A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 12 Início do processo qualitativo: formulação do problema, revisão da literatura, surgimento das hipóteses e imersão no campo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 12 Início do processo qualitativo: formulação do problema, revisão da literatura, surgimento das hipóteses e imersão no campo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Capítulo 12 Início do processo qualitativo: formulação do problema, revisão da literatura, surgimento das hipóteses e imersão no campo

3 Objetivos da aprendizagem
Ao concluir este capítulo, o aluno será capaz de: Formular perguntas para pesquisar de maneira indutiva. Visualizar os aspectos que deve considerar para iniciar um estudo qualitativo. Compreender como se inicia uma pesquisa qualitativa. Conhecer o papel da revisão da literatura e das hipóteses no processo de pesquisa qualitativa.

4 Elementos das formulações qualitativas
Objetivos. Perguntas de pesquisa. Justificativa e viabilidade. Exploração das deficiências no conhecimento do problema. Definição inicial do ambiente ou contexto.

5 Visualização gráfica de uma formulação qualitativa

6 Exemplo de visualização gráfica de uma formulação qualitativa

7 Outro modelo para a formulação qualitativa

8 Qual é o papel da revisão da literatura e da teoria na pesquisa qualitativa?
Detectar conceitos-chave que não havíamos pensado. Fornecer ideias sobre métodos. Evitar os erros que outros cometeram anteriormente. Conhecer diferentes maneiras de pensar e abordar a formulação. Melhorar o entendimento dos dados e aprofundar as interpretações.

9 Qual é o papel das hipóteses no processo de pesquisa qualitativa?
São hipóteses emergentes, surgem dos dados.

10 Entrada no ambiente ou contexto (campo)
Conveniência e acessibilidade. Conseguir o acesso implica obter autorização daqueles que controlam a entrada (gatekeepers). Determinar ambientes ou lugares alternativos.

11 Recomendações para entrar no ambiente
Desenvolver relações. Elaborar uma história sobre a pesquisa. Ganhar empatia. Planejar a entrada.

12 A imersão no ambiente implica…
Observar os eventos que ocorrem no ambiente. Estabelecer vínculos com os participantes. Começar a adquirir o ponto de vista “interno” dos participantes. Coletar dados iniciais. Detectar processos sociais fundamentais. Elaborar as descrições do ambiente. Reconhecer nosso papel. Refletir sobre as experiências vividas.

13 Descrição do ambiente

14 Anotações ou registros de campo

15 Tipos de anotações Anotações da observação direta.
Anotações interpretativas. Anotações temáticas. Anotações pessoais. Anotações da reação dos participantes.

16 Diário de campo Inclui fundamentalmente:
As descrições do ambiente ou contexto. Mapas. Diagramas, quadros e esquemas. Listagem de objetos ou artefatos. Aspectos do desenvolvimento do estudo.

17 A imersão no ambiente é focada e paulatina.

18 Como resultado da imersão o pesquisador deve:
Identificar quais tipos de dados devem ser coletados, com quem (amostra); quando, onde e por quanto tempo, assim como definir seu papel.

19 Exercícios Criar uma formulação qualitativa.
Escolher o contexto ou ambiente. Realizar uma imersão inicial. Elaborar uma descrição do ambiente.


Carregar ppt "Capítulo 12 Início do processo qualitativo: formulação do problema, revisão da literatura, surgimento das hipóteses e imersão no campo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google