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TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CONCEITOS Educação - São experiências de aprendizagem que preparam o colaborador para desenvolver futuros deveres no cargo.

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1 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CONCEITOS Educação - São experiências de aprendizagem que preparam o colaborador para desenvolver futuros deveres no cargo. - É toda influência que o ser humano recebe do ambiente social, durante toda a sua existência, no sentido de adaptar- se às normas e aos valores sociais vigentes.

2 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CONCEITOS Educação  É o preparo para a vida pela vida.  Pressupõe o desenvolvimento global da pessoa, social, intelectual e fisicamente Institucionalizada - organizada e sistemática, igreja e escola. Assistemática - escola da “vida” no lar, nos grupos sociais e nas ruas.

3 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CONCEITOS Treinamento É um processo de assimilação a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados diretamente ao cargo atual.

4 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Treinamento Sistemático ou Não. Prepara para uma tarefa ou cargo. Ministrado pela própria instituição. Objetivos imediatos e mais restritos.

5 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento Foca o crescimento pessoal do colaborador e visa à carreira futura e não apenas o cargo atual. É o conjunto de experiências organizadas de aprendizagem proporcionadas pela organização, dentro de um período especifico de tempo, que objetiva oferecer oportunidade de melhoria do desempenho e/ou do crescimento humano.

6 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO O conteúdo do treinamento envolve quatro tipos de mudança de comportamento, a saber: Transmissão de informações; Desenvolvimento de habilidades; Desenvolvimento ou modificações de atitudes; Desenvolvimento de conceitos.

7 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO A aprendizagem é um fator fundamental do comportamento humano, pois afeta poderosamente não somente a maneira pela qual as pessoas pensam, sentem e agem, mas também sua crenças, valores e objetivos.

8 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO A execução do treinamento dependerá principalmente dos seguintes fatores: Adequação do programa de treinamento a necessidade da organização; A qualidade do material de treinamento apresentado; A cooperação dos chefes e dirigentes da empresa; A qualidade e preparo dos instrutores; A qualidade dos aprendizes.

9 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO APRESENTADOR / INSTRUTOR / FACILITADOR É aquele que e considerado capacitado teórica e tecnicamente para apresentar conhecimento de um determinado assunto e que está qualificado para exercer o papel de agente de mudanças nos: treinandos, ouvintes e participantes de, postura conduta, conhecimento e proficiência.

10 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO TREINANDO / OUVINTE / PARTICIPANTE É o individuo que se submete ao processo de aprendizagem através de uma instrução direcionada a agregar conhecimento que propiciem o desenvolvimento de tarefas em maior escala (quantidade ou qualidade).

11 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO APRENDIZAGEM A aprendizagem é o processo de assimilação de conhecimento que provocam uma mudança de comportamento, postura, desempenho, associação de ideias, e de auto avaliação, que ira se refletir diretamente no exercício do trabalho ou na vida das pessoas.

12 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ENSINO NA VISÃO TRADICIONAL Instrutor = Detentor do saber Transmissão de conhecimento = Educação dirigida Relacionamento autoritário = Sábio x Ignorante

13 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ENSINO NA VISÃO ATUAL Instrutor = Facilitador Treinando = Participante Construção do conhecimento = Relacionamento com feedback e motivação

14 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Formação Profissional  Objetivos amplos.  Prepara para uma profissão.  Formação nas escolas e empresas.

15 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS DE T & D Específicos Formação Profissional Visa alcançar um grau ideal de capacidade laboral para determinada profissão.

16 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Especialização Oferece ao colaborador um campo de conhecimento ou prática específica dentro de uma área de trabalho com vista a otimizar resultados. Reciclagem Visa rever conceitos, conhecimentos ou práticas de trabalho, renovando-os ou atualizando-os de acordo com as necessidades.

17 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Genéricos  Incentivo motivacional  Otimização pessoal e organizacional  Aumento da qualidade & produtividade  Atendimento as exigências das mudanças

18 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Incentivo motivacional Treinando o colaborador com vista a oferecer ao dito a possibilidade de ser eficaz. Otimização pessoal e organizacional Colaboradores em ascensão, satisfeitos e motivados transformam os ambientes das organizações, deixando-os apropriados para atingir a excelência.

