A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Introdutórios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Introdutórios"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Introdutórios
COLÉGIO ESTADUAL DE ARARANGUÁ Conceitos Introdutórios Introdução à Administrativo Prof. José Carlos Rabello

2 ADMINISTRAÇÃO Conceitos Introdutórios
“É a maneira de gerenciar uma organização ou partes dela. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz” (CHIAVENATO, 2003) “É a arte de fazer as coisas por meio das pessoas” (MARY PARKER FOLLET) É a ciência social que estuda todas as atividades de um empreendimento, objetivando que seus propósitos sejam alcançados da maneira desejada.

3 Conceitos Introdutórios FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (Willian Newman) Prever, Planejar, Implantar, Comandar, Coordenar e Controlar (Nogueira de Faria)

4 PLANEJAMENTO CONTROLE ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO
Definição de Objetivos e Recursos CONTROLE ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura Verificação dos Resultados DIREÇÃO Realização dos Planos

5 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR COMO UM PROCESSO
PLANEJAMENTO Definição dos objetivos a atingir Definição dos meios para alcançá-los Programação de quem, como e quando CONTROLE Definição dos padrões de desempenho Avaliação do desempenho Comparação do desempenho com os padrões Ação corretiva ORGANIZAÇÃO Definição dos recursos Alocação dos recursos em órgãos e pessoas Estruturação dos órgãos Atribuição de autoridade e responsabilidade DIREÇÃO Comunicação, liderança e motivação das pessoas Direcionamento rumo aos objetivos

6 Níveis de atuação Planejamento Organização Direção Controle
Planejamento Estratégico Determinação objetivos organizacionais Desenho da estrutura organizacional Direção geral. Políticas e diretrizes de pessoal Controles globais e avaliação desempenho organizacional Institucional Desenho departamental. Estrutura dos órgãos e equipes. Regras e procedimentos Gerência e recursos. Liderança e motivação Controles táticos e avaliação desempenho departamental Planejamento e alocação de recursos Intermediário Desenho de cargos e tarefas, métodos e processos Supervisão de primeira linha Controles operação avaliação desempenho individual Planos operacionais de ação cotidiana Operacional

7 ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRADOR
Conceitos Introdutórios ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRADOR O alcance dos objetivos da organização depende dos seus administradores Desempenho do Administrador = Medida do quão eficiente, eficaz e efetivo é o administrador, e da competência com que ele determina e alcança os objetivos apropriados. Diferenças entre: EFICIÊNCIA E EFICÁCIA ( ? )

8 Conceitos Introdutórios
A eficiência – É a capacidade de fazer certo as coisas. Um administrador eficiente é aquele que obtém produtos, ou resultados à altura dos insumos (trabalho, materiais e tempo) usados para alcançá-los Os administradores que conseguem minimizar os custos dos recursos necessários para se alcançar os objetivos estão agindo com eficiência. A eficácia, em contraste, implica escolher os objetivos certos. Nenhuma quantidade de eficiência pode substituir a falta de eficácia. Na verdade, segundo Druker, a eficácia é a chave do sucesso de uma organização. Assim, antes de podermos focalizar a eficiência, precisamos descobrir quais são as coisas certas a fazer.

9 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA Desempenho excepcional: EFICIÊNCIA e EFICÁCIA
Alcance de resultados Satisfação dos clientes e da sociedade

10 Fazer bem e corretamente Relaciona-se com os meios
A ADMINISTRAÇÃO PODE ALCANÇAR UM OBJETIVO COM UM MÍNIMO DE RECURSOS OU PODE ULTRAPASSAR O OBJETIVO COM OS MESMOS RECURSOS EFICIÊNCIA Fazer bem e corretamente Relaciona-se com os meios Medida da proporção dos recursos utilizados para alcançar os objetivos, ou seja, uma medida de saídas ou resultados, comparados com recursos consumidos MEDIDAS DE EFICIÊNCIA: CUSTO DO TRABALHO UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS RETORNO DO CAPITAL INVESTIDO

11 Um administrador eficiente é aquele cuja unidade de trabalho opera diariamente com um custo mínimo de materiais e trabalho

12 EFICÁCIA Atingir objetivos e resultados Relaciona-se com fins e propósitos É a medida do resultado da tarefa ou alcance do objetivo estabelecido Um administrador eficaz é aquele cuja unidade de trabalho alcança diariamente as metas de produção em termos de quantidade e qualidade de resultados

13 EFICIÊNCIA + EFICÁCIA = EXCELÊNCIA
PODEMOS DIZER QUE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA CAMINHAM JUNTAS E DE MÃOS DADAS??? Muitas vezes o gestor é eficiente ao extrair o máximo dos recursos disponíveis, mas não é eficaz porque não atinge os objetivos esperados Outras vezes é eficaz ao atingir os alvos previamente estabelecidos, mas queimando recursos pelo meio do caminho: ganha a guerra, mas deixa mortos e feridos por todos os lados devido à sua ineficiência EFICIÊNCIA + EFICÁCIA = EXCELÊNCIA

