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A CONFIGURAÇÃO CLÍNICA DA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA.

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Apresentação em tema: "A CONFIGURAÇÃO CLÍNICA DA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 A CONFIGURAÇÃO CLÍNICA DA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

2 Msc. Luciene de O. Vieira

3 O trabalho psicopedagógico, implica compreender a situação da aprendizagem do sujeito, individualmente ou em grupo, dentro do seu próprio contexto. A metodologia de trabalho, a abordagem e o tratamento, enfim a forma de atuação se vai tecendo em cada caso. Cada situação é única e requer do profissional, atitudes específicas em relação aquela situação.

4 O psicopedagogo teve ter um olho clinico termo que se refere a postura terapêutica do profissional. O caráter clinico esta na atitude de investigação frente a essa situação que é particular e única, com característica problemáticas, experiências, condições, manifestações do grupo ou sujeito muitas vezes intransferíveis.

5 Psicopedagogia preventiva se baseia principalmente na observação e análise profunda de uma situação concreta de forma que podemos considerar clínico o seu trabalho Os problemas de aprendizagem podem ser gerados por causas internas ou externas á estrutura familiar e individualment e.

6 A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

7 A psicopedagogia pode contribuir trabalhando vários contextos: Psicopedagogia familiar, Psicopedagogia empresarial; Psicopedagogia hospitalar Psicopedagogia escolar Diagnóstico da escola; Busca da identidade da escola, Definições de papéis na dinâmica relacional em busca de funções e identidades, diante do aprender

8  Instrumentalização de professores, coordenadores, orientadores e diretores sobre práticas e reflexões diante de novas forma de aprender; Reprogramação curricular, implantação de programas e sistemas avaliativos; Oficinas para vivências de novas formas de aprender; Análise de conteúdo e reconstrução conceitual; Releitura, ressignificando sistemas de recuperação e reintegração do aluno no processo. O papel da escola no diálogo com a família;

9 O PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR A escola seria responsável pela aprendizagem sistemática

10 Psicopedagogia preventiva, dedica-se as áreas relacionadas ao planejamento educacional e assessoramento pedagógico, colabora com os planos educacionais e sanitários no âmbito das organizações,

11 Analisar o processo que inclui questões metodológicas, relacionais e socioculturais englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende. Deve buscar encontrar novas Modalidades para tornar essa formação mais eficiente.

12 PSICOPEDAGOGO NA CLINICA Uma investida interdisciplinar no trabalho clinico

13 Deve-se haver então uma investida interdisciplinar no trabalho clinico devemos nos questionar o porque do sujeito não aprender certas coisas, mas também se ele pode aprender e como ?

14 A busca desse conhecimento se inicia no processo diagnóstico- momento de leitura da realidade do sujeito, para então,iniciar a intervenção que é o próprio tratamento ou encaminhamento. A OBSERVAÇÃO é de fundamental importância nas duas fases.

15 FASE DE INVESTIGAÇÃO: Tem maior ênfase por ser o momento que o profissional procura o sentido da problemática do sujeito que lhe é encaminhado, nesta fase fará entrevistas, em um espaço adequado, que assegura privacidade e tranqüilidade para que este consiga expor seu problema com tempo suficiente para favorecer o discurso.

16 FASE DE INTERVENÇÃO Nesta fase possui dados sobre o sujeito que lhe conduzem ao como trabalhar com o sujeito em questão. O profissional trata dos problemas de aprendizagem, estabelecendo prioridades e identificando as vias de acesso do sujeito.

17 CÓDIGO DE ÉTICA DA ABPq Elaborado pelo Conselho Nacional do Biênio 91/92 e Reformulado pelo Conselho Nacional e Nato do Biênio 95/96 Serão apresentados os pontos mais relevantes

18 Capítulo I - Dos Princípios Artigo 1º A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio,... Parágrafo único A intervenção é de natureza interdisciplinar. Utiliza recursos das várias áreas do conhecimento humano para a compreensão do ato de aprender, no sentido ontogenético e filogenético, valendo-se de métodos e técnicas próprias.

19 Artigo 4º Estarão em condições de exercício da psicopedagogia os profissionais graduados em 3º grau,..., sendo indispensável submeter-se à supervisão e aconselhável trabalho de formação pessoal. Artigo 5º O trabalho psicopedagógico tem como objetivo : promover a aprendizagem garantindo o bem estar das pessoas em atendimento profissional, devendo valer-se dos recursos disponíveis, incluindo a relação interprofissional ; realizar pesquisas cientificas no campo da psicopedagogia.

20 Capitulo II – Das responsabilidades dos psicopedagogos Artigo 6º São deveres fundamentais dos psicopedagogos : Manter-se atualizado... Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas... Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparados Colaborar com o progresso da psicopedagogia Difundir seus conhecimentos e prestar serviços nas agremiações de classe sempre que possível. Responsabilizar-se pelas avaliações feitas, fornecendo ao cliente uma definição clara do seu diagnóstico Preservar a identidade do cliente...

21 Responsabilizar-se por criticas feitas aos colegas na ausência destes. Manter atitude de colaboração e solidariedade.... O respeito e a dignidade na relação profissional são deveres fundamentais do psicopedagogo... Capitulo III – Das relações com outras profissões Capitulo IV – Do sigilo Artigo 8º O psicopedagogo está obrigado a guardar sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência do exercício de sua atividade.

22 Artigo 9º O psicopedagogo não revelará, como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício do seu trabalho, a menos que seja intimado a depor perante autoridade competente. Artigo 10º Os resultados de avaliações só serão fornecidos a terceiro... com concordância do próprio avaliado ou representante legal. Capitulo V – das publicações cientificas

23 Capitulo VI – da publicidade profissional Artigo 14 O psicopedagogo poderá atuar como consultor cientifico em organizações que visem o lucro com venda de produtos, desde que busque sempre a qualidade dos mesmos. Capitulo VII – Dos honorários Artigo 15 os honorários deverão ser fixados com cuidado a fim de que representem justa retribuição aos serviços prestados e devem ser tratados previamente.

24 Capitulo VIII - Das relações com educação e saúde Artigo 16 O psicopedagogo deve participar e refletir com as autoridades competentes sobre a organização, a implantação e a execução de projetos de educação e saúde pública relativas as questões psicopedagógicas. Capitulo IX – Da observância e cumprimento do Código de Ética Capitulo X – Das disposições gerais


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