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PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND

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Apresentação em tema: "PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND"— Transcrição da apresentação:

1 PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
AULA 1: ORIENTAÇÕES GERAIS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Profª. Angela Paiva

2 Conteúdo programático
A trajetória das disciplinas de Estágios Supervisionados do curso , relacionando os vários campos de atuação do Pedagogo ; O cenário de realização do Estagio e aspectos observados no acompanhamento das atividades; Procedimentos Iniciais para a realização do Estagio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

3 Estágio Supervisionado Diferentes atividades do Curso
é a atividade que concretiza a postura investigativa e reflexiva desenvolvida nas Diferentes atividades do Curso participação de forma mais efetiva e sistemática dos alunos, no trabalho pedagógico desenvolvido em escolas e outras instituições educativas, favorecendo um resgate do suporte teórico trabalhado no curso.

4 DO MEU CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA?
QUAIS OS ESTÁGIOS DO MEU CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA? Docência na Educação Infantil Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Docência e Formação Profissional Gestão Escolar Gestão nas Organizações Não Escolares

5 DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
CAMPO DE ESTÁGIO Escola de Ensino Fundamental A Lei n /96 sinalizou para nove anos a obrigatoriedade do Ensino Fundamental e, finalmente, a Lei n /06 instituiu o Ensino Fundamental de nove anos como obrigatório, com a inclusão de crianças com seis anos de idade nos anos iniciais do Ensino Fundamental

6 ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL:
O propósito dessa ampliação foi o de aumentar o número de crianças incluídas no Sistema de Ensino. Como esta criança está sendo recebida ?! Documento do MEC - Ensino Fundamental de Nove Anos caracterização da criança de seis anos

7 A PRÁTICA PEDAGÓGICA As práticas pedagógicas efetivam o Estágio Supervisionado. Tendo como base a Docência: as situações de ensinar, aprender, elaborar, planejar, executar e avaliar devem ser vivenciadas, compreendidas e aplicadas com eficiência.

8 Competência: O olhar , do Estagiário Observador e Pesquisador , para a harmonia entre a teoria e a prática, possibilitando uma formação acadêmica que instigue a investigação, a compreensão e a intervenção na realidade educacional. Pensar na formação do pedagogo significa, em um primeiro momento, abolir do discurso educacional a famosa afirmação popular: “na prática, a teoria é outra” (PIMENTA, 2004, p. 33).

9 Características da Educação do Séc. XX
Refletindo com a Aula Características da Educação do Séc. XX Hegemonia- separação entre a Aprendizagem e Realidade social , enfraquecimento da crítica e o saber de fora para dentro

10 Docência- dinâmica da prática pedagógica
Refletindo com a Aula Teoria :Características da Educação do Séc. XX Hegemonia- separação entre a Aprendizagem e Realidade social , enfraquecimento da crítica e o saber de fora para dentro Prática: Estágio de Docência Docência- dinâmica da prática pedagógica o Docente – dinamizador do processo ensino aprendizagem

11 Características da Educação do Séc. XX
Refletindo com a Aula Características da Educação do Séc. XX Hegemonia - separação entre a Aprendizagem e Realidade social , enfraquecimento da crítica e o saber de fora para dentro A busca de uma Nova Escola Superar Reinventar Construir nova legitimidade Estimulo ao gosto intelectual do Aprender Formação de um ser pensante

12 Psicologia da Aprendizagem
Onde buscar a fundamentação teórica para desenvolver o olhar do estagiário pesquisador ? Estudo da Disciplina – web aula e material didático Demais Disciplinas cursadas Didática Alfabetização e Letramento Língua Portuguesa História e Geografia Educação Física Artes Matemática Ciências e Ed. Ambiental Conteúdos Metodológicos Psicologia da Aprendizagem

13 Procedimentos Iniciais para a realização do Estagio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

14 A ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO
Procure uma Escola que ofereça o Ensino Fundamental, podem ser instituições que apresentem também outros segmentos. Muito Importante : a Escola deverá ter CNPJ. Ela deverá ser legalizada, pois o não cumprimento desse aspecto invalidará o seu estágio. Ao solicitar o Estagio deixe claro que o Estagiário deverá desenvolver uma Atividade Prática. O planejamento da Atividade será feito com o acompanhamento da professora regente da turma. Caso a Escola não autorize a realização da atividade pratica , busque outra Escola que atenda ao cumprimento deste Estagio. .

15 REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
“PASSO A PASSO” REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Passo 1 Termo de Compromisso é um Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo, um documento legal , necessário para a atividade realizada em espaços de estagio.

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17 Passo 1 : Termo de Compromisso
Escola Privada – legalizada , com autorização e CNPJ Escola Pública- Municipal, Estadual ou Federal As instituições públicas, em geral, adotam modelos próprios. Informe-se no órgão ou setor competente da Secretaria de Educação

18 Passo 1 : Termo de Compromisso Incorporação da Carga Horária- ICH
Escola Privada – legalizada , com autorização e CNPJ Escola Pública- Municipal, Estadual ou Federal As instituições públicas, em geral, adotam modelos próprios. Informe-se no órgão ou setor competente da Secretaria de Educação Não necessário para quem atua na área da Educação e já está no espaço escolar . Incorporação da Carga Horária- ICH

19 Procedimentos Iniciais
Passo 1 : TERMO DE COMPROMISSO. Dirija-se até a Secretaria, e solicite o TC em três vias ou baixe o documento pelo SIA ou acesse

20 Passo 1 : TERMO DE COMPROMISSO.
Dirija-se até a Secretaria, e solicite o TC em três vias ou baixe o documento pelo SIA ou acesse (2) Assinatura do TC: pela Direção da Instituição onde realizará o Estágio, pela Coordenação de Polo ou Coordenação de Curso e pelo Estagiário.

21 Passo 1 : TERMO DE COMPROMISSO
(3) Abra um requerimento no S I A “Assinatura de Termo de Compromisso de Estágio” e preencha todos os dados; (4) Leve o TC à Secretaria para análise, liberação e assinatura , pela Universidade; (5) Acompanhe o Deferimento do processo no S I A (6) Retire o TC no S I A. Uma das vias é sua e a outra é da Instituição onde realizará seu Estágio. A Universidade ficará com a terceira via .

22 Passo 2 – KIT de FORMULÁRIOS INICIAIS
CASO A ESCOLA SOLICITE Passo 2 – KIT de FORMULÁRIOS INICIAIS Dependendo da sua relação com a Escola , esses documentos iniciais não serão solicitados. Caso a Escola solicite , o KIT de Formulários Iniciais possui a Carta de Apresentação e o Plano de Atividades de Estágio. Carta de Apresentação - Este documento tem como objetivo apresentar você à escola. Plano de Atividades de Estágio - Este documento apresenta os e o planejamento de como o estágio irá ocorrer. - Imprima os modelos da Carta de Apresentação e Plano de Atividades, preencha com seus dados. Em seguida leve-os ao coordenador do curso ou ao coordenador de EAD , no seu Pólo, pois serão assinados.

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25 1- Refletir sobre o papel da Escola
Próxima Aula : 1- Refletir sobre o papel da Escola 2- Compreender a Escola como Espaço de Estagio 3-Aprovação no Estágio

26 Mensagem .


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