Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMagno de Sousa Bam Bam Bam Alterado mais de 6 anos atrás
1
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “Latu Sensu”ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Introd. a Gênese da Psicopedagogia
2
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Prof. Magno de Jesus Sousa
3
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceituar Psicopedagogia A Historiografia da Psicopedagogia Objeto de Estudo da Psicopedagogia Teorias que embasam o trabalho do psicopedagogo. Campo de Atuação do Psicopedagogo Legislação e Código de Ética.
4
gênese substantivo feminino 1. origem e desenvolvimento dos seres. "a g. das espécies" 2. fig. conjunto de fatos ou elementos que contribuíram para produzir uma coisa. "a g. de uma obra de arte"
5
O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA está estruturado em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
6
CONCEITUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.
7
PSICOPEDAGOGIA : CAMPO DE CONHECIMENTO A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, tem- se transformado em campo de estudos para investigadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção. Como prática preventiva, busca construir uma relação saudável com o conhecimento, de modo a facilitar a sua construção.
8
A HISTORIOGRAFIADA PSICOPEDAGOGIA Historicamente, segundo BOSSA (2000) os Psicopedagogia nasceu na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica. Acreditava-se na época que os comprometimentos na área escolar eram provenientes de causas orgânicas, pois procurava-se identificar no físico as determinantes das dificuldades do aprendente. Com isto, constituiu-se um caráter orgânico da Psicopedagogia
9
HISTORIOGRAFIA De acordo com BOSSA (2000), a crença de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgânicos perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento dada à questão do fracasso escolar até bem recentemente
10
Nas décadas de 40 a 60, na França A ação do pedagogo era vinculada à do médico. No ano de 1946, em Paris foi criado o primeiro centro psicopedagógico. O trabalho cooperativo entre médico e pedagogo era destinado a crianças com problemas escolares, ou de comportamento e eram definidas como aquelas que apresentavam doenças crônicas como diabetes, tuberculose, cegueira, surdez ou problemas motores.
11
Nas décadas de 40 a 60, na França A denominação “Psicopedagógico” foi escolhida, em detrimento de “Médico Pedagógico”, porque acreditava-se que os pais enviariam seus filhos com menor resistência. Em decorrência de novas descobertas científicas e movimentos sociais, a Psicopedagogia sofreu muitas influências.
12
LITERATURA FRANCESA Influenciou a psicopedagogia na Argentina com: George Mauco Janine Mery ARGENTINA Jorge Visca, Sara Pain, Jacob Feldmann, Ana Maria Muniz
13
JORGE VISCA UM DOS MAIORES CONTRIBUINTES DA DIFUSÃO PSICOPEDAGÓGICA NO BRASIL Implantou CEPs em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Salvador e Curitiba. Deu aulas em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Itajaí, Joinville, Maringá, Goiânia, Foz do Iguaçu e muitas outras. (BARBOSA, 2002).
14
BRASIL – DÉCADA DE 60 A Psicopedagogia ganha espaço no cenário brasileiro trazida principalmente pelos exilados argentinos enquanto prática gastada no silêncio e isolamento, na impossibilidade de expressão do pensamento, na fala ou na escrita.Esse momento histórico marcado pelo exercício do poder militar pode ser considerado um dos mais produtivos para a educação, a cultura, as artes, a ciência e a Psicopedagogia.
15
O 1º CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL Em 1979, surge em São Paulo, o Sedes Sapientae, fomentando outros espaços de autoria em diferentes instituições acadêmicas, no nível de ensino que o estado exerce até hoje menor grau de regulamentação e controle. Podemos dizer que a psicopedagogia aqui surgiu como clandestina e cresceu
16
BRASIL, DÉCADA DE 70 A Psicopedagogia chegou ao Brasil. Cujas dificuldades de aprendizagem nesta época eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de Disfunção Cerebral Mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos.
17
UFRS –CURSO DE MEDICINA Em 1970, foi criado o cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia na Clínica Médico-Pedagógica de Porto Alegre, com a duração de dois anos.
18
SÉCULO XX Instituto de Psicopedagogia do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo,etc Periódicos Especializados em Psicopedagogia Acervo bibliográfico especializado. Surgem os primeiros cursos de especialização em Psicopedagogia. A partir de 2000, o MEC autoriza os cursos de Pedagogia a oferecerem a disciplina Psicopedagogia
19
BRASIL Existe, em nosso país 13 Associações Estaduais de Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) Ela é responsável pela organização de eventos, pela publicação de temas relacionados à Psicopedagogia, cadastro dos profissionais e luta pela regulamentação profissional.
20
PSICOPEDAGOGIA A psicopedagogia partiu de um referencial de doença para chegar à reintegração do sujeito na sociedade, seu público alvo eram as crianças e adolescentes portadores de necessidade especiais, como cegos, surdos, crianças com diversas síndromes, com o objetivo de reintegrar estes indivíduos no processo educacional.
21
PSICOPEDAGOGIA A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida pelo e para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo é o ser, que apreende da realidade, e constrói oseu conhecimento, aprendendo
22
PSICOPEDAGOGIA As relações dela com o conhecimento, vinculado à aprendizagem e as significações do ato de aprender, fazem parte do seu foco de estudo a fim de contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas, ressignificando hábitos e atitudes.
23
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO É papel fundamental do psicopedagogo potencializá-la e atender as dificuldades individuais, no decorrer do processo. O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico, ou de treinamento, o que amplia a sua área de atuação, seja ela : ESCOLAR – orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando com diversas relações humanas que existem neste espaço;
24
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO EMPRESARIAL – realizando trabalhos de treinamento de pessoal e melhorando as relações interpessoais na empresa; CLÍNICA – esclarecendo e atenuando problemas; HOSPITALAR – atuando junto a equipe multidisciplinar no pós – operatório de cirurgias ou tratamentos que afetem a aprendizagem.
25
PSICOPEDAGOGIA É importante salientar que a psicopedagogia é uma área que vem para somar, trabalhando em parceria com diversos profissionais que atuam em sua área de abrangência.
26
CONTRIBUIÇÃO A contribuição do psicopedagogo ao complexo ato de aprender pode se concretizar em diferentes instituições, sejam elas escolares, clínicas, hospitalares ou organizacionais
27
PSICOPEDAGOGIA A chamada psicopedagogia, além de herdar um método mais dinâmico e global, coloca-se como articuladora de conhecimentos e áreas de atuação e utiliza-se de recursos de intervenção capazes de tornar o sujeito que apresenta dificuldades com a aprendizagem bastante ativo, atuante e comprometido com a minimização e ou a superação das dificuldades que se delineiam à sua frente
28
PSICOPEDAGOGIA De acordo com Vita (2001), ”a psicopedagogia vem ganhando espaço no contexto educacional brasileiro e despertando cada vez mais, o interesse de inúmeros profissionais. Embora a psicopedagogia tenha nascido com o objetivo de promover uma reeducação das crianças com problemas de aprendizagem, atualmente ela se preocupa também com prevenção do fracasso escolar”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.