilhados pela equipa Que possam ser cumpridos com os recursos do projecto

18 Objectivos MENSURÁVEIS ALCANÇÁVEIS REALISTAS QUE TENHAM PRAZOS ÚNICOS
RESPONDEM ÀS AVALIADAS NEC. DOS BENEFICIÁRIOS FINAIS DO PROJECTO

19 O QUE SÃO INDICADORES? Medidas que permitem à equipa do projecto, patrocinadores e outras partes interessadas determinar o sucesso e validade do projecto São uma forma de testar o sucesso em função dos objectivos Também podem testar a validade dos valores e dos métodos de trabalho do Proj. (processo)

20 INDICADORES - MEDIDAS QUANTITATIVAS – Factos e nºs sobre montantes envolvidos, custos por pessoas/hora, duração de deslocações, %de desistências, certificados obtidos, ets... QUALITATIVAS – Opiniões e atitudes, expectativas alcançadas, participantes satisfeitos, etc

21 INDICADORES ESPECIFICOS MENSURÁVEIS ATINGIVEIS RELEVANTES REGISTÁVEIS
BARATOS

22 QUANDO SE ESTÁ NO PONTO ZERO
FAZER PERGUNTAS PRODUZIR INFORMAÇÃO PARA VALIDAR INDICADORES PENSAR NO QUE ESTAVA ANTES E NO QUE MUDOU. MEDIR DESLOCAÇÃO.

23 Método do Quadro Lógico – MEL
Lógica de Intervenção Indicadores objectivamente Observáveis Fontes de Verificação Pressupostos Objectivo Geral Sustentabilidade Objectivo do projecto Para atingir objectivo geral Resultados Para atingir objectivo específico Actividades Actividade 1 Actividade n Meios Custos Para atingir resultados

24 MEL - MATRIZ DE ENQUADRAMENTO LÓGICO
É um instrumento de planeamento para: Organizar as ideias Estruturar os objectivos Distribuir as responsabilidades/tarefas Estabelecer os canais de circulação da informação

25 MEL É um instrumento estruturador do projecto porque:
Distingue uma hierarquia de objectivos Distingue entre objectivos globais e específicos Estabelece os resultados a atingir relacionando-os com o objectivo específico Determina operacionalmente as actividades a realizar para que os resultados sejam atingidos Estabelece inputs para as tarefas a executar:

26 MEL Explicita os meios concretos de verificação dos indicadores
Indica as condições externas que condicionam o êxito do projecto Indica os pressupostos, os riscos e as condicionantes que influenciam as actividades, os resultados e os objectivos do projecto

27 MEL Resume numa página: Porque o projecto é executado
O que o projecto que alcançar Como o projecto vai obter os resultados Quais os factores externos imp. P/ êxito do Proj Através de que se consegue medir o êxito Onde se vão encontrar os dados p/ a avaliação Quanto custará o projecto

28 Análise de Risco


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