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Planejamento Estratégico José Flávio Lucas Vitorino.

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico José Flávio Lucas Vitorino."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico José Flávio Lucas Vitorino

2 Estudo de Caso Empresa: Indústria de Alimentos do Nordeste LTDA (IANE); Atua desde 1996; Ramo:Alimentício; Produtos: Snacks de Milho, Batatas, Wafers, Snaks de trigo, Refresco;

3 Definição do Negócio Quem são os nossos clientes atuais? Clientes de atacado e varejo voltados pro ramo alimentício; Quem são os clientes potenciais? Distribuidores de alimentos e grandes redes de supermercados; Onde estão localizados os nossos clientes (bairro, cidade, estado, região, país)? Clientes do litoral e brejo Paraibano, Bahia e Rio grande do Norte; Quais necessidades dos clientes atuais o nosso produto ou serviço satisfaz? Qualidade, preço e prazo de entrega;

4 Definição do Negócio Quais necessidades dos clientes potenciais o nosso produto ou serviço pretende satisfazer? Objetiva proporcionar bons momentos de lazer ao consumir os nossos produtos; O que os clientes atuais mais valorizam em relação a seus produtos ou serviços? A qualidade e segurança que os alimentos são produzidos; O que os clientes potenciais valorizam? Qualidade; Com base nas perguntas acima assinale qual será o negócio daqui a 5 ou 10 anos? A empresa vem mantendo um crescimento significativo, com a tendência de se tornar multinacional;

5 Missão e Visão MISSÃO: Produzir e comercializar produtos alimentícios com a qualidade desejada pelas pessoas, de consumo conveniente e que satisfaçam suas necessidades. VISÃO: –Manter a Empresa em destaque nas regiões em que atua e conseguir a liderança na região Nordeste; –Assegurar o progresso social e profissional dos Colaboradores; –Contribuir para o desenvolvimento da sociedade; –Manter a imagem de excelência e qualidade.

6 Princípios Qualidade - A excelência não pode ter limites. Fazer para nós significa fazer bem feito. Devemos assegurar que sempre seremos melhores do que somos e estabelecer os mais altos padrões para nossos produtos, pessoal e desempenho. Responsabilidade - Cada um de nós faz o que precisa ser feito. Devemos ter dedicação para agir e honrar nossos compromissos. Integridade - Para nós da IANE, ser íntegro significa ser verdadeiro: dizer o que pensamos e fazer o que dizemos agir com coerência e corretamente.

7 Princípios Paixão - Estamos comprometidos de corpo e alma. Devemos criar oportunidades, ter fome de fazer sempre mais, não estamos dispostos a fazer apenas o que nos é proposto, nós buscamos ir muito além. Clientes - São nossos maiores ativos e são tratados com o devido respeito, empenho e com satisfação. Inovação - Buscamos diariamente por novos processos, métodos e tecnologias, para garantir o que temos de melhor, excelência em nossos atos.

8 ANÁLISE SWOT

9 1)Com base na Análise SWOT que estratégias/ações são recomendadas para tirar vantagens dos pontos fortes ? Abrir filiais para atender uma maior região; Incentivos para seus funcionários, como bonificações por produção; Oferecer suporte para o cumprimento de metas; Ter um sistema integrado geral da empresa principalmente da parte comercial com a industrial; Investir em pesquisa e desenvolvimento para elaboração de novos produtos, estimular a criatividade de seus funcionários;

10 ANÁLISE SWOT 2) Com base na Análise SWOT que estratégias/ações são recomendadas para superar os pontos fracos ? Investimento na ampliação física; Buscar locais que suportam os objetivos atuais e futuros; Buscar fornecedores em outras regiões ou até mesmo buscar matérias primas importadas; Investir em seus funcionários com cursos de capacitação, treinamentos constantes, e a busca por profissionais mais qualificados que possam acrescentar na empresa;

11 ANÁLISE SWOT 3)Que estratégias e ações são recomendas para aproveitar as oportunidades? Investimento em marketing; Ampliação da sua rede fabril; Buscar potenciais mercados consumidores; 4) Que estratégias e ações são recomendadas para reduzir as ameaças? Buscar fornecedores em outras regiões ou até mesmo buscar matérias primas importadas. Procurar a diferenciação de seu produto, tanto na qualidade, como na variedade e atrelar isso ao ponto forte da empresa que é a busca por novos produtos. (INOVAÇÃO).