19 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Aumento da qualidade & produtividade A qualidade tende a ser otimizada de forma diretamente proporcional ao conhecimento do colaborador. A produtividade é decorrente da medida em que o treinamento propicia a realização de tarefas/ações mais precisas e corretas.

20 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Atendimento as exigências das mudanças As organizações vivenciam uma avalanche de mudanças (tecnológicas, de processos, comportamentais etc..) dos múltiplos cenários que as circundam.

21 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ABRANGÊNCIA DOS OBJETIVOS Aspecto Técnico Submeter ao programação de treinamento, cada setor/departamento comprometido no processo, no que diz respeito ao conteúdo programático, aos métodos e técnicas pedagógicas, aos recursos instrucionais, aos resultados esperados, colaboradores a serem treinados e os instrutores.

22 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Aspecto Técnico A homologação/validação pelo cliente é de fundamental importância no processo de Educação, Treinamento & Desenvolvimento, pois gera/cria a credibilidade e a visibilidade do sistema.

23 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ABRANGÊNCIA DOS OBJETIVOS Aspecto Comportamental Embora busque sugestões e convide os demais sistemas da organização para participarem do desenho dos módulos(unicidade), a área de T&D deve ser responsável pelas informações e valores que serão repassados aos treinandos. O “padrão” de comportamentos e atitudes esperado pela empresa em relação a sua força de trabalho, deve ser ministrado pelo departamento de T &D.

24 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ETAPAS DO PROCESSO DE T & D  LNT(Levantamento de Necessidades de Treinamento )  Planejamento e Programação  Execução  Avaliação: Reação & Resultados

25 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO LNT(Levantamento de Necessidades de Treinamento) Visa identificar as necessidades da força de trabalho, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para que possa melhorar a performance individual e grupal. Cenário Reativo/Manutenção Corretiva Situações em que a necessidade está localizada e gera problemas reais e pode ser avaliada em termos de consequências práticas.

26 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Cenário Prospectivo/Manutenção Preventiva Neste cenário o treinamento age com vistas ao atingimento de metas e objetivos futuros, antecipando às mudanças previstas. Tipos de Necessidades - Atualizar - Aperfeiçoar - Capacitar para o trabalho - Preparar para um trabalho futuro

27 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Fontes para o LNT  Objetivos e Planos da Organização  Avaliação de Desempenho  Problemas das áreas  Colaboradores  Gestores

28 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Indicadores de Necessidades de T & D  Reclamações  Baixa produtividade  Faltas, licenças e férias  Expansão da organização  Excesso de erros e desperdícios  Mudança de métodos e processos  Elevado número de acidentes & incidentes  Admissão e/ou redução da força de trabalho  Substituições ou movimentações de pessoal

29 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Planejamento de Treinamento É o elo entre as políticas, diretrizes e ações formais e informais que regem as relações organizacionais. Etapas do Planejamento 1ª- Prescrição do Treinamento Dá os detalhes dos objetivos, comportamento inicial e final. 2ª- Análise do Assunto Desenvolve um conjunto de regras; uma lista dos pontos da aprendizagem.

30 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Etapas do Planejamento 3ª- Planejamento da táticas de ensino Determina as estruturas de ensino e as táticas apropriadas. 4ª- Redação de um rascunho do curso Cópia/draft do curso que possa ser alterada. 5ª- Teste Teste do curso com os treinandos, julgamento do curso.

31 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO 6ª- Revisão do curso Revisão e reteste até seja alcançado um padrão aceitável. 7ª- Produção e instalação do curso Versão final do curso. 8ª- Validação do curso Determina a assimilação conseguida em termos de resultados práticos. Pré e pós teste.

32 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Programação de Treinamento Realizar o planejamento físico e orçamentário dos programas de T&D que serão realizados em um determinado período, objetivando suprir as necessidades previamente identificadas.

33 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Aspectos Fundamentais  Época = data e horário.  Metodologia = métodos, técnicas, conteúdos e recursos.  Objetivos = resultados(mensuráveis) esperados ao final do programa.  Escolha do Instrutor = interno ou externo.

