Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafael Monteiro Klettenberg Alterado mais de 6 anos atrás
1
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli
2
Capacitar os participantes, para gerenciamento
OBJETIVOS DO MÓDULO Capacitar os participantes, para gerenciamento de múltiplos projetos envolvendo ambientes de alta competitividade e complexidade. Fornecer o conhecimento e competências para tratar de forma integrada os aspectos estratégicos, orientados para gerar valor aos negócios da organização. Objetivos
3
Aulas 7 e 8
4
Atribuições do PMO Gestão do Portfólio de Projetos Reporte
Realizar interface com demais PMOs Reporte Reportar andamento gerencial Padronização da metodologia e informações gerenciais Estabelecer modelos de EAP, cronograma, planos, etc. Melhorar performance na implementação de custos e prazos Apoiar a construção de previsões e tendências Apoiar aos gerentes no controle de desvios Controle do escopo e gestão de mudanças Análise e gestão de riscos
5
Outras Atribuições do PMO
+ Gestão de Portfólio Definição de processos e ferramentas para alinhamento, priorização, seleção e monitoramento dos projetos da organização + Gestão do Conhecimento Definição de processos e ferramentas para a transformação de conhecimento tácito em conhecimento explicito nos projetos + OPM3 Avaliação da Maturidade, identificando e fazendo implantação de práticas que contribuam para o aumento da maturidade
6
Outras Atribuições (continuação)
+ Capacitação Capacitar os envolvidos no processo de gestão de projetos, na metodologia e nas ferramentas. + Relatórios Gerenciais Elaborar Relatórios Gerenciais para os gestores da organização.
7
Como Criar um PMO na Organização
+ Fazer um diagnóstico de maturidade Com o objetivo de conhecer a organização, e entender quais os desafios e fatores críticos de sucesso na implantação do PMO Atividade Inicial
8
PMO E NÍVEL DE MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS
Para Kerzner (2002/2003), a Excelência em Gerenciamento de Projetos É alcançada se a organização conseguir um alto grau de maturidade e um PMO atuante.
9
Consideração sobre Gestão de Mudanças
A implantação do PMO é um processo complexo que implica na mudança da cultura de uma organização para uma nova maneira de se fazer negócios com o gerenciamento de projetos.
10
PMO e Nível de Maturidade em Gestão de Projetos
A maturidade proposta neste diagnóstico é dividida em 6 (seis) estágios característicos do processo de maturidade.
11
Gestão do Portfolio de Projetos Project Management Office
PONTOS A SEREM AVALIADOS Cultura Organizacional Estrutura Organizacional Gestão do Portfolio de Projetos Project Management Office Metodologia Gestão de Pessoas Tecnologia de Suporte Desempenho e Resultados Vamos ver os exemplos:
12
É CONDUZIDO UM ESTUDO DE VIABILIDADE NOS PROJETOS DE SUA ÁREA?
Descrição % Eventualmente realiza 20% Existe um formulário padrão 10% Não existe nada
13
COMO CHEGA EM SUA ÁREA A INFORMAÇÃO DE UM NOVO PROJETO?
Descrição % Através de reuniões 20% Pelo Cliente Pelo Gerente da minha área 30% De todas as formas (telefone, , etc)
14
Existe um Gerente de Projetos Designado em Sua Área Para Conduzir os Projetos?
Descrição % Sim 67% Somente para os projetos principais 16% Para todos os projetos
15
Existe um Documento que Formalize A Existência de Um Novo Projeto em Sua Área?
Descrição % Sim 43% Somente para alguns projetos 14% Não 41%
16
Apresentar os Resultados
Exemplos Nenhuma resistência direta foi percebida quanto ao valor do gerenciamento de projetos. Não existe uma perceptível ação de promoção e divulgação do trabalho em projetos, através de palestras e participação em eventos relacionados, visando suportar diretamente as iniciativas de gerenciamento de projetos. O conhecimento em gerenciamento de projetos é na maioria das vezes apenas no nível fundamental e básico. Sugerimos reforçar o programa de treinamento.
17
Definir a Metodologia de Gerenciamento de Projetos
Criar e documentar os modelos (templates) para as áreas de conhecimento. Definir os papéis e responsabilidades. Definir o padrão e a nomenclatura dos projetos. Definir o procedimento de organização e retenção de Lições Aprendidas. Definir os modelos de governança. Desenhar e documentar os processos de Gerenciamento de Projetos
18
A Metodologia Uma metodologia pode ser entendida como uma abordagem detalhada contendo um guia, passo a passo, para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços. A metodologia consiste em um conjunto de processos, técnicas, ferramentas, templates, checklists, exemplos e outros documentos de apoio, com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso dos projetos de uma organização.
19
METODOLOGIA O desenvolvimento de uma metodologia de gestão de projetos engloba processos que visam a melhoria do desempenho durante o planejamento e a execução dos projetos, criando condições para que eles atinjam seus objetivos dentro dos custos, prazos, qualidade, escopo e satisfação dos clientes previstos. Metodologias integradas, utilizadas em conjunto com as ferramentas adequadas, facilitam o alcance das metas dos projetos, criando menos conflitos com as atividades operacionais das empresas.
20
METODOLOGIA A metodologia será disponibilizada a todos os envolvidos com projetos, de forma que todos possam utilizá-la de forma rápida e independente de onde estejam localizados fisicamente, apoiados por um eficiente plano de capacitação. O seu uso sistemático vai permitir a padronização dos mecanismos de gerenciamento de projetos, a manutenção da alta qualidade dos projetos e o atendimento às necessidades dos clientes. A metodologia será flexível o suficiente para permitir aos gerentes de projeto o uso das ferramentas e processos.
21
Avaliar e Definir as Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Buscar as melhores ferramentas de Gerenciamento de Projetos existentes no mercado de forma que estas sejam aderentes aos processos e a metodologia de Gerenciamento de Projetos definidas para a sua organização.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.