A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Educação Filosofia da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Educação Filosofia da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Educação Filosofia da Educação

2 Educação: uma questão filosófica
“O homem só pode tornar-se verdadeiro homem mediante a educação, e ele é tal como ela o faz.” Kant ( ) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

3 Cultura Você tem cultura? 2 possibilidades de resposta:
Acúmulo de saberes; Partilha de uma teia de signos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

4 Enigma de Kaspar Hauser / Mogli
Implicações do crescimento sem contato com humanos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

5 Cultura – especificidade do humano?
O existir humano não é natural, mas cultural. É cultural por ser simbólico, já que todo contato é intermediado pelos símbolos, isto é, pelos signos arbitrários e convencionais capazes de representar o mundo. O signo re-presenta o que está ausente; A linguagem humana substitui as coisas por símbolos. Escola de Atenas - Rafael - Museo di Vaticano Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

6 Diferença dos demais animais
Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade. O Capital – K. Marx Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

7 Condição Humana O processo de socialização tem início pela influência da comunidade sobre os indivíduos. O mundo cultural é, dessa forma, um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa  A condição humana resulta, pois, da assimilação de modelos sociais: a humanização se realiza mediada pela cultura Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

8 Escola: para quê? Absorver o indivíduo na homogeneidade?
- Reproduzir a desigualdade? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 Tradicional Prioriza conhecimentos herdados e transmitidos pelos adultos; A postura do professor tende a força de sua autoridade; É transmissor do conhecimento e o aluno apenas um ouvinte. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 Escola Nova Os conteúdos são centrados nas experiências e situações- problema. Busca do conhecimento pelo aluno. O aluno deve aprender pela pesquisa, trabalho em grupo e propondo soluções. Ele é o centro  Ação O professor é um facilitador da aprendizagem. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 Tecnicista Ênfase na preparação técnica.
Utilização da instrução programada como metodologia. Aulas diretivas e papéis de professor e aluno bem definidos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 Teorias crítico-reprodutivistas
Escola reproduz desigualdades externas; Age como aparelho ideológico do Estado; Não é a mesma para diferentes grupos sociais Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital


Carregar ppt "Filosofia da Educação Filosofia da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google