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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino PROF. MARCELINO FERNANDES
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PROF. MARCELINO FERNANDES E-mail: professormarcelino@hotmail.com
DIDÁTICA DO ENSINO Avaliação do processo ensino-aprendizagem: 1. Conceito e funções da avaliação; 2. Princípios básicos de avaliação; 3. Avaliando o curso, o professor e o aluno; 4. Como fazer uma avaliação. PROF. MARCELINO FERNANDES
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HISTÓRIA DO BARÔMETRO
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CONCEITO DE AVALIAÇÃO Avaliação é um processo continuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.
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Função da avaliação Avaliação com função diagnóstica, a qual é utilizada para verificar: Conhecimentos que os alunos têm; Pré-requisitos que os alunos apresentam; Particularidades dos alunos.
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Função da avaliação Avaliação com função formativa, a qual tem os seguintes propósitos: Informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem; Localizar as deficiências na organização do ensino.
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Função da avaliação Avaliação com função somática, a qual é implementada no fim de um semestre, ano, curso ou unidade, segundo níveis de aproveitamento, e tem função classificatória, isto, é classifica o aluno.
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PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO
Estabelecer com clareza o que vai ser avaliado; Selecionar técnicas adequadas para avaliar; Utilizar, na avaliação, uma variedade de técnicas; Ter consciência que não existe técnica perfeita; Saber que a Avaliação é um meio para se atingir fins.
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ETAPAS DA AVALIAÇÃO Determinar o que vai ser avaliado;
Estabelecer os critérios e as condições para avaliação; Selecionar as técnicas e os instrumentos de avaliação; Realizar a aferição dos resultados.
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TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Para a Avaliação Diagnóstica temos o pré-teste; Para a Avaliação Formativa temos as observações, os exercícios, os questionários, pesquisas, etc. Para a Avaliação Somática os dois tipos mais utilizados são as provas objetivas e as subjetivas.
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REFLEXÃO «Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto».
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FIM
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