A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recolha e análise de dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recolha e análise de dados"— Transcrição da apresentação:

1 Recolha e análise de dados
Mobile learning e Educação em línguas: contributos para a aprendizagem do Inglês no Ensino Superior online Cândida POMBO; Teresa CARDOSO2 1 Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta; 2 Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Doutoramento em Educação, Especialidade de Educação a Distância e Elearning Sumário Na sociedade do conhecimento, que caracteriza o mundo plural, global e caleidoscópico em que vivemos, a aprendizagem móvel tornou-se crucial, não só no acesso e na construção desse mesmo conhecimento, mas também na produção e partilha do mesmo, uma vez que permite otimizar muitas das mais-valias propiciadas pela Internet, que estão no cerne de alterações profundas em todos os níveis de ensino, mormente no Ensino Superior online. Por seu turno, a educação em línguas estrangeiras, sobretudo em Inglês, língua franca da globalização, realizada através do Ensino Superior online, direcionado para estudantes adultos, transformou-se numa riqueza incomensurável, agora otimizada pelo m-learning. A utilização vulgarizada e sistemática de dispositivos móveis conferiu ao m-learning um potencial ímpar para a aprendizagem, transformando o papel dos estudantes, de consumidores em construtores do conhecimento e de ferramentas de autor ou objetos de aprendizagem. Permite a implementação de estratégias pedagógicas com recurso a aplicações digitais de dupla mediação de ensino-aprendizagem (dispositivo móvel e plataforma virtual), inerentes e adequadas a este tipo de ensino. A par com o m-learning configurou-se uma evolução do CALL (Computer Assisted Language Learning) para o MALL (Mobile Assisted Language Learning) no processo de aprendizagem, sendo que a aprendizagem em Línguas passou a ser mediada, não só por computadores, mas também por dispositivos móveis. Porém, aprender uma língua estrangeira, mediada pelos últimos, através de uma modalidade não-presencial e que tradicionalmente assenta na comunicação assíncrona e escrita constitui um enorme desafio, sobretudo devido à escassez de investigações neste cenário específico. Questão principal: Qual o contributo do m-learning no processo de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras, nomeadamente o Inglês, no ensino superior online? Questões específicas: - Que estratégias e recursos de m-learning estão a ser usados na educação em línguas (Inglês) no ensino superior online? - Que estratégias e recursos de m-learning implementar no processo de ensino aprendizagem (Inglês) na UAb? - Que constrangimentos enfrenta a educação online de línguas (Inglês), com recurso ao m-learning? Que possibilidades se reconhecem na educação online de línguas (Inglês) com recurso ao m-learning? Investigação qualitativa sistémica e flexível, iterativa e presente ao longo de todo processo. A DBR pressupõe imersão frequente, ciclos iterativos e interativos, testes e refinamento contínuos para verificar se as situações desenhadas estão a funcionar na prática e para encontrar as melhores soluções. Estudo exploratório: cariz de dupla mediação Plataforma/sala virtual das UCs Inglês I e Inglês II (plataforma online da Universidade AbERTA O público-alvo são estudantes online das UCs de Inglês I e II da Universidade AbERTA. Objetivo Geral: Contribuir para o m-learning na educação em línguas no Ensino Superior online. Objetivos específicos Caracterizar e conceber estratégias pedagógicas com recurso ao m-learning, para a aprendizagem de Inglês no Ensino Superior online. Desenvolver e implementar estratégias e atividades pedagógicas com recurso ao m-learning, para a aprendizagem de Inglês no Ensino Superior online. Analisar e avaliar as estratégias e atividades implementadas. Identificar boas práticas e recomendações para o m-learning no Ensino Superior online de Inglês. Metodologia Recolha e análise de dados Resultados esperados Identificar e analisar contributos do m-learning na aprendizagem do inglês no ensino superior online, procurando a sua otimização. Cândida Pombo □ | Teresa Cardoso □


Carregar ppt "Recolha e análise de dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google