14 Utilização de recursos
POBRE BOA Alto Eficaz, mas não eficiente Atinge objetivos, mas alguns recursos são desperdiçados Eficaz e eficiente Objetivos atingidos e recursos bem utilizados. Alta produtividade e elevado desempenho Alcance de objetivos Nem eficaz, nem eficiente Objetivos não atingidos; recursos desperdiçados no processo. Desempenho precário Eficiente mas não eficaz Recursos são bem aplicados, mas os objetivos não são alcançados. Desempenho precário Baixo

15 A Administração e o Administrador Habilidades dos Administradores
Em todos os níveis, os administradores planejam, organizam, lideram e controlam. Diferem, contudo, na quantidade de tempo que cada um devota a cada uma dessas atividades. Algumas dessas diferenças dependem do tipo de organização para a qual o administrador trabalha. Outras diferenças no modo como os administradores usam o tempo dependem dos níveis que ocupam na hierarquia da organização.

16 Conceito de Habilidade (CHIAVENATO) Tipos de Habilidades (KATZ)
A Administração e o Administrador Conceito de Habilidade (CHIAVENATO) Habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Tipos de Habilidades (KATZ) Habilidade Técnica. Habilidade Humana. Habilidade Conceitual.

17 Habilidades Necessárias Níveis Administrativos Alta direção
A Administração e o Administrador Habilidades Necessárias Conceituais Humanas Técnicas Níveis Administrativos Alta direção Nível médio Nível de supervisão

18 A Administração e o Administrador Habilidades dos Administradores
Técnica, Humana e Conceitual Habilidade técnica é a capacidade de usar os procedimentos, técnicas, ferramentas e conhecimento em um campo de especialização. É adquirida por meio de educação, treinamento e experiências. É típica de um profissional que executa seu trabalho pessoalmente.

19 A Administração e o Administrador Habilidades dos Administradores
Técnica, Humana e Conceitual Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las como indivíduos ou membros de grupos. Capacidade para criar uma atmosfera de segurança para encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização.

20 A Administração e o Administrador Habilidades dos Administradores
Técnica, Humana e Conceitual Habilidade conceitual é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização. Implica em ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem uma das outras e prevendo como uma mudança em qualquer uma das partes afetará o todo. Capacidade de compreender as relações entre a organização e seu ambiente externo e, dessa forma, identificar as forças (oportunidades e ameaças) que atuam sobre ela.

21 A Administração e o Administrador Habilidades dos Administradores
Técnica, Humana e Conceitual Habilidade Técnica é mais importante nos níveis mais baixos. Habilidade Humana, ao contrário é importante em todos os níveis. Habilidade Conceitual aumenta à medida que os indivíduos galgam os níveis do sistema administrativo, com base em princípios hierárquicos de autoridade e responsabilidade.

22 Competências “Qualificações ou o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam um nível de desempenho do administrador e a qualidade com que gerencia a organização”. (MAXIMIANO, 2000) “Uma competência engloba um conjunto de comportamentos observáveis”.

23 Competências do Administrador:
Capacidade de relacionamento (pessoas e áreas). Capacidade de Liderança. Iniciativa e postura pró-ativa. Flexibilidade e adaptabilidade para lidar com as mudanças. Criatividade. Postura Ética. Senso de Responsabilidade Social e de Justiça. Capacidade de Analisar Contextos. Capacidade de Planejamento. Foco para a qualidade e resultados. Empreendedorismo. Capacidade de Gerir Pessoas e Recursos. Capacidade de Tomada de Decisão. Capacidade de Comunicação.

24 Competências Implica em desenvolver: Conhecimentos (saber)
Habilidades (saber fazer) e Atitudes (querer fazer)

25

26 A Administração e o Administrador
Papéis Decisórios Solucionador de Problemas Alocador de Recursos Negociador

27 A Administração e o Administrador
Solucionador de Problemas Alocador de Recursos Negociador Papéis Decisórios SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS Tratar dificuldades financeiras, greves ou quedas nos lucros. Deve apresentar soluções para os problemas difíceis e as implementar - ainda que à custa de decisões impopulares. Para tomar essas decisões difíceis, os dirigentes devem ser capazes de pensar analítica e conceitualmente.

28 A Administração e o Administrador
Solucionador de Problemas Alocador de Recursos Negociador Papéis Decisórios ALOCADOR DE RECURSOS Todo dirigente enfrenta uma variedade de objetivos, problemas e necessidades da organização - e os outros competem por seu tempo e seus recursos (tanto humanos quanto materiais). Como esses recursos são sempre limitados, cada dirigente deve alcançar o equilíbrio entre os vários objetivos e necessidades.

29 A Administração e o Administrador
Solucionador de Problemas Alocador de Recursos Negociador Papéis Decisórios NEGOCIADOR Todo dirigente deve usar suas habilidades de comunicação e de barganha para administrar conflitos e chegar a resultados mutuamente satisfatórios.

30 Obrigado pela atenção e até a próxima aula. Prof. Carlos


Carregar ppt "Conceitos Introdutórios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google