A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS"— Transcrição da apresentação:

1

2 APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Sala Allegro 2 – Palestras Institucionais - 20set17 17:30 / 17:55 – PI Pearson APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS A palestra tem por objetivo apresentar a aprendizagem colaborativa como uma proposta de aprendizagem ativa e diferenciada e os aspectos que envolvem a aprendizagem colaborativa necessários ao professor e tutor para que eles conduzam o aprendizado tendo em vista as possibilidades de melhoria no processo ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de forma a fazer com que os alunos consigam interagir e realmente colaborar uns com os outros, com o objetivo de produzir conhecimentos, por meio de diferentes atividades possíveis num ambiente de aprendizagem virtual. Maria Filomena Brandão - Pearson Education Brasil

3 Base Teórica da Aprendizagem Colaborativa Construção do Conhecimento
Hipóteses Evolutivas Interação entre o sujeito e o meio Equilibração (equilíbrio cognitivo). Base Teórica da Aprendizagem Colaborativa Construtivismo Construção do Conhecimento

4 Base Teórica da Aprendizagem Colaborativa Socio Interacionismo
Interação Distância entre o Nível Real e o Nível Potencial Ambientes de participação, colaboração e constantes desafios. Zona de Desenvolvimento Proximal Através dos outros, nos tornamos nós mesmos. Lev Vygotsky

5 Aprendizagem colaborativa em Ambientes Virtuais
Estratégia em que dois ou mais sujeitos constroem seu conhecimento através da discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos mediáticos atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem. A colaboração caracteriza-se pelo ajuste mútuo dos participantes num esforço coordenado para a resolução conjunta de uma situação problema. Na colaboração o processo cognitivo pode ser dividido em camadas entrelaçadas em que o resultado é a construção do conhecimento Os alunos são responsáveis pelo aprendizado uns dos outros, de modo que o sucesso de um ajuda no sucesso dos outros (Gokhale, 1995).

6 Quem são os alunos de sucesso em EAD ?
Mente Aberta, Capacidade Adaptativa, Pragmáticos Compartilha detalhes sobre tudo (vida, trabalho e estudo) Acreditam que a aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento Usam suas experiências de aprendizagem e as aplicam de maneira contínua Sente necessidade de ver e ouvir seus colegas ou professores para aprender com eles e ensinar Os alunos virtuais de sucesso têm a mente aberta e compartilham detalhes sobre sua vida, trabalho e outras experiências educacionais ... são capazes de usar suas experiências no processo de aprendizagem e também de aplicar sua aprendizagem de maneira contínua a suas experiências de vida. (PALLOFF e PRATT, 2004, p.26).... aluno virtual acredita que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento – não apenas na sala de aula tradicional. O aluno não sente a necessidade de ver e ouvir seus colegas ou professores para aprender com eles, ficando à vontade para trabalhar em um ambiente relativamente não-estruturado. (PALLOFF e PRATT, 2004, p.28). PALLOFF e PRATT, 2004,).

7 Aprendizagem colaborativa

8 PAPEL DA TUTORIA Não basta deixarmos à disposição conteúdos e tecnologias, é preciso orientar os processos comunicativos e intervir em momentos de dúvidas e ajustes. É preciso ficar atento aos aspectos socioculturais do grupo a fim de que a colaboração possa ser constituída em aprendizagem. Tipos de papéis: facilitador da discussão, observador do processo, comentarista do conteúdo, líder de equipe e apresentador de determinado tópico.

9 AVALIAÇÃO Criar instrumentos avaliativos com indicadores que lhe auxiliam na identificação do pensamento crítico; ao desenvolvimento de capacidades de interação, negociação de informações e resolução de problemas; ao desenvolvimento da capacidade de autorregulação do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação sobre a perspectiva da aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais pode ser expressa de duas formas: avaliação formativa e, avaliação final (somativa) considerando os aspectos qualitativos e quantitativos. Essas manifestações estão presentes nos espaços: fóruns, s, chats, redes sociais, atividades enviadas, wikis, blogs, portfólios etc.


Carregar ppt "APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google