A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de cotas:Contexto histórico ,da teoria à prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de cotas:Contexto histórico ,da teoria à prática."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de cotas:Contexto histórico ,da teoria à prática.
Aliene Santana N° 01 Déborah Cristina N°07 Emmanuel Lucas N° Ingrid Nunes N°18 José Arthur N°22 1° ano A

2 Introdução As leis das cotas; Tipos de cotas;
Diferença de cotas raciais e sociais; Preconceitos; Os prós e contras.

3 Objetivos Entender o ponto de vista das pessoas em relação as cotas ;
Falar os prós e os contas das cotas; Saber sobre os preconceitos com os cotistas; Diferenciar as cotas raciais das sociais e saber qual é a mais comentada.

4 Metodologia Classificação de modo argumentativo e explicativo ;
Pesquisa sobre os argumentos das cotas raciais no supremo. Pesquisas do sistema de cotas sobre a visão da sociedade .

5 Fundamentação Teórica
De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu,que o sistema de cotas raciais em universidades é constitucional. E o resultado do julgamento sanciona a manutenção das reservas de vagas para estudantes negros, pardos e índios nas universidades. Brasileiros brancos têm, em média, dois anos a mais de escolaridade do que negros e pardos, de acordo com dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

6 Fundamentação Teórica
Lei nº que é conhecida como Lei de Cotas e que passou a vigorar a partir de agosto de 2012.  Prouni - Programa Universidade para Todos é um sistema de cotas sociais,que concede bolsas de estudo de forma integral e parcial em instituições privadas de ensino superior. Criado pelo Governo Federal e que é voltado para alunos de baixa renda,e oferece por meio da Lei N°11.096/2005. Sisu - Sistema de Seleção Unificada ,oferece vagas em instituições públicas de ensino superior aos estudantes participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

7 sistema de cotas e sua lei
O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades,concursos públicos e no mercado de trabalho.E a política de cotas nas universidades é o principal exemplo desse sistema no Brasil. E a lei de cotas principal foi a Lei nº em 2012, onde os alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas terão direito a 25% das vagas em todas as universidades e institutos federais.

8 Os PRÓS E CONTRAS Os prós são:
O Brasil tratam os negros de forma desigual e eles não tem as mesmas oportunidades que os outros , e com as cotas eles conseguiriam a justiça. As cotas podem reduzir a poucas oportunidades que os pobre e os negros têm diferentes dos brancos,enquanto os negros tem 2,5% ,os brancos tem 7% que chegam na universidade. Não existe diferença de desempenho entre os cotistas e os não cotistas. As cotas vão fazer uma reforma no ensino ,a mais importante dessa reforma é que vai diminuir a desigualdade. Os contras são: As cotas ferem o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei. Em relação as cotas para negros e índios ,não contém um meio científico que comprovam a origem racial da pessoa. Com a entrada de alunos despreparados ,que não passariam no vestibular ,fará cair o nível do ensino nas universidades públicas. As cotas não resolvem o problema da má qualidade das escolas ,e em vez de criar artifícios ,o ideal é melhor o ensino básico e com isso chegar na universidade por mérito.

9 Joaquim Barbosa, ministro do STF Votou a favor das cotas raciais “Ações afirmativas se definem como políticas públicas voltadas a concretização do princípios constitucional da igualdade material a neutralização dos efeitos perversos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem. [...] Essas medidas visam a combater não somente manifestações flagrantes de discriminação, mas a discriminação de fato, que é a absolutamente enraizada na sociedade e, de tão enraizada, as pessoas não a percebem."

10 Cotas sociais e raciais
As cotas sociais são aquelas que existem reservas de vagas para os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e algumas instituições de ensino estão adotando ações que beneficiam estudantes de baixa renda. Já as cotas raciais foi outra forma de concorrer a uma vaga nas instituições de ensino superior,onde os estudantes pretos,pardos ou indígenas de escolas públicas têm assegurado por lei carteiras nas universidades federais. Também existem processos seletivos que são exclusivos para os estudantes indígenas.

11 Preconceito O sistema de cotas pode ter um efeito contrario do desejado,pois quando eles estimulam os negros , eles acabam sendo preconceituoso com os que se definem pardos, e em vez das cotas privilegiarem alunos pobres ,independente da cor ,eles privilegiam os alunos pela cor. Já no contexto atual ,os candidatos optam pelo sistema de cotas não para contornar a segregação racial, mais para conseguir acesso mais fácil ao ensino superior. Esses preconceitos atualmente é maior em relação as raças , pois à lei diz que todos temos direitos iguais e as cotas privilegia os negros pela sua cor, e isso é um preconceito com eles e também com os de raças diferentes,por eles ficarem em 2 lugar sempre.

12 Resultados

13 Resultados

14 Considerações Finais Com essa pesquisa o grupo percebeu a importância das cotas,suas consequências e qualidades,também achamos seus prós e contras e seus resultados atualmente. Descobrimos que o sistema de cotas na verdade está querendo ajudar os mais pobres a entrarem na universidade e só privilegiando os negros e prados pois isto está sendo visto como preconceito contra os brancos.

15 REFERÊNCIAS Bibliográficas


Carregar ppt "Sistema de cotas:Contexto histórico ,da teoria à prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google