A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás"— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Licenciatura em Matemática Prof. Richard de Souza Costa 2018/02

2 Estágio Curricular Supervisionado
Processo de aprendizagem em que o licenciando se aproxima da realidade da futura profissão; Oportunidade de conhecer o ambiente escolar in loco; Possibilita a construção de uma fundamentação teórico-prática necessária ao exercício da docência; Constituído pelas atividades de reconhecimento da realidade escolar.

3 Reconhecimento da Realidade Escolar
Caracterização da escola, na perspectiva de que esta instituição já constitui um espaço, uma história, um contexto; Princípios e objetivos da escola; Características da estrutura física; Organização e funcionamento diário da escola.

4 Reconhecimento da Realidade Escolar
Características pedagógicas da comunidade escolar e do entorno; Possibilita identificar relações existentes entre os sujeitos envolvidos na escolas modos de organização institucional que poderão ser encontradas na vida profissional.

5 Observações de aulas Contribuem para identificar os comportamentos de alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem; Momento de perceber a relação professor-aluno, os métodos e técnicas utilizadas e os fenômenos ocorridos em sala de aula; Momento em que é apresentado um exemplo de prática profissional que pode ser problematizado em suas análises.

6 Observações de aulas Momento de aprender sobre como agir em determinadas situações, como trabalhar com dificuldades de aprendizagem, metodologias e estratégias de ensino que se adequam melhor a cada conteúdo e turma, como resolver conflitos, como estabelecer relações interpessoais com colegas de profissão e alunos.

7 Regência em Sala de Aula
Momento em que estará ministrando as aulas, com conteúdo definido junto aos professores (supervisor e orientador); Responsabilidade de planejar as aulas, definir as metodologias de ensino a serem trabalhadas; Desenvolver atividades em sala de aula; Avaliar a aprendizagem dos estudantes.

8 Regência em Sala de Aula
Contribui para o desenvolvimento de diversos elementos fundamentais da profissão professor, aliando teoria e prática de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências próprias ao processo de ensino de conteúdos, de estabelecimento de relações pessoais e profissionais com os diversos sujeitos relacionados ao processo de ensino aprendizagem.

9 Estágio Supervisionado Curricular
Pimenta (2001) ressalta que para uma formação para a docência mais adequada ao desenvolvimento da prática profissional, o estágio da licenciatura precisa ir além da cópia de modelos de prática, chegando à investigação da reflexão sobre a ação docente; Andrade e Fernandes (2008) frisa que o planejamento organiza e facilita a forma de trabalhar em sala de aula. Se bem elaborado, torna-se um instrumento de reflexão da própria prática e da autonomia dos professores.

10 Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge (Grossman, 1990; Magnusson; Krajcik; Borco, 1999; Park; Oliver, 2008); Representa o conhecimento próprio do professor utilizado no processo de ensino, que se constitui a partir da integração do conteúdo específico da disciplina com pressupostos da pedagogia.

11 Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Orientações para o ensino de ciências; Conhecimento do currículo; Conhecimento da avaliação; Conhecimento sobre os alunos; Conhecimento das estratégias instrucionais.

12 Conhecimento Pedagógico do Conteúdo

13 Representação do Conteúdo
O que você quer que o estudante aprendam com esta ideia? Por que é importante para os estudantes aprenderem esta ideia? O que mais você sabe sobre esta ideia? Quais são as dificuldades ligadas ao ensino desta ideia? Que conhecimento sobre o pensamento dos estudantes tem influência no seu ensino sobre esta ideia? Que outros fatores influenciam no ensino desta ideia? Que procedimentos/estratégias você emprega para que os alunos se comprometam com esta ideia? Que maneiras específicas você utiliza para avaliar a compreensão ou a confusão dos alunos sobre esta ideia?

14 Primeira Atividade Avaliativa – Vl. 2,0
Esboçar uma aula fundamentada nas 8 perguntas da representação do conteúdo: 1 – Gabriel Landi: Função Quadrática 2 – João Vitor: Progressão Aritmética Entregar trabalho digitado no próximo encontro (31/08), mencionando conteúdo, explicitando como aplicá-lo, respondendo as 8 perguntas diretriz.


Carregar ppt "ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google