12 Mapa Estratégico

13 INDICADORES FINANCEIRO PerspectivaObjetivosIndicadoresMetas Financeira Maior Rentabilidade Lucro sobre as vendas (Margem líquida) Aumento das Vendas % do Crescimento das Vendas por período Redução de Custos Custo unitário do produto

14 INDICADORES CLIENTES/MER CADO PerspectivaObjetivosIndicadoresMetas Clientes/ Mercado Fidelização de clientes Retenção de Clientes (Quantidade de Clientes com várias compras) Expansão dos Negócios Participação de Mercado* Buscar novos fornecedores (com produtos de qualidade) Captação de fornecedores ?

15 INDICADORES PROCESSOS INTERNOS PerspectivaObjetivosIndicadoresMetas Processos Internos SI entre e produção e vendas Quantidade de pedidos entregues no prazo prometido Ampliação da Rede Fabril ? Incentivos e melhores condições de trabalho Satisfação do Funcionário Aumento da Produtividade Produtividade do trabalho

16 INDICADORES PROCESSOS INTERNOS PerspectivaObjetivosIndicadoresMetas Processos Internos Redução da Rotatividade Número de demissões da empresa Maior Controle dos desperdícios ? Controle de Custos?

17 INDICADORES APRENDIZAGENS E INOVAÇÕES PerspectivaObjetivosIndicadoresMetas Aprendizagens/ Inovações Novos ProdutosTaxa de aceitação de novos produtos Busca Por Novas Tecnologias Processos de Inovações

18 PERSPECTIVA FINANCEIRA Indicador: Lucro sobre as vendas (Margem líquida) PerspectivaFinanceira Objetivo estratégicoMaior Rentabilidade O que medeRentabilidade anual. Definição (fórmula) Rentabilidade anual = (Fluxo de Caixa anual / Investimento Inicial Total) * 100% Como medir Pelo Fluxo de Caixa Anual e o Investimento Inicial Total Quando medirA cada Ano Quem medeGerente. Situação atualNão se tem a informação. Meta para o indicador

19 PERSPECTIVA CLIENTES/MERCADO Indicador: Retenção de Clientes (Quantidade de Clientes com várias compras) PerspectivaClientes/Mercado Objetivo estratégico Fidelização de Clientes O que mede Número de vezes que o cliente volta a comprar num período de 6 meses Definição (fórmula) Quando medirA cada seis meses Quem medeAdministração Situação atualNão se tem a informação. Meta para o indicador

20 PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS Indicador: Número de demissões da empresa PerspectivaProcessos Internos Objetivo estratégico Redução da Rotatividade O que mede Percentagem de demissões e admissões Definição (fórmula) Rot = (Nº De funcionários demitidos / total de funcionários)*100% Como medir Relacionando o nº de funcionários demitidos com o total de funcionários em atividade, comparando-se com meses anterior pra verificar se houve aumento ou não. Quando medirA cada mês Quem medeAdministração Situação atualNão se tem a informação. Meta para o indicador

21 PERSPECTIVA APRENDIZAGENS E INOVAÇÕES Indicador: Taxa de aceitação de Novos Produtos PerspectivaAprendizagens e Inovações Objetivo estratégico Novos Produtos no mercado O que mede Quantidade de produtos novos lançados novo mercado Definição (fórmula) Tx = (Produtos Aceitos/Todos os Produtos desenvolvidos)*100 Como medir Relacionando o total de produtos aceitos pelo total de produtos novos Quando medirA cada dois anos Quem medeGerente. Situação atualNão se tem a informação. Meta para o indicador


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