A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

uma análise de narrativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "uma análise de narrativas"— Transcrição da apresentação:

1 uma análise de narrativas
A PERSPECTIVA DO ALUNO SOBRE O TUTOR DE UM CURSO A DISTÂNCIA DA UNA-SUS/UFMA: uma análise de narrativas Judith Rafaelle Oliveira Pinho Gabrielle V. S. Brasil; Ana Emilia F. Oliveira; Regimarina S. Reis; Paola T. Garcia.

2 INTRODUÇÃO 2010: criação do sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) Perspectiva de fomentar e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde (EPS) na modalidade a distancia, que até então eram somente presenciais.

3 INTRODUÇÃO Assim, o Ministério da Saúde optou pela modalidade a distância para atender a demanda de qualificação dos profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos (PMM). Oferta de curso de especialização em Atenção Básica através da UNA-SUS.

4 OBJETIVO Analisar as narrativas dos alunos (médicos) sobre a importância do tutor no processo de ensino-aprendizagem de um curso de especialização a distância.

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados pelo SigU Questionário. “Faça aqui suas sugestões para que possamos melhorar continuamente a qualidade do curso.” 15 módulos: o que resultou na obtenção de narrativas.

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A análise das narrativas dos alunos foi realizada por meio da análise de conteúdo de modalidade temática. Bardin (2011): Pré-análise; A exploração do material e o tratamento dos resultados; a inferência e a interpretação.

7

8 Das narrativas, foi realizado leitura flutuante; Na qual 1021 foram categorizadas como positivas. Realizou-se a 2º leitura flutuante para esta categoria, no qual emergiram o núcleo de sentido por saturação.

9 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS
4º Turma de especialização em Atenção Básica ofertada pela UNA-SUS/UFMA para o estado da Bahia; 838 médicos matriculados; 624 médicos certificados.

10 As narrativas foram categóricas ao destacarem a importância do tutor como mediador no processo de aprendizagem: As tutoras são muito preocupadas e bem preparadas na matéria. Muito boa a participação da tutora interagindo com cada aluno na troca de ideias que reforçam nosso conhecimento. O tutor é muito bem preparado, incentiva a participação e interação dos alunos sempre exigindo o máximo dos conhecimentos adquirido. Destacar que a tutora sempre incentiva a troca de experiências na turma. O qual é muito importante para nosso trabalho diário.

11 Muito boa a participação da tutora interagindo com cada aluno na discussão dos temas, logrando que todos participem e mostrem suas experiências a respeito. Isso deve-se manter.  Interessante e importante a condução da tutora durante o postagem no fórum, motivando a participar postando nossa experiência e vivências na UBS, foi muito bom o intercambio entre os colegas da turma.  Estou muito feliz de estar neste curso, desde o inicio a professora incentivou a nossa participação. Boa integração teoria e pratica, incentivando a nossa participação, diálogo e troca de experiência. Gostaria de parabenizar a toda equipe que organiza o curso e em especial a nossa tutora pelo o trabalho realizado. Contamos com apoio e estímulo da tutora que incentiva para estudar mais. 

12 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS
A interação entre aluno-professor e aluno-aluno é um processo complexo que interfere diretamente no processo de aprendizagem, principalmente, quando se espera que esta interação aconteça de modo colaborativo e fortemente centrada no aluno (MÜLBERT et al., 2011). Assim, percebe-se, a importante figura do tutor, profissional este que se configura como peça fundamental no processo ensino-aprendizagem na EaD (OLIVEIRA et al., 2017).

13 CONCLUSÃO Sabido que a educação a distancia proporciona flexibilidade na organização do estudo, no acesso ao AVA e exige muita dedicação do tutor, como eixo fundamental de suporte ao aluno. Foi possível observar a importância da oferta do curso de especialização tutorado pois incentivou os médicos intercambistas para concluírem e estudarem sobre o SUS, além estimular a troca de experiência entre os próprios médicos. Assim