Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Ramalho de Sá Alterado mais de 5 anos atrás
1
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
APLICADAS AO CURSO DE DIREITO Kleber Antonio Galerani - UNIFRAN – CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL Esdras Lovo - UNIFRAN Carlos Fernando de Araújo Jr. – CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL Carmen Lúcia T. M. Conti - UNIFRAN - CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL Flávio Henrique Amado Térsi - UNIFRAN
2
necessidade de mudança
DIAGNÓSTICO perfil do ingressante + modelo tradicional baixa aderência necessidade de mudança
3
OBJETIVO melhoria qualidade das aulas no ensino presencial
alinhamento práticas pedagógicas indicadores de aprendizagem metodologias ativas e tecnologias digitais
4
ALINHAMENTO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Mapa de Aula título – objetivos – conteúdo – bibliografia disponibilização prévia benefício > organização (alunos e professores)
5
INDICADORES DE APRENDIZAGEM
avaliações multidisciplinares (BBoard) análise quantitativa e qualitativa Coordenação e NDE ações preventivas e corretivas
6
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Grupo de Facilitadores (TDs) Projeto TDs no Ensino Superior PPQ Docente (MAs)
7
PROJETO TDs NO ENSINO SUPERIOR (2015)
Grupo de Pesquisa Direito, Engenharias, Odontologia, Administração, Letras Objetivos > uso das MAs e TDs no presencial, nivelamento, complementação formação
8
DIREITO - AÇÕES 2015 formação gerencial e negocial – BlackBoard 2016
nivelamento Língua Portuguesa – aprendizagem adaptativa Projeto Direto ao Ponto
9
CONCEPÇÃO alunos solicitam indicação de vídeos
dificuldade quanto confiabilidade da fonte oportunidade produzir vídeos de curta duração principais tópicos das aulas disponibilização prévia + Mapa de Aula
10
SALA DE AULA INVERTIDA Jonathan Bergmann e Aaron Sams antes da aula
vídeos (4 a 6 min), atividades interativas, leitura na aula resolução de problemas, conceitos avançados, atividades colaborativas
11
METODOLOGIA piloto: Ciência Política e Teoria Geral do Estado
alunos 1º semestre (68 alunos) 5 vídeos BlackBoard (Kaltura) pesquisa de satisfação
12
KALTURA
13
VISUALIZAÇÕES
14
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
público-alvo: 1º semestre (68 alunos) 66 responderam a pesquisa (98,5%) 99% nível de confiança da amostra 2% erro amostral Likert
15
OS VÍDEOS FACILITARAM A APRENDIZAGEM SOBRE OS TEMAS MINISTRADOS?
16
OS VÍDEOS FAVORECERAM A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS?
17
OS VÍDEOS PERMITEM MAIOR APROFUNDAMENTO NOS ASSUNTOS MINISTRADOS?
18
OS VÍDEOS MELHORARAM O APROVEITAMENTO
NA DISCIPLINA?
19
A DISPONIBILIZAÇÃO DE VÍDEOS EM OUTRAS DISCIPLINAS AUMENTARIA A MOTIVAÇÃO DE ESTUDO?
20
o retorno dos alunos não parou por aí...
21
251 comentários nos 5 vídeos
22
CONCLUSÕES alta aderência aos vídeos elaborados
alto grau de satisfação possibilidade de escalabilidade do projeto enriquecimento e diversificação da experiência educacional
23
obrigado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.