A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL"— Transcrição da apresentação:

1

2 AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL? E SE É POSSÍVEL, COMO SE FAZ?

3 O QUE É AVALIAR? Procedimento docente que atribui símbolos a fenômenos cujas dimensões foram medidas, a fim de lhes caracterizar o valor, por comparação com padrões prefixados. ( ROMÃO, 2002). Um ato subsidiário da prática pedagógica com vistas à obtenção de resultados os mais satisfatórios possíveis diante do caminho de desenvolvimento de cada educando. ( LUCKESI, 2003, p. 27)

4 Trata-se de recolher informação e de proceder a um juízo de valor, muitas vezes, com o sentido de conduzir a uma tomada de decisão. (MIRAS; SOLÉ, 1992). Avaliar é mediar o processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou rápidos progressos. ( BEVENUTTI, 2002)

5 A HISTÓRIA DO RATO

6 Romão disse a um ratinho que ia passando por perto dele:
− Pare aí. Temos já de ir ao juiz. Quero te acusar. − Vamos, respondeu o ratinho. − Tenho consciência de que nada me acusa e saberei defender-me.

7 − Aqui estamos diante do senhor juiz. − Não o vejo, disse o ratinho.
− Muito bem, disse o gato. − Aqui estamos diante do senhor juiz. − Não o vejo, disse o ratinho. − O juiz sou eu, disse o gato.

8 − E o júri? Perguntou o ratinho. − O júri também sou eu, disse o gato.
− E o promotor? Perguntou o ratinho. − O promotor também sou eu.

9 − Então você é tudo? Disse o ratinho. − Sim, porque eu sou o gato.
− Vou acusar você, julgar você e comer você. ( Extraído do texto Alice na escola. Gabriel de Andrade Junqueira Filho)

10 AVALIAÇÃO INFORMAL AVALIAÇÃO FORMAL Diagnóstica/prognóstica
Formativa/de controle Somativa somatória/cumulativa/certificativa AVALIAÇÃO INFORMAL Observações Comentários Gestos e olhares

11 (FREITAS, 2002, p. 315 apud VILLAS BOAS, 2009, p. 45)
De fato, quando o aluno é reprovado pela nota, no plano formal, ele já tinha sido antes, reprovado no plano informal, no nível dos juízos de valor e das representações do professor – durante o próprio processo. (FREITAS, 2002, p. 315 apud VILLAS BOAS, 2009, p. 45)

12 SABEMOS MESMO O QUE QUEREMOS AVALIAR?

13

14 PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO

15 PLANEJO EXECUTO AVALIO

16 AVALIAR POR COMPETÊNCIA PLANEJAR POR E ENSINAR POR COMPETÊNCIA

17 O QUE É COMPETÊNCIA?

18 HABILIDADE necessária para aplicar o conhecimento
ATITUDE para refletir sobre o conhecimento e usar as habilidades adequadamente COMPETÊNCIA

19 A noção de competência é utilizada no sentido da mobilização e aplicação dos conhecimentos escolares, entendidos de forma ampla (conceitos, procedimentos, valores e atitudes). Assim, ser competente significa ser capaz de, ao se defrontar com um problema, ativar e utilizar o conhecimento construído.

20 COMPETÊNCIA HABILIDADE Competência significa a capacidade de fazer alguma coisa de modo adequado, servindo-se, para tanto, de variadas habilidades ... A posse de uma competência, qualidade complexa, exige a posse de um conjunto de habilidades simples. ( LUCKESI, 2011, p. 409)

21 Competência define o que ( conteúdos cognitivos, afetivos e motores) e como ( metodologia) se ensina e se aprende. ( LUCKESI, 2011, p. 410) Habilidades ( passos) COMPETÊNCIA ( meta complexa)

22 Gerenciar recursos tecnológicos de organizações, incluindo avaliação, aquisição, instalação, operação, suporte e manutenção. ( Extraído do PPC de GTI/FADBA)

23 Avaliar, nesse sentido, implicará em o professor investigar a qualidade do desempenho alcançado pelo educando, verificando sua satisfatoriedade ou não, e reorientar a aprendizagem, caso seja necessário. ( LUCKESI, 2011)

24 Acompanhamento permanente e sistemático Planejamento e replanejamento
Controle e regulação Planejamento e replanejamento

25 Competências gerais Competências específicas dos eixos de formação Competências específicas do componente curricular

26 UMA PROVOCAÇÃO... Quem é o responsável pelo desenvolvimento de competências do aluno do ensino superior?

27 (IN)CONCLUINDO... AVALIAR POR COMPETÊNCIA EXIGE/IMPLICA:
Sólido e articulado processo de planejamento; Ensino com vistas à aprendizagem; Momentos de regulação e auto regulação de aprendizagem; Critérios de avaliação transparentes e por todos conhecidos; Instrumentos compatíveis com as habilidades desenvolvidas; Reorientação de aprendizagem; Mútuo comprometimento com a aprendizagem.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google