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Aspecto Social das Organizações.

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Apresentação em tema: "Aspecto Social das Organizações."— Transcrição da apresentação:

1 Aspecto Social das Organizações

2 Empresa como Sistema Social
O Enfoque Comportamental demonstrou que a empresa: deve ser vista como sistema social composta de pessoas com sentimentos, interesses e motivações; As pessoas não são peças de máquinas (Taylor) nem seres estritamente racionais ou profissionais (Weber)

3 Seu comportamento como
indivíduos e integrantes de grupos pode ajudar ou atrapalhar os objetivos da empresa O administrador não deve negligenciar esse aspecto pois assim evita possíveis conflitos

4 Motivos que levam ao homem a formar um grupo:
O ser humano é um ser social: precisa da interação com os outros Procura: afeto, companhia, reconhecimento, segurança, apoio Pequenos grupos podem ser satisfatórios ou ineficazes, dependendo de como são conduzidos (liderança)

5 Em toda organização formal há dois tipos de grupos reconhecidos pelos teóricos da Administração:
Grupo formal Grupo informal Grupo formal: criado e delineado para alcançar objetivos específicos e realizar tarefas específicas para a organização Se estabelecem com base na racionalidade, lógica e eficiência

6 Outras características do grupo formal:
Representado no organograma Podem ser permanentes ou temporários Grupo formal permanente: fazem as atividades necessárias no dia-a-dia operacional da organização. Exemplo: depto. de contabilidade, produção etc. Grupos temporários: formados para realizar uma tarefa específica e são dissolvidos quando o trabalho é finalizado. Exemplo: comitês, equipes de projetos etc.

7 Grupo Informal Se formam de maneira espontânea;
Não são distintos dos grupos formais: nascem dentro deles devido à proximidade física, à semelhança social, à identidade de interesses e aos problemas similares que todos enfrentam; Existem em toda organização.

8 Grupo Informal Por meio dele, as pessoas poderão satisfazer as necessidades não atendidas pelo grupo formal; Podem aumentar a satisfação dos indivíduos no trabalho; Se desenvolver objetivos que interferem com os do grupo formal (ex. redução do trabalho, conflitos etc.) a eficiência da organização será reduzida

9 Coesão do grupo É o vigor das forças que unem os membros do grupo;
Os membros de grupos altamente coesos são muito unidos e confiantes no espírito de associação do grupo; Os menos coesos são mais prováveis de dissolução ou dispersão.

10 Fatores que influenciam a coesão do grupo
Aumentam a coesão Se o grupo fornece status ou reconhecimento Presença de inimigos externos Avaliação favorável por elementos externos Afinidade pessoal entre os membros Competição intergrupal * Oportunidade de interação

11 Diminuem a coesão Discordância sobre a forma de solucionar problemas grupais; Experiência desagradável de algum membro do grupo; Falha do grupo em trabalhar em torno de um objetivo comum; Comportamento dominador por parte de algum membro Competição dentro dos grupos Bloqueio de comunicação

12 Efeito da coesão na produtividade
O grupo coeso será mais produtivo apenas quando tem mais confiança na administração e percebe que a organização é íntegra Se o grupo é hostil à administração, pode desenvolver objetivos diferentes dos aceitos pela organização (ex. restrições do grupo ao rendimento) O grupo proporciona segurança e proteção mútua (o indivíduo isolado pode sentir medo de divergir do comportamento desejado)

13 A ação administrativa pode ter impacto favorável ou desfavorável à coesão grupal, dependendo de suas ações ou estilo de liderança Um líder muito centralizador dificultará a interação entre as pessoas não permitindo comunicação lateral ou pode querer dividir o grupo para quebrar a coesão.

14 Chefe versus líder Administrar e liderar são duas atividades complementares Líder é a pessoa que tem habilidade de influenciar outros no trabalho ou em qualquer atividade na comunidade. Pode ser apontado ou surgir naturalmente. Qualidades: inteligência, carisma, entusiasmo, bravura, integridade, autoconfiança etc. O chefe é designado, tem poder legítimo, pode premiar ou punir. Sua influência é baseada na autoridade formal, inerente a sua posição.

15 Estilos de liderança Autocracia Tirania Democracia Demagogia
Autocracia: centralização de poder de decisão no chefe Tirania: Abuso de autoridade: excesso de poder

16 Democracia: Divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo
Demagogia: Busca da popularidade com os liderados (existe manipulação) Para uma liderança eficiente é importante supervisionar as pessoas com base em suas diferenças individuais.

