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Professor reflexivo: construindo uma crítica

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Apresentação em tema: "Professor reflexivo: construindo uma crítica"— Transcrição da apresentação:

1 Professor reflexivo: construindo uma crítica

2 Adjetivo ou conceito? Anos 1990 Donald Schön:
Expressão no cenário educacional Professor reflexivo - Movimento teórico de compreensão do trabalho docente Donald Schön:

3 Reflexão sobre a reflexão na ação
Contribuições Donald Schön Formação profissional baseada na epistemologia da prática (valorização da experiência e da reflexão na experiência) Conhecimento na ação Reflexão na ação Reflexão sobre a reflexão na ação Formação contínua na escola

4 Contribuições Liston & Zeichner Pérez-Gómes Contreras
Idéias de Schön – reducionistas Prática reflexiva necessita de limites políticos, institucionais e teórico metodológicos, não apenas processo psicológico individual. Contreras Análise crítica da epistemologia da prática ( contexto social histórico – sociedade plural nos saberes e nas desigualdades)

5 Contribuições Giroux Libâneo
Reflexão sobre o trabalho docente de sala de aula insuficiente para compreensão dos elementos que condicionam a prática profissional Libâneo Importância da apropriação e produção de teorias como marco para melhoria das práticas de ensino e resultados

6 Críticas e possibilidades
A teoria como possibilidade de superação do praticismo ou da tecnicização do trabalho dos professores e de sua formação Oferecer aos professores perspectiva de análise para compreenderem contextos sociais, históricos, culturais e organizacionais onde atuam para neles intervir em busca da transformação

7 Reflexão coletiva A) Prática reflexiva do trabalho e das condições sociais onde ele ocorre B) Reconhecimento de que a prática docente é fundamentalmente política e podem se direcionar a objetivos democráticos C) Prática reflexiva é prática social, daí a necessidade de transformar as escolas em comunidades de aprendizagem

8 Do professor reflexivo ao intelectual crítico
Descoberta de fatores sociais e institucionais que condicionam a prática educativa e a emancipação das formas de dominação que afetam os nossos pensamentos configuram-se no percurso de transformação e diferenciação de nossas práticas cotidianas.

9 Pesquisas sobre formação de professores no Brasil
Pesquisadores portugueses como Antonio Nóvoa e Isabel Alarcão contribuíram para a disseminação do conceito do professor reflexivo entre os brasileiros na década de 90 do séc. XX. Pesquisas nas décadas de 60 e 70 do século passado já revelavam o distanciamento e a impropriedade entre a formação dos professores e as necessidades de uma escola básica originada pelo capitalismo urbano.

10 Políticas educacionais: centralidade nos professores
O reconhecimento da escola e dos professores como protagonistas do processo de democratização permitiu mudanças significativas no sistema de ensino. As mudanças apontam a passagem do foco da formação de professor de caráter burocrático para o reflexivo.

11 Políticas neoliberais e centralidade nos professores
A sociedade atual coloca os desafios da informação e do conhecimento, do não emprego e novas configurações do trabalho também para a formação de professores. CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO O conhecimento requer um profissional bem preparado cientificamente, tecnicamente, pedagogicamente, culturalmente e humanamente que reflete sobre o seu fazer. A informação pode ser feita pelos meios de comunicação.

12 Dos saberes à competência
Mudanças na empregabilidade apontam para fragmentação de tarefas, ensino e conhecimento, atingindo a escola e prejudicando a visão articulada entre o conhecimento, os saberes e a sociedade. Na tentativa de superar estas dificuldades e buscar a solução para problemas humanos e sociais surge o projeto coletivo interdisciplinar.

13 Dos saberes à competência
A demanda quantitativa da escolaridade e a manutenção do emprego interferem no exercício das atividades dos professores e as competências para o ensinar se tornam mecanismos de controle e qualificação dos professores.

14 Projetos em confronto: papel da reflexão para o exercício e valorização docente
Os limites da concepção de professor pesquisador podem ser superados: Visão pública e ética da reflexão Ressignificação das teorias a partir dos conhecimentos Realização da pesquisa na escola integrada à jornada de trabalho Desenvolvimento profissional que combine formação inicial, experiência profissional e condições de trabalho Formação contínua com profissionalização individual e coletiva e reforço da escola


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