A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discente Pedagogia - Licenciatura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discente Pedagogia - Licenciatura"— Transcrição da apresentação:

1 Discente Pedagogia - Licenciatura
Formação e Currículo na EJA sob a ótica dos alunos: Um estudo de caso Sandra Regina de Moura Discente Pedagogia - Licenciatura Introdução: Este trabalho tem por objetivo verificar o que os alunos da EJA pensam sobre o currículo desta modalidade de ensino. Anseio saber se eles se reconhecem no currículo, se sentem que o currículo é feito “para eles” percebendo-se valorizados e acolhidos. Também intento verificar que concepção eles têm sobre o “aprender”, o que eles esperam desta formação escolarizada e, ainda, capturar suas historias de aprendizagem, quais são/foram seus tempos e espaços de formação/educação e, se eles acreditam que exista aproximação, ou, distanciamento entre estes espaços. Quero conhecer quais as expectativas de alunos da EJA com relação à sua formação e como o currículo pode acolhê-las e integrá-las. 2. Referencial: Pretendo utilizar Paulo Freire como teórico base para este trabalho por entender que é um autor que alcançou muito bem as especificidades da EJA e, como é de gosto do autor, costurar um diálogo com outros autores sobre o tema. Segundo Freire (2008) “ensinar exige saber escutar”. Será que os alunos da EJA têm “voz”? Vale (2007, resumo) diz que “A EJA [...] apresenta uma história de abertura a mudanças pedagógicas e de integração das culturas populares”. Parto destes dizeres para investigar proximidades entre as expectativas dos alunos e o currículo da EJA. 3 Objetivos: Conhecer quais são as concepções que os alunos da EJA têm sobre sua formações/escolarização e suas expectativas frente a esta modalidade de ensino Identificar formas de adaptação do currículo da EJA para inserir acolher as expectativas dos alunos Conhecer como os professores integram, ou não, as expectativas de seus alunos no currículo. 4 Metodologia: A metodologia utilizada será qualitativa. Inicio com pesquisa bibliográfica, no intuito de ir a campo com olhar calibrado para realizar observação direta, não participativa - com registro em diário de campo - dos alunos em suas práticas escolares, buscando (re)conhecer histórias de vida para estudo de caso. Após, utilizarei entrevista com relato de experiência pessoal. Para conhecer o pensamento dos alunos pesquisados pretendo utilizar um questionário semi estruturado, aberto/fechado, pois, partirei de perguntas prontas, mas coletarei, também, os dados desencadeados a partir destas. Também apresentarei um questionário para os docentes, buscando conhecer a visão deles sobre seus alunos, currículo, formação e pertinência de integração expectativas/currículo. Referências ALMEIDA, M.L.S. de. Os significados atribuídos ao processo de alfabetização na voz do aluno adulto. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2002 ARROYO, Miguel. Educador em diálogo com nosso tempo: textos selecionados de Miguel Arroyo ; organização Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Shirley Aparecida de Miranda. -- Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos. Relato de uma experiência construtivista. 2. Edição. Petrópolis: Vozes, 1994.  VALE, Zoé Margarida Chaves. Encontros e desencontros entre os jovens e a escola: sentidos da experiência escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Belo Horizonte. Tese de Doutorado. UFMG, 2007. VOLVIO,Claudia Lemos. Viver, Aprender: Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 1998


Carregar ppt "Discente Pedagogia - Licenciatura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google