Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAníbal Mendes Quintanilha Alterado mais de 5 anos atrás
1
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe
2
O conceito é a ferramenta mais afiada para aquisição de conhecimentos.
Maiêutica ou arte de dar à luz os conceitos - que é a disponibilidade para a sabedoria, que conduz à catarse, ou purificação das ilusões egoístas. Socrátes. Catarse com o foco na Psicanálise. Processo para trazer à consciência do ser as emoções ou sentimentos reprimidos no seu próprio inconsciente, para que ele seja capaz de se libertar das consequências ou problemas causados pelos mesmos.. O conceito é a ferramenta mais afiada para aquisição de conhecimentos. 05/12/2018 Conselho de Classe
3
Conselho de Classe é uma reunião dos professores da turma com múltiplos objetivos, entre outros destacamos: avaliar o aproveitamento dos alunos e da turma como um todo; chegar a um conhecimento mais profundo do aluno e promover a integração dos professores e de outros elementos da equipe da escola”. (ROCHA, 1984, p. 9) 05/12/2018 Conselho de Classe
4
É uma atividade que reúne um grupo de professores da mesma série visando em conjunto chegar a um conhecimento mais sistemático da turma, bem como acompanhar e avaliar cada aluno individualmente, através de reuniões periódicas. (Sant’ Anna, 1995, p. 88) 05/12/2018 Conselho de Classe
5
Assim, o conselho de classe: É o momento de uma avaliação diagnóstica da ação pedagógica – educativa feito pelos professores e alunos (em momentos distintos, às vezes) à luz do Marco Operativo da Escola. (CRUZ, 1995, p. 117) 05/12/2018 Conselho de Classe
6
O Conselho de Classe é um órgão colegiado, presente na organização escolar, em que vários professores das diversas disciplinas, juntamente com os coordenadores pedagógicos, ou mesmo os supervisores e orientadores educacionais, reúnem-se para refletir e avaliar o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas, séries ou ciclos. (DALBEN p. 31) 05/12/2018 Conselho de Classe
7
O conselho de classe é um órgão colegiado composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação. (LIBÂNEO p. 303) 05/12/2018 Conselho de Classe
8
Conselho de Classe e Avaliação
05/12/2018 Conselho de Classe
9
Conselho de Classe como órgão de integração
05/12/2018 Conselho de Classe
10
Conselho de Classe e sua organização
05/12/2018 Conselho de Classe
11
Etapas do Conselho de Classe UO: Campo Grande
05/12/2018 Conselho de Classe
12
Etapas do Conselho de Classe
05/12/2018 Conselho de Classe
13
Pré-Conselho – retrospectiva da ação do aluno Quando acontece?
Durante o a disseminação do conteúdo o professor avalia o aluno a partir de indicadores definidos no início de cada módulo de estudo. Ao final do componente curricular o professor preenche uma ficha denominada: Análise final de unidade curricular/curso (última pagina da pauta escolar) 05/12/2018 Conselho de Classe
14
Quais são estes indicadores? Desenvolvimento Intelectual
Aprendizagem (no domínio, na média e em recuperação ou reprovado) Atividades em classe e extra-classe. 05/12/2018 Conselho de Classe
15
Atenção e concentração
Organização Pessoal Autonomia Organização Atenção e concentração 05/12/2018 Conselho de Classe
16
Relacionamento Professor Colegas Normas 05/12/2018 Conselho de Classe
17
Análise final de unidade curricular/curso
No Conselho Reunião por turma Análise final de unidade curricular/curso Elaboração dos encaminhamentos comuns para os problemas detectados na turma a partir dos indicadores. Análise dos casos mais relevantes de cada turma – aluno Encaminhamentos por disciplina Solicitação a equipe pedagógica e direção 05/12/2018 Conselho de Classe
18
(...) a razão de ser da avaliação educativa não é a classificação ou a retenção de alunos, mas a identificação do estágio de compreensão e assimilação do saber pelo educando, junto com as dificuldades que este encontra, bem como os fatores que determinam tais dificuldades com vista à adoção de medidas corretivas de ação. (PARO, 2001, p. 40). 05/12/2018 Conselho de Classe
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.