34 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Aspectos Fundamentais  Local de Aplicação = on the job  Escolha dos Treinandos  Duração = tempo necessário para a transmissão dos conhecimentos, habilidades e atitudes.

35 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO Aspectos Fundamentais  Apresenta os programas a serem realizados.  Indica: os treinandos, o local de realização e a data de realização.  Apresenta os custos per capita e total.  Submete à aprovação.  Negocia com as partes envolvidas os programas que serão realizados.

36 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO EXECUÇÃO DOS TREINAMENTOS É a aplicação prática daquilo que foi planejado e programado para suprir as necessidades de aprendizagem detectadas na organização.

37 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO EXECUÇÃO DOS TREINAMENTOS  Seleção dos treinamentos internos e externos.  Escolha da entidades de T & D.  Organização dos treinamentos internos : Define os instrutores.  Contatos com os participantes: agenda e instruções.  Inscrições, passagens e hospedagem.  Infra-estrutura para os eventos.

38 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO Visa aferir os resultados conseguidos comparativamente àquilo que foi planejado e esperado pela organização. NÍVEIS DE AVALIAÇÃO Reação Busca-se a avaliação dos treinandos para fazer os ajustes necessários nos eventos internos e verificar a competência das entidades externas.

39 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ITENS DA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 1 - Instrutor 2 - Carga horária 3 - Local do evento 4 - Suporte logístico 5 - Condições ambientais 6 - Recursos instrucionais 7 - Módulo ministrado e o conteúdo programático

40 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO NÍVEIS DE AVALIAÇÃO Aprendizado Verificação prática do que foi assimilado durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do programa. Comportamento Processo avaliativo mais complicado devido à dificuldade imediata de comprovar a mudança e pela própria subjetividade em estimar/avaliar os resultados obtidos.

41 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO NÍVEIS DE AVALIAÇÃO Valores Analisa os efeitos do treinamento no que diz respeito aos sistemas de valores dos indivíduos – mudanças no perfil cultural da força de trabalho. Resultados É a comparação que se faz levando-se em conta as metas organizacionais, que deveriam registrar, no período pós-treinamento, melhorias, tais como: redução do absenteísmo(faltas), da rotatividade, otimização das relações intergrupais e da qualidade etc.

42 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO MÉTODOS DE TREINAMENTO INDIVIDUALIZADOS  E-Learning  Demonstração  Interinidade  Treinamento no Trabalho  Instrução Programada  Coaching  Mentoring  Visita Técnica  Benchamarking

43 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO MÉTODOS DE TREINAMENTO GRUPO  Demonstração  Estudo de Caso  Dramatização  Encontro de Profissionais de Áreas Afins  Brainstorming  Estágio & Trainee  Jogos de Negócios.

44 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO MÉTODOS DE TREINAMENTO COLETIVOS  Exposição – uma apresentação  Painel – peças em exposição  Curso – aulas  Seminário - exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos  Workshop - curso intensivo de curta duração,  Congresso - reunião de pessoas que trabalham na mesma esfera profissional  Conferência - é um discurso ou uma apresentação em público sobre algum tema concreto

45 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO EFEITO MULTIPLICADOR É a transferência de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que determinados colaboradores repassam para a força de trabalho da organização. O CHA é transmitido através de palestras, reuniões e/ou apresentação de relatórios das atividades realizadas, com o objetivo de compartilhar informações e reduzir custos de treinamento.

46 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO TIPOS DE TREINAMENTO  INTRODUTÓRIO  OPERACIONAL  ADMINISTRATIVO  CHEFIAS

47 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE CORPORATIVA É uma estratégia para promover a aprendizagem permanente dos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade (força de trabalho). O desenvolvimento deixa de ter o foco na performance dos colaboradores e sim na organização. As demandas da organização passam a determinar as ações de desenvolvimento.

48 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE CORPORATIVA O foco não é as necessidades dos colaboradores e sim da organização, clientes, fornecedores, distribuidores, isto é, a cadeia produtiva.

49 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO DESAFIOS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA  Gerenciar a acelerada depreciação do conhecimento organizacional.  Gerir a reposição sistemática de conhecimentos.  Transformar informação em conhecimento.  Difundir missão, visão e valores.  Reforçar a cadeia de relação.

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