17 Tensão nos grupos É uma consequência inevitável do desenvolvimento do grupo; Deriva de 3 fontes principais: Problema de definição de função (qual é a minha função? Quem são meus associados? O que eles fazem? Problemas de definição de autoridade ( quanta influência terei? Quais são as fontes de autoridade?) Problemas de desenvolvimento profissional (serei capaz de expandir minhas habilidades, recompensas financeiras, aptidões profissionais?)

18 Motivação Origem: palavra latina motivus = aquilo que movimenta, que faz andar. O estudo da motivação é um tema central do enfoque comportamental Indica as causas / os motivos que produzem determinado comportamento Ela tem três propriedades: * Direção: o objetivo do comportamento motivado * Intensidade: magnitude da motivação * Permanência: duração da motivação

19 A motivação é específica
Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar e vice-versa As teorias da motivação dividem-se em dois grupos: As que procuram explicar COMO funciona o mecanismo da motivação: TEORIAS DO PROCESSO. Ex. Teoria do Comportamento As que procuram explicar QUAIS são os motivos/fatores específicos que fazem as pessoas agir: TEORIAS DO CONTEÚDO. Ex. Teoria das Necessidades de Maslow

20 Modelo do Comportamento
Explica como os motivos determinam o comportamento Se baseia na ideia de que TODO COMPORTAMENTO É ACIONADO POR ALGUM TIPO DE ESTÍMULO Baseia-se em três hipóteses principais: Todo comportamento é motivado O comportamento é orientado para a realização de algum objetivo O comportamento pode ser perturbado por conflito, frustração ou ansiedade

21 Comportamento É qualquer ação ou manifestação observável : falar, pensar, escrever, decidir ou não fazer nada

22 Motivação Pode ser uma causa interna ao próprio individuo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos externos) que impulsionam um comportamento Todo comportamento sempre tem uma CAUSA

23 Objetivo É o resultado que o comportamento procura alcançar
Por exemplo: comprar um bem, a felicidade, entrar na Universidade Sua realização pode ser obstaculizada por: Frustração: não ter as habilidades necessárias para ser aprovado num teste Conflito: escolha entre a família e o trabalho Ansiedade: resultante da ameaça ao bem-estar e tranquilidade pessoal (ex: baixos salários)

24 Teoria das Necessidades
A explicação moderna mais importante sobre o conteúdo estabelece que as pessoas SÃO MOTIVADAS ESSENCIALMENTE PELAS NECESSIDADES HUMANAS Abraham Maslow (1908 – 1970) é o autor da teoria que se baseia na ideia de que as necessidades humanas dispõem-se numa hierarquia de cinco grupos.

25 A hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.
NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO ESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS SEGURANÇA BÁSICAS A hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.

26 Necessidades fisiológicas ou básicas (alimento, abrigo, repouso etc.)
Necessidades de segurança (proteção contra as ameaças, refúgio etc.) Necessidades sociais (amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo) Necessidades de estima (autoestima e estima por parte de outros – reconhecimento) Necessidades de autorrealização (autodesenvolvimento e realização pessoal)

27 De acordo com Maslow: As necessidades básicas manifestam-se em primeiro lugar; As pessoas procuram satisfazê-las antes de se preocupar com as de nível mais elevado; Uma necessidade de uma categoria qualquer precisa ser atendida antes que a necessidade de uma categoria seguinte se manifeste; Atendida a necessidade perde sua força motivadora e a pessoa passa a ser motivada pela necessidade da categoria seguinte

28 De acordo com Maslow, as pessoas tendem a progredir ao longo das necessidades orientando-se para a autorrealização; Uma necessidade pode ser predominante nos motivos internos de uma pessoa, devido a fatores como idade, meio social ou personalidade.

29 A Teoria de Maslow assenta em dois pressupostos fundamentais: • As pessoas são organismos motivados pelo desejo de satisfazer determinado tipo de necessidades • Essas necessidades são universais e dispõem-se de forma sequencial ou hierárquica. Isso significa que o indivíduo se sentirá motivado a satisfazer uma necessidade de nível superior apenas quando todas as outras necessidades que lhe são inferiores estiverem satisfeitas

30 Liderança: há muitas definições
É o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante (líderes religiosos que nunca estiveram em contato com os seguidores) Consiste na realização de metas por meio da direção de colaboradores

31 Contexto da liderança Não é apenas habilidade pessoal
É um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, combinação de 4 variáveis: As características do líder As motivações dos liderados As características da missão ou tarefa A conjuntura social, econômica e política em que se desenvolve a liderança

32 Características do líder
A liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar quando é responsável pelo desempenho de um grupo No papel de líderes algumas pessoas são mais eficazes que outras: têm mais habilidade ou são mais motivadas

33 Motivações dos liderados
Motivação e liderança estão interligados: o líder é sempre um instrumento do grupo (deve transmitir mensagens sintonizadas com os interesses do grupo de seguidores) Os liderados seguem o líder por algum motivo: ele propõe uma tarefa porque é de seu interesse. Os seguidores podem concordar desde que essa tarefa seja também de seu interesse. Há dois tipos de liderados: os fiéis e os mercenários

34 Liderados Fiéis Se deixam convencer pela mensagem que o líder transmite, pela missão que propõe, por sua imagem ou outros fatores de natureza simbólica, emocional ou moral. Associados à Liderança Carismática

35 Liderados Mercenários
Para eles o líder representa o mecanismo para a obtenção de recompensas psicológicas e/ ou materiais. Associados à Liderança Transacional Líder e liderado obedecem a um contrato psicológico do tipo calculista (os dois ganham)

36 Competências dos liderados
Varia de forma proporcionalmente inversa à liderança Mais competência dos seguidores, menos necessidade de intervenção do líder e viceversa A competência e a organização podem substituir a liderança (Certas equipes esportivas: o desempenho durante o jogo depende apenas do próprio grupo)

37 Características da Tarefa
O que liga o líder aos seguidores é a existência de uma tarefa ou missão Apenas com um plano, objetivo ou idéia que atraia seguidores, o líder potencial torna-se líder real A missão que o líder propõe ao grupo pode ser: moral ou calculista

38 Missão de conteúdo moral
É a que apresenta um desafio ou problema para o grupo resolver A recompensa que o liderado recebe é nada mais do que a realização da missão Exemplo: missionários adeptos de seitas e pessoas que se dedicam a atividades em que encontram recompensas psicológicas intrínsecas. A liderança não é atributo do líder e sim da própria missão

39 Missão de conteúdo calculista
É a que promete uma recompensa psicológica ou material Enxerga-se a missão como um processo de troca entre esforço e recompensa A troca tende a ser racional, sem o fundo emocional que caracteriza a missão moral

40 Programas de incentivos oferecidos pelas organizações
São uma combinação de contratos psicológicos morais e calculistas. As pessoas são convidadas a comprometer-se com a realização de resultados, recebendo prêmios e incentivos em troca de seu esforço.

41 Conjuntura Representada pelos fatores históricos, organizacionais e culturais dentro dos quais ocorre o processo de liderança

42 A pessoa do líder Procura-se determinar quais comportamentos, traços de personalidade, habilidades, atitudes e outras características pessoais são determinantes de seu desempenho eficaz

43 Traços de Personalidade
Não se conseguiu demonstrar que os líderes têm traços de personalidade diferentes dos de outras pessoas Cabe destacar: Iniciativa nas relações pessoais Senso de identidade pessoal

44 Motivações do líder Algumas pessoas são líderes não por causa de suas habilidades, mas porque gostam de liderar São pessoas que têm a necessidade de poder (o interesse em perseguir, ocupar e exercitar posições de poder)

45 Habilidades Uma linha de pesquisa focaliza a liderança como habilidade que pode ser desenvolvida por meio de educação, treinamento e experiência Partidos políticos, sindicatos, centros acadêmicos e todos os tipos de agremiações podem ser considerados escolas de desenvolvimento das habilidades de liderança A Comunicação é alicerce da liderança: persuadir, inspirar ou motivar os seguidores. As mensagens devem ser convincentes

46 LÍDER DEMOCRÁTICO É o tipo preferido de liderança: os seguidores se sentem motivados Encoraja a participação e o debate; Procura ser objetivo na crítica e no elogio; Mostra-se como um integrante a mais do grupo; Quando é liberal, da total autonomia ao grupo.

47 LÍDER AUTORITÁRIO Não permite nenhuma participação nas decisões;
É muito diretivo.


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