A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículos e Programas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículos e Programas"— Transcrição da apresentação:

1 Currículos e Programas
Interdisciplinaridade

2 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PRINCÍPIOS
Conhecimentos Prévios dos Alunos como Ponto de Partida para a Construção de Novas Aprendizagens.

3 “O FATOR ISOLADO MAIS IMPORTANTE CAPAZ DE INFLUENCIAR A APRENDIZAGEM É AQUILO QUE O SUJEITO JÁ SABE”
DAVID AUSEBEL

4 CONHECIMENTOS PRÉVIOS
A aprendizagem depende de conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes ao ambiente de ensino – esses conhecimentos organizam e dão significado às novas informações

5 CONHECIMENTOS PRÉVIOS
A principal função dos conhecimentos prévios no processo ensino aprendizagem é a identificação dos modos de pensar ou de conhecer dos estudantes, suas lacunas ou limitações em relação ao conhecimento socialmente construído.

6 LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Apresentar problemas significativos (do cotidiano ou do conhecimento científico já assimilado) que provoquem a curiosidade e alguma insatisfação com a concepção prévia (mostrando que ela não é capaz de resolver o problema ou de explicar adequadamente o fenômeno apresentado pelo professor), a partir de:

7 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
A aprendizagem é significativa quando um novo conteúdo tem uma conexão com o conhecimento prévio do estudante, passando assim a ter um significado para ele. As idéias e crenças que os estudantes trazem para a escola terão uma forte influencia na interpretação daquilo que lhe é ensinado.

8 Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 Multidisciplinaridade
É a forma tradicional de ensino, como se o conhecimento fosse separado por caixinhas. As aulas são separadas por disciplinas e uma não pode invadir o espaço da outra Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 Interdisciplinaridade
Interdisciplinaridade – Fundamental para o ensino moderno, além de contribuir muito na formação do aluno e para direcionar as disciplinas ao objetivo do curso. Ela consiste em integrarmos duas ou mais disciplinas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 Transdisciplinaridade
O grau maior de interdisciplinaridade, ou seja, é o desaparecimento das disciplinas. Vamos imaginar um Curso de Engenharia em que os alunos vão montar um robô. Ao montá-lo utilizam conhecimentos de diversas áreas, mas muitas vezes nem percebem isso. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 Há os docentes que afirmam que a transdisciplinaridade é necessária, mas será que ela é sempre possível? Será que ao formar estes alunos do Curso de Engenharia citado eles conseguem absorver todos os conteúdos apenas com projetos interdisciplinares? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

13 O conhecimento é interdisciplinar
Recapitulando O conhecimento é interdisciplinar E aos professores é indispensável reconhecer essa característica da ação inteligente

14 Metodologia de construção de conhecimento interdisciplinar
surge com as novas perspectivas sobre a construção de conhecimentos desenvolvidas a partir do início do Século XX visão interdisciplinar X visão disciplinar Na escola de ensino básico, salvo raríssimos casos localizados nas últimas séries do Ensino Médio, não se produz conhecimento a partir de novos problemas _ os alunos aprendem sobre conhecimentos já construídos sejam eles conceitos ou procedimentos de trabalho científico_ e por isso não é adequado nem possível trabalhar com essa metodologia.

15 visão interdisciplinar
É possível e adequado trabalhar na escola a partir de uma visão interdisciplinar Porque: os alunos podem aprender sobre as relações necessárias entre diferentes áreas para que determinados conhecimentos tenham sido construídos, podem se aproximar de alguns temas curriculares através de encaminhamentos pelos quais precisem relacionar conteúdos provenientes de diferentes disciplinas escolares. diferentes temas do currículo escolar, colocam em jogo conhecimentos que os alunos já construíram através de aprendizagens em diferentes áreas . todas as disciplinas, podem desenvolver o pensamento, o sentimento e o movimento dos alunos.

16 A forma como o trabalho com as disciplinas se desenvolve é que definirá se o trabalho acontece, ou não, numa perspectiva interdisciplinar compreensão do que significa trabalhar de forma interdisciplinar na escola não tem sido homogênea

17 Os alunos aprendem a pesquisar, a escrever textos informativos sobre esses temas, ou a fazer sínteses e mapas conceituais, ou ainda a representar as informações obtidas através de outras linguagens, etc. e com isso também obtêm informações sobre os temas estudados


Carregar ppt "Currículos e Programas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google