Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Tomada de Decisão
3
Objetivos estratégicos; Objetivos táticos e Objetivos operacionais.
REVISÃO Na aula anterior vimos que o planejamento começa com a definição dos objetivos que desejamos alcançar. Vimos também que os tipos de objetivos, em relação à sua abrangência e o tempo de duração, podem ser classificados em: Objetivos estratégicos; Objetivos táticos e Objetivos operacionais. Também estudamos a hierarquia dos objetivos: Objetivos Organizacionais; Objetivos Departamentais e Objetivos Operacionais
4
E esses Princípios são: Princípio da comunicação total;
REVISÃO Na sequência estudamos o desdobramento dos objetivos onde percebemos que partindo-se dos objetivos globais ou organizacionais, que são de maior amplitude e menor detalhamento, segue-se um desdobramento até atingir as normas que são regras que asseguram os procedimentos em uma conformidade de ação. Posteriormente vimos os Princípios para o Estabelecimento de Objetivos. E esses Princípios são: Princípio da comunicação total; Princípio da coerência; Princípio da coerência horizontal.
5
Com esses conceitos vistos e estudados vamos, na aula de hoje, adentrar em uma outra parte do Planejamento que é a
6
TOMADA DE DECISÃO
7
TOMADA DE DECISÃO Uma vez definidos os objetivos da organização, a tarefa do planejamento é estabelecer as ações racionais para o seu alcance da melhor maneira possível. A racionalidade consiste em escolher os meios mais adequados para alcançar os objetivos. Isso significa: O que se deve fazer. Quando fazer. Quem deve fazê-lo. De que maneira fazer.
8
TOMADA DE DECISÃO Para tanto, deve-se tomar decisões a respeito de como alcançar os objetivos fixados. Feito o diagnóstico da situação atual e determinados os objetivos a serem alcançados, o planejamento é o caminho entre a situação presente e a situação objetivada.
9
Apenas um desses caminhos deve ser escolhido.
TOMADA DE DECISÃO Há várias alternativas diferentes para se fazer esse caminho e é preciso compará-las para escolher a mais adequada. O processo decisorial existe justamente por causa da existência de várias alternativas de caminhos ou de cursos de ação. Apenas um desses caminhos deve ser escolhido. E a escolha é o resultado de um processo de tomada de decisão.
10
Tomada de decisão antecipatória:
O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características especiais, como: Tomada de decisão antecipatória: O planejamento refere-se à decisão sobre o que fazer e como, antes de a ação requerida ser executada. O planejamento envolve um processo formal que precede a ação, ao passo que a tomada de decisão também precede a ação, mas pode ser informal.
11
b) Interconexão das decisões:
TOMADA DE DECISÃO O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características especiais, como: b) Interconexão das decisões: O planejamento busca conjugar as decisões tomadas nos diversos níveis e áreas da organização, bem como envolver uma decisão ou um conjunto de decisões em outras decisões antecedentes ou subsequentes, tornando difícil saber onde começa e onde acaba um planejamento.
12
c) Criação de um estado futuro desejável:
TOMADA DE DECISÃO O planejamento pode ser considerado um aspecto particular da tomada de decisão, envolvendo algumas características especiais, como: c) Criação de um estado futuro desejável: O planejamento busca alcançar uma situação futura almejada pela organização. Esse futuro desejado pode referir- se tanto a objetivos organizacionais globais como a objetivos departamentais ou operacionais.
13
A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa.
TOMADA DE DECISÃO A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. O administrador deve constantemente escolher o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer.
14
TOMADA DE DECISÃO
15
TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 1 - Experiência passada: é o método mais utilizado para a tomada de decisões. Porém, ainda que essa abordagem possa ser profunda em algumas situações, ela não considera rápidas e profundas mudanças na organização e no seu ambiente. Além disso, o que foi apropriado no passado pode ser inteiramente inapropriado numa situação futura. Contudo, se a situação atual apresenta alguma relação direta com a experiência passada, a perspectiva histórica não pode ser ignorada.
16
TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 2-Experimentação: é um método alternativo para a tomada de decisão. É o caso, por exemplo, de uma empresa manufatureira testar o mercado para um novo produto e analisar as vendas e a aceitação do produto durante uma experiência piloto, para decidir sobre o lançamento daquele produto em larga escala. Ou um plano piloto sobre um processo de produção. Ou ainda um protótipo para produzir um produto novo.
17
3 - Pesquisa Operacional (PO):
TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 3 - Pesquisa Operacional (PO): é um método que utiliza vários modelos analíticos ou matemáticos para verificar as relações entre os vários fatores e alternativas na forma de equações, matrizes e modelos matemáticos. Uma das mais marcantes contribuições dessa abordagem foi a conscientização sobre a necessidade de colocação explícita de objetivos, recursos, restrições e riscos envolvidos. A PO será estudada no capítulo sobre a Teoria Matemática da Administração.
18
TOMADA DE DECISÃO Para abastecer o processo decisorial, a informação deve ser organizada de maneira racional e isenta de distorções. Assim, o processo decisorial precisa basear- se em um ou mais dos métodos abaixo: 4 - Árvore de decisões: é uma espécie de matriz com as alternativas de decisões ao longo do processo decisorial. Quase sempre mostra os possíveis resultados ou consequências de cada bifurcação decisorial. Sua finalidade é projetar os possíveis efeitos sequenciais de uma decisão através de um período de tempo.
19
TOMADA DE DECISÃO x 0,6= x 0,4 = _________________ VE = x 0,6= x 0,4 = ________________ VE =
20
TOMADA DE DECISÃO Qualquer que seja o método utilizado como base para o processo decisorial, o importante é a predição das consequências possíveis das decisões a serem tomadas, a avaliação e a comparação dessas consequências para que a melhor alternativa possa ser escolhida com rigor. Estabelecidos os objetivos a alcançar e efetuada a tomada de decisão a respeito das alternativas de ações futuras, a terceira fase é a elaboração dos planos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.