A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “Latu Sensu”ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Introd. a Gênese da Psicopedagogia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “Latu Sensu”ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Introd. a Gênese da Psicopedagogia."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “Latu Sensu”ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Introd. a Gênese da Psicopedagogia

2 ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Prof. Magno de Jesus Sousa

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  Conceituar Psicopedagogia  A Historiografia da Psicopedagogia  Objeto de Estudo da Psicopedagogia  Teorias que embasam o trabalho do psicopedagogo.  Campo de Atuação do Psicopedagogo  Legislação e Código de Ética.

4 gênese  substantivo feminino  1. origem e desenvolvimento dos seres.  "a g. das espécies"  2. fig. conjunto de fatos ou elementos que contribuíram para produzir uma coisa.  "a g. de uma obra de arte"

5 O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA  está estruturado em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.

6 CONCEITUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA  A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem.  A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.

7 PSICOPEDAGOGIA : CAMPO DE CONHECIMENTO  A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, tem- se transformado em campo de estudos para investigadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção. Como prática preventiva, busca construir uma relação saudável com o conhecimento, de modo a facilitar a sua construção.

8 A HISTORIOGRAFIADA PSICOPEDAGOGIA  Historicamente, segundo BOSSA (2000) os Psicopedagogia nasceu na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica.  Acreditava-se na época que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois procurava-se identificar no físico as determinantes das dificuldades do aprendente. Com isto, constituiu-se um caráter orgânico da Psicopedagogia

9 HISTORIOGRAFIA  De acordo com BOSSA (2000), a crença de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgânicos perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento dada à questão do fracasso escolar até bem recentemente

10 Nas décadas de 40 a 60, na França  A ação do pedagogo era vinculada à do médico.  No ano de 1946, em Paris foi criado o primeiro centro psicopedagógico.  O trabalho cooperativo entre médico e pedagogo era destinado a crianças com problemas escolares, ou de comportamento e eram definidas como aquelas que apresentavam doenças crônicas como diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou problemas motores.

11 Nas décadas de 40 a 60, na França  A denominação “Psicopedagógico” foi escolhida, em detrimento de “Médico Pedagógico”, porque acreditava-se que os pais enviariam seus filhos com menor resistência.  Em decorrência de novas descobertas científicas e movimentos sociais, a Psicopedagogia sofreu muitas influências.

12 LITERATURA FRANCESA Influenciou a psicopedagogia na Argentina com:  George Mauco  Janine Mery  ARGENTINA  Jorge Visca, Sara Pain,  Jacob Feldmann, Ana Maria Muniz

13 JORGE VISCA UM DOS MAIORES CONTRIBUINTES DA DIFUSÃO PSICOPEDAGÓGICA NO BRASIL  Implantou CEPs em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Salvador e Curitiba.  Deu aulas em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Itajaí, Joinville, Maringá, Goiânia, Foz do Iguaçu e muitas outras.  (BARBOSA, 2002).

14 BRASIL – DÉCADA DE 60  A Psicopedagogia ganha espaço no cenário brasileiro trazida principalmente pelos exilados argentinos enquanto prática gastada no silêncio e isolamento, na impossibilidade de expressão do pensamento, na fala ou na escrita.Esse momento histórico marcado pelo exercício do poder militar pode ser considerado um dos mais produtivos para a educação, a cultura, as artes, a ciência e a Psicopedagogia.

15 O 1º CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL  Em 1979, surge em São Paulo, o Sedes Sapientae, fomentando outros espaços de autoria em diferentes instituições acadêmicas, no nível de ensino que o estado exerce até hoje menor grau de regulamentação e controle. Podemos dizer que a psicopedagogia aqui surgiu como clandestina e cresceu

16 BRASIL, DÉCADA DE 70  A Psicopedagogia chegou ao Brasil.  Cujas dificuldades de aprendizagem nesta época eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de Disfunção Cerebral Mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos.

17 UFRS –CURSO DE MEDICINA  Em 1970, foi criado o cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia na Clínica Médico-Pedagógica de Porto Alegre, com a duração de dois anos.

18 SÉCULO XX  Instituto de Psicopedagogia do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo,etc  Periódicos Especializados em Psicopedagogia  Acervo bibliográfico especializado.  Surgem os primeiros cursos de especialização em Psicopedagogia.  A partir de 2000, o MEC autoriza os cursos de Pedagogia a oferecerem a disciplina Psicopedagogia

19 BRASIL  Existe, em nosso país 13 Associações Estaduais de Psicopedagogia.  Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp)  Ela é responsável pela organização de eventos, pela publicação de temas relacionados à Psicopedagogia, cadastro dos profissionais e luta pela regulamentação profissional.

20 PSICOPEDAGOGIA  A psicopedagogia partiu de um referencial de doença para chegar à reintegração do sujeito na sociedade, seu público alvo eram as crianças e adolescentes portadores de necessidade especiais, como cegos, surdos, crianças com diversas síndromes, com o objetivo de reintegrar estes indivíduos no processo educacional.

21 PSICOPEDAGOGIA  A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida pelo e para o processo de aprendizagem humana.  Seu objeto de estudo é o ser, que apreende da realidade, e constrói oseu conhecimento, aprendendo

22 PSICOPEDAGOGIA  As relações dela com o conhecimento, vinculado à aprendizagem e as significações do ato de aprender, fazem parte do seu foco de estudo a fim de contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas, ressignificando hábitos e atitudes.

23 O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO  É papel fundamental do psicopedagogo potencializá-la e atender as dificuldades individuais, no decorrer do processo.  O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico, ou de treinamento, o que amplia a sua área de atuação, seja ela :  ESCOLAR – orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando com diversas relações humanas que existem neste espaço;

24 O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO  EMPRESARIAL – realizando trabalhos de treinamento de pessoal e melhorando as relações interpessoais na empresa;  CLÍNICA – esclarecendo e atenuando problemas;  HOSPITALAR – atuando junto a equipe multidisciplinar no pós – operatório de cirurgias ou tratamentos que afetem a aprendizagem.

25 PSICOPEDAGOGIA  É importante salientar que a psicopedagogia é uma área que vem para somar, trabalhando em parceria com diversos profissionais que atuam em sua área de abrangência.

26 CONTRIBUIÇÃO  A contribuição do psicopedagogo ao complexo ato de aprender pode se concretizar em diferentes instituições, sejam elas escolares, clínicas, hospitalares ou organizacionais

27 PSICOPEDAGOGIA  A chamada psicopedagogia, além de herdar um método mais dinâmico e global, coloca-se como articuladora de conhecimentos e áreas de atuação e utiliza-se de recursos de intervenção capazes de tornar o sujeito que apresenta dificuldades com a aprendizagem bastante ativo, atuante e comprometido com a minimização e ou a superação das dificuldades que se delineiam à sua frente

28 PSICOPEDAGOGIA  De acordo com Vita (2001),  ”a psicopedagogia vem ganhando espaço no contexto educacional brasileiro e despertando cada vez mais, o interesse de inúmeros profissionais.  Embora a psicopedagogia tenha nascido com o objetivo de promover uma reeducação das crianças com problemas de aprendizagem, atualmente ela se preocupa também com prevenção do fracasso escolar”


Carregar ppt "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “Latu Sensu”ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Introd. a Gênese da Psicopedagogia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google