A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE TRABALHO DOCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA ?

2 Plano de Trabalho Docente
O que é um PTD? É o mesmo que planejamento e plano de aula? Como ele é construído? Que variáveis precisam ser consideradas nesse momento?

3 Plano de Trabalho Docente
Tem um formato específico? Uma formatação própria? Quem participa da sua construção? Que elementos ele deve conter?

4 P.T.D. RÍGIDO OU FLEXÍVEL ? O P.T.D. Não pode ser um documento rígido, pois o processo de ensino está sempre em movimento; Deve considerar a objetividade, ou seja, corresponder à realidade; Deve conter previsões possíveis; Flexível : permite a sua reorganização; Deve ser colocado em prática.

5 Dimensão Legal: Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB 9394/96 como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor, isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente.

6 Edital de concurso Contribuir para o desenvolvimento da proposta pedagógica curricular dos estabelecimentos de ensino em que atuar; Elaborar Plano de Trabalho Docente e trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional

7 Dimensão Conceitual É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais; É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.

8 Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada;
Orienta /direciona o trabalho do professor; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Requer conhecimento prévio da PPC.

9 Tempo do PTD ORGANIZADO DE FORMA: Mensal; Bimestral; Trimestral;
DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA; ORGANIZADO DE FORMA: Mensal; Bimestral; Trimestral; Semestral.

10 Estrutura do PTD Dados de identificação
Conteúdos (estruturantes, básicos e específicos) Justificativa Encaminhamentos Metodológicos Recursos Didáticos Critérios de Avaliação / Recuperação Instrumentos de avaliação Referências

11 O que expressa o P.T.D. ? A COERÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE :
* PARA QUE ENSINAR? * O QUE ENSINAR ? * A QUEM ENSINAR ? * COMO ENSINAR ? * POR QUE AVALIAR ?

12 DADOS DE INDENTIFICAÇÃO
Colégio Professor Curso Série Turma Ano letivo Período

13 CONTEÚDOS Definir e explicitar os conteúdos Estruturantes , Básicos e Específicos (desdobramento) selecionados e suas articulações, estabelecendo relações com as demais áreas do conhecimento.

14 JUSTIFICATIVA Refere-se às intenções educativas. Expressa as intenções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural. Está voltada ao conteúdo e não às atividades. Deve-se, portanto, justificar a escolha dos conteúdos (qual a importância desses conteúdos para a formação do aluno nessa comunidade escolar).

15 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Explicitar a forma de encaminhamento das aulas, considerando o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.

16 RECURSOS DIDÁTICOS Explicitar quais recursos poderão ser utilizados no decorrer das aulas: TV multimídia, livro didático, vídeos, revistas, jornais, livros de apoio, mapas, quadro de giz, DVD, aparelho de som, material xerocopiado, laboratório de informática, entre outros.

17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Definem os propósitos do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios refletem de que forma vai se avaliar um conteúdo. É importante ter claro o que se espera que o aluno atinja com cada atividade avaliativa proposta, estabelecendo-se o valor atribuído a cada uma.

18 RECUPERAÇÃO A recuperação deverá ser paralela, concomitante e contemplar também o que preceitua o PPP e o Regimento Escolar de cada estabelecimento de ensino.  Deve estar explicitado quais instrumentos serão utilizados.

19 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Explicitar quais instrumentos poderão ser utilizados. Lembrando que serão variados e deverão ser escolhidos a partir do trabalho desenvolvido. Ex.: Atividades de interpretação, compreensão e análise dos textos estudados. Discussões em grupo.

20 REFERÊNCIAS As referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto, o livro didático o único recurso.

21 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
NO COTIDIANO DE SALA DE AULA ?

22 Proposta Pedagógica Curricular e Plano de Trabalho Docente
PPC: Coletiva; Geral (turmas)‏ Considera o Quadro de Conteúdos Básicos; Encaminhamentos metodológicos gerais; Avaliação (de maneira ampla e geral). PTD: Individual; Por turma; São propostos os conteúdos específicos; Encaminhamentos metodológicos: estratégias e recursos utilizados; Critérios e instrumentos de avaliação (específicos).


Carregar ppt "PLANO DE TRABALHO DOCENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google