A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Luciana Eliza dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Luciana Eliza dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Luciana Eliza dos Santos
Didática Profª. Luciana Eliza dos Santos

2 Pontos refletidos: Didática – Prática e Intencionalidade
Educação – Sociedade Educação e contexto De que educação estamos falando? Qual a perspectiva Didática apropriada a ela? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

3 Desenvolvimento interno (individual e subjetivo)
A educação leva os indivíduos ao aprendizado, à evolução enquanto seres historicamente situados. Desenvolvimento interno (individual e subjetivo) Desenvolvimento externo (vinculado às influências externas, a incorporação de elementos pela educação) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

4 Teorias de aprendizagem
Fundada em hipóteses Formas de sistematizar uma área de conhecimento Formas de compreender uma área de conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

5 JEAN PIAGET (1896- 1967) Teoria centrada em dois eixos:
Construtivismo – conhecimento relacionado à ação do sujeito sobre objetos do conhecimento. Interacionismo – conhecimento relacionado às trocas efetuadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

6 Genético –idéia de gênese e evolução.
Estruturalismo – construção da capacidade do sujeito pensar, organizar; as estruturas mentais se tornam mais complexas durante o processo de construção de conhecimentos. Genético –idéia de gênese e evolução. No processo de construção, há uma estrutura inicial e outra que se torna mais complexa. No processo de evolução ocorre a conservação das estruturas iniciais. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

7 Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget:
Aprendizagem e desenvolvimento O desenvolvimento é condição para o aprendizado; a relação de ensino aprendizagem está vinculada aos processos de desenvolvimento. Realidade Psicológica - É interna ao sujeito - a percepção da realidade dialoga com aspectos internos O desenvolvimento leva ao aprendizado e tem como elemento regulador a percepção individual dos sujeitos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

8 Etapas do desenvolvimento segundo Piaget:
Sensório-motor: nascimento até 18/24 meses. Presença da inteligência, mas não do pensamento. Inteligência – solução de problemas novos Pensamento – inteligência simbólica Pré-Operatório: 2 anos até 7/8 anos. Função Simbólica – estabelecer comparações ao representar uma coisa por meio de outra; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 Operações Concretas: 7/8 anos até 12/15 anos
Ação lógica ligada a manipulação de objetos. Operações Formais: 12 anos Lógica do discurso. Raciocínio hipotético-dedutivo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 Piaget: etapas do desenvolvimento
Desenvolvimento: está sempre relacionado a formas, às estruturas. Aprendizagem: trata-se de conteúdos. Processo endógeno. Desenvolvimento Humano: adaptativo ao meio, através da interação entre sujeito e mundo. Adaptação: assimilação e acomodação Desequilíbrio: interação com o meio ou objetos de conhecimento. Ação interesse em recuperar o equilíbrio. Esquema – associado a acomodação de conhecimentos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 LEV S. VYGOTSKY ( ) Desenvolvimento dos sujeitos é resultado de um processo sócio-histórico; a linguagem exerce função central neste processo. interação do sujeito com o meio é fator determinante ao desenvolvimento e à aprendizagem. Visão marxista das relações sociais. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 Origem e desenvolvimento psicológico
Filogenético: desenvolvimento da espécie humana. Ontogenético: desenvolvimento do indivíduo dentro da sua espécie. Sociogenético: história dos grupos sociais. Microgenético: processos psicológicos referentes a cada sujeito. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

13 Ser Social: o ser humano é essencialmente um ser social.
Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicação e interação com o meio e propicia o desenvolvimento e a aprendizagem. Alteridade e mediação: Importância da aquisição de experiências pelo contato com o outro. Linguagem: representação estruturante do desenvolvimento humano. Constitui o pensamento e as representações humanas. Transmissão cultural: vinculação dos sujeitos a uma cultura. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

14 maturação biológica, que depende do sistema nervoso;
No processo de aprendizagem e desenvolvimento sujeito social temos como elementos centrais: maturação biológica, que depende do sistema nervoso; aprendizagem como fator central ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores – consciência, intenção, planejamento, ações voluntárias. aprendizagem produz desenvolvimento de esquemas intelectual. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

15 Bruner ( ) Bruner afirma que é possível ensinar qualquer assunto a uma criança em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Independente do assunto, deve-se levar em consideração as diversas etapas do desenvolvimento intelectual. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

16 Processo de descoberta: leva a criança ao aprendizado.
O conhecimento deve ser transferido com base na visão de mundo da criança. Processo de descoberta: leva a criança ao aprendizado. O conhecimento deve ser reapresentado por diversas vezes, de modos diferenciados e com aprofundamentos também diferenciados Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

17 “ensinar é, em síntese, um esforço para moldar o desenvolvimento”.
“O desenvolvimento intelectual caracteriza-se por independência da resposta em relação à natureza imediata do estímulo.” “O desenvolvimento intelectual baseia-se em absorver eventos em um sistema de armazenamento que corresponde ao meio ambiente.” Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

18 conserva em um modelo a experiência
O indivíduo utiliza-se de meios para representar o que acontece no ambiente (representação). Cria referências: conserva em um modelo a experiência decorrente da estimulação do meio, e também recuperar a informação através desse mesmo modelo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

19 a criança interage por meio da ação; estabelece
Representação ativa: a criança interage por meio da ação; estabelece relações entre experiência e ação; • Representação icônica: a criança já Na escola pode armazenar na mente dados sobre o mundo real e aprende a utilizá-los na solução de problemas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

20 Representação simbólica:
a criança trabalha hipoteticamente e realiza abstrações . Seu processo mental não se limita ao mundo concreto e às experiências passadas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

21 Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital


Carregar ppt "Profª. Luciana Eliza dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google