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Marx – Materialismo Histórico e Dialético

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Apresentação em tema: "Marx – Materialismo Histórico e Dialético"— Transcrição da apresentação:

1 Marx – Materialismo Histórico e Dialético
Sociologia

2 O Materialismo Doutrina filosófica que afirma a matéria como realidade última do universo Primeiro concebida por Demócrito (≈ 460 a.C.), ao criar o atomismo: a realidade provém da relação que as partículas fundamentais da matéria (átomos) estabelecem entre si. Marx e Engels criaram o conceito de Materialismo histórico-dialético: A realidade social provém das relações concretas que os seres humanos estabelecem entre si; A consciência, os sentidos e o espírito humano (estruturas políticas, religiosas, jurídicas) são moldados/determinados por meio das relações sociais estabelecidas. No Capitalismo, as relações materiais da sociedade estão voltadas à obtenção e acumulação crescentes do lucro.

3 O Materialismo Histórico
Marx e Engels querem compreender o ser humano e a sociedade sem recorrer a nenhuma ideia sobrenatural; Assim, afirmam que o modo pelo qual vivemos nossas vidas, da maneira mais concreta possível, é o mais fundamental para o próprio ser humano. Dessa maneira, não podemos viver sem produzir objetos essenciais para a vida, que visem suprir certas necessidades que desenvolvemos (como, por ex., comida, vestimenta, transporte, ir ao cinema...) Acontece que as próprias necessidades humanas se transformam no tempo: cada sociedade estabelece, historicamente, um conjunto de necessidades a serem supridas pela própria atividade de produção humana... Ex: até o início do século passado, o casamento exigia o dote: o pai da noiva deveria dar à família do noivo certos bens (gado, lã, dinheiro...). Hoje, isso não mais acontece – não é necessário

4 O Materialismo Histórico
A atividade de produção humana envolve ao menos duas coisas: A transformação da natureza (tronco de árvore –> cadeira; couro –> sapato...) Que, obviamente, muda historicamente (da pederneira para o fósforo; do fósforo para o isqueiro...) As relações que os seres humanos estabelecem entre si no trabalho e processo de produção de objetos (caçador-coletor, escravo, servo, proletário/assalariado)

5 O Materialismo Histórico
Assim, enquanto parece que aquilo que governa a sociedade são as leis, os costumes, a estrutura política, a religião... na verdade, aquilo que governa a sociedade efetiva e concretamente são as formas pelas quais se transforma a natureza, produz-se objetos de consumo e distribui-se tais objetos entre a população que compõe uma sociedade. A consciência e as formas de interpretar e organizar a vida e a sociedade são, na verdade, reflexo da maneira pela qual a produção e a distribuição de bens ocorrem em determinada sociedade Isso quer dizer: a política, o direito, a religião e todas as outras formas que aparentemente governam a vida dos homens, são, na verdade, formas de manter a mesma configuração do trabalho, da produção e da distribuição (desigual) dos produtos do trabalho. Por isso Marx e Engels estudaram tanto Economia, e disseram ser a Economia aquilo que melhor traduz a forma de vida nas sociedades

6 O Materialismo Histórico
Segundo Marx e Engels, a infraestrutura determina a superestrutura. Infraestrutura: é a estrutura material e econômica de uma sociedade – estrutura formada pelo modo de produção de cada sociedade. Modos de produção: envolvem como a produção e a distribuição de bens e produtos necessários para a vida está articulada em uma sociedade. Cada modo de produção envolve o conjunto das forças produtivas + as relações de produção. Forças produtivas: os trabalhadores com suas disposições concretas e naturais + meios de produção como tecnologia, instrumentos e objetos de trabalho. Relações de produção: formas como o trabalho está organizado + distribuição dos produtos do trabalho. Superestrutura: é a estrutura espiritual, político-jurídica, composta das leis, religião e forma política que regulam a vida dos humanos em uma sociedade.

7 O Materialismo Histórico
Modos de Produção desenvolvidos na história: primitivo: caçador-coletor, busca-se na natureza, sem transformá-la excessivamente, os bens necessários à manutenção da vida; escravista: necessidade de excedente de produção, o que exige mão- de-obra suplementar – daí: institui-se a propriedade privada e a exploração do homem pelo homem; asiático: seguiu-se à dissolução do modo primitivo, quando aldeias autossuficientes começaram a desenvolver a agricultura e manufatura, ficando o excedente da produção com uma estrutura de governo feudal: a base da economia são os meios de produção (terras aráveis, moinho, ponte, água potável...) possuídos pelo senhor feudal, e os servos (que produziam para o resto da população) capitalista: surgido da dissolução do modo de produção feudal, e possui duas classes antagônicas: burguesia (possui os meios de produção e capital) e proletariado (por não possuir meios de produção, nem capital, deve vender sua força de trabalho para sobreviver)

8 O Materialismo Histórico – A Luta de Classe
A história de todas as sociedades até hoje existentes2 é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporação e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em conflito. Marx e Engels, O Manifesto Comunista

9 O Materialismo Histórico – A Luta de Classe
Segundo a teoria marxista, há basicamente 2 classes sociais no sistema capitalista: o proletariado (expropriado e explorado) e a burguesia (exploradora). Proletário: é quem produz as mercadorias necessárias para a população como um todo; não possui capital nem meios de produção, portanto deve ganhar a vida vendendo sua força de trabalho (cérebro, músculos, tempo...) por um salário. Burguês: possui os meios de produção (capital, terras, máquinas, patentes), apropria-se do fruto do trabalho alheio e, assim, retorna uma parcela do ganho obtido com sua venda na forma de salário ao proletário. Tanto o proletário, quanto o burguês, precisam comprar mercadorias para viver (alimentos, moradia, vestimenta...). Mas, em última medida, o dinheiro gasto para comprar uma mercadoria, retorna ao burguês – que enriquece ainda mais...

10 O Materialismo Histórico – A Luta de Classe; Capital X Trabalho
Assim, a relação entre o proletariado e a burguesia é antagônica e contraditória – tanto no plano político (dominação), quanto no econômico (apropriação do fruto do trabalho); Esse conflito entre a burguesia e o proletariado expressa a contradição mais fundamental dentro do sistema capitalista: aquela entre o capital e o trabalho No capitalismo, não existe trabalho sem capital e, inversamente, não existe capital sem trabalho! O capital precisa do trabalho – pois o trabalho é a fonte de produção de valor e riqueza; O trabalho precisa do capital – pois no capitalismo, o trabalhador não possui os meios de produção.

11 O Materialismo Histórico – A Luta de Classe; Capital X Trabalho
Assim, o trabalhador se transforma em mercadoria, como um objeto, que pode ser vendido, trocado e dispensado quando não se precisa mais E, como tal, está sujeito às mesmas leis que regulam o mercado de objetos (estando sujeitos à variação de preços, de oferta e de procura); Um trabalho realizado por poucos (como o de programação hoje) recebe altos salários (assim como o preço de diamantes é alto: pois há poucos na natureza e no mercado, e o trabalho para extrai-los é custoso); enquanto um trabalho que qualquer pessoa pode realizar (como de faxineiro/a) recebe baixos salários, pois sempre se pode demitir um faxineiro que ganha R$ 2.000,00 para contratar um que aceite receber R$ 1.500,00.

12 Exemplo de má compreensão do socialismo
Ailton Benedito, da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, descobriu, brilhante mente!, que a palavra Nazismo significa Nacional Socialismo... E afirmou essa semana, no Twitter, que os nazistas eram socialistas!?! Estupenda conclusão! Esqueceu-se que a própria ideia de socialismo exige que as barreias nacionais sejam dissolvidas, que apenas estabelecendo-se como modo de vida mundial pode uma sociedade ser chamada de socialista... Erro básico, que mostra o quanto nossos procuradores e pessoas que desempenham papeis importantes na condução do país são completamente despreparados e estupidamente burros!!!


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