A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS"— Transcrição da apresentação:

1 A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
APLICADAS AO CURSO DE DIREITO Kleber Antonio Galerani - UNIFRAN – CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL Esdras Lovo - UNIFRAN Carlos Fernando de Araújo Jr. – CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL Carmen Lúcia T. M. Conti - UNIFRAN - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL Flávio Henrique Amado Térsi - UNIFRAN

2 necessidade de mudança
DIAGNÓSTICO perfil do ingressante + modelo tradicional  baixa aderência necessidade de mudança

3 OBJETIVO melhoria qualidade das aulas no ensino presencial
alinhamento práticas pedagógicas indicadores de aprendizagem metodologias ativas e tecnologias digitais

4 ALINHAMENTO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Mapa de Aula título – objetivos – conteúdo – bibliografia disponibilização prévia benefício > organização (alunos e professores)

5 INDICADORES DE APRENDIZAGEM
avaliações multidisciplinares (BBoard) análise quantitativa e qualitativa Coordenação e NDE  ações preventivas e corretivas

6 METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Grupo de Facilitadores (TDs) Projeto TDs no Ensino Superior PPQ Docente (MAs)

7 PROJETO TDs NO ENSINO SUPERIOR (2015)
Grupo de Pesquisa Direito, Engenharias, Odontologia, Administração, Letras Objetivos > uso das MAs e TDs no presencial, nivelamento, complementação formação

8 DIREITO - AÇÕES 2015 formação gerencial e negocial – BlackBoard 2016
nivelamento Língua Portuguesa – aprendizagem adaptativa Projeto Direto ao Ponto

9 CONCEPÇÃO alunos solicitam indicação de vídeos
dificuldade quanto confiabilidade da fonte oportunidade produzir vídeos de curta duração principais tópicos das aulas disponibilização prévia + Mapa de Aula

10 SALA DE AULA INVERTIDA Jonathan Bergmann e Aaron Sams antes da aula
vídeos (4 a 6 min), atividades interativas, leitura na aula resolução de problemas, conceitos avançados, atividades colaborativas

11 METODOLOGIA piloto: Ciência Política e Teoria Geral do Estado
alunos 1º semestre (68 alunos) 5 vídeos  BlackBoard (Kaltura) pesquisa de satisfação

12 KALTURA

13 VISUALIZAÇÕES

14 PESQUISA DE SATISFAÇÃO
público-alvo: 1º semestre (68 alunos) 66 responderam a pesquisa (98,5%) 99% nível de confiança da amostra 2% erro amostral Likert

15 OS VÍDEOS FACILITARAM A APRENDIZAGEM SOBRE OS TEMAS MINISTRADOS?

16 OS VÍDEOS FAVORECERAM A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS?

17 OS VÍDEOS PERMITEM MAIOR APROFUNDAMENTO NOS ASSUNTOS MINISTRADOS?

18 OS VÍDEOS MELHORARAM O APROVEITAMENTO
NA DISCIPLINA?

19 A DISPONIBILIZAÇÃO DE VÍDEOS EM OUTRAS DISCIPLINAS AUMENTARIA A MOTIVAÇÃO DE ESTUDO?

20 o retorno dos alunos não parou por aí...

21 251 comentários nos 5 vídeos

22 CONCLUSÕES alta aderência aos vídeos elaborados
alto grau de satisfação possibilidade de escalabilidade do projeto enriquecimento e diversificação da experiência educacional

23 obrigado


Carregar ppt "A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google