A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
Aula 7 Christian Ganzert

2 Gerenciamento e Custos em TI
Definir custos de TI e suas implicações; Entender o conceito de custo e suas divisões; Compreender o gerenciamento financeiro dos custos de TI.

3 Conceito de Custos Custos em TI são cíclicos
Responsáveis pela manutenção da operação nos seus moldes atuais e no seu planejamento para o futuro Custos devem produzir retornos Eficiência do desembolso deve ser apurada.

4 Conceito Custos são diferentes de despesas.
Custos ocorrem no empenho de recursos para atendimento dos processos da área fim da organização; Despesas são empenhos de recursos para gestão, suporte e controle das atividades da área fim da organização.

5 Classificação de Custos
Despesas correntes Despesas com aluguel de imóveis; Manutenção de instalações prediais; Deslocamento da equipe para atendimento externo; Custos de Hardware Suprimentos de TI Peças de reposição Locação Equipamentos Manutenção e conservação de Equipamentos

6 Classificação de Custos
Software Locação Manutenção Serviços Suporte a usuários (serviços do servisse desk no atendimento ao usuário final). Serviços de suporte a infraestrutura (link de dados, rede corporativa, etc.) Consultoria

7 Classificação de Custos
Infraestrutura Serviços Técnicos (Exceto desenvolvimento e suporte a usuários) Comunicação de Dados, links de dados e voz Hospedagem de Sistemas em nuvem, para arquivos ou aplicativos negociados no modelo SaaS

8 Custo de Software Tipificados como fixos
aquisição de licenças de uso definidas pela quantidade de usuários da organização Ou SaaS custo da licença é transformado em tempo ou carga de utilização

9 Custo de Pessoal Decorrentes da folha de pagamento;
Incluem gastos com melhoria do corpo técnico Treinamento Certificações Benefícios e demais encargos

10 Custo de Acomodação provimento de locais adequados para instalações dos serviços de TI Climatização; Rede de dados; Mobiliário e segurança; Etc.

11 Gerenciamento Financeiro de Custos
Orçamento Guia de referência para gastos em TI Aquisições controladas pela Gerência Financeira Previsão de custos com provisão para situações de contingência Adequação ao planejamento estratégico

12 Gestão por Centros de Custos
Separação e anotação contábil dos custos de forma diferenciada Tipificação dos custos de TI em função dos serviços prestados. Verificação de desempenho do custo por Centro de Custos Instituição de política de Cliente/Fornecedor interno, com aporte de recursos entre diferentes setores da organização

13 Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
Atividade 7 Christian Ganzert

14 Atividade Como elaborar um orçamento compatível com os custos de TI em médio prazo?

15 Solução Todo orçamento é, de fato, um planejamento.
Ter em mente o portfólio de exigibilidades do negócio. Iigado ao volume de negócios desempenhados pela organização Desenhar um perfil de recursos necessários. Orçar.

16 Solução Orçamentos denotam conhecimento acerca de preços
Pesquisa de mercado acerca de custos de equipamentos e serviços; Processo licitatório ou tomada de preços simples, usando ao menos 3 referências de fornecedores; Considerar qualidade almejada e SLAs acordadas com clientes.

17 Solução Desdobrar os custos no orçamento por natureza e, quando possível, por projeto. Orçamento deverá contemplar o confronto entre Receitas e Gastos (incluídos custos e despesas).


Carregar ppt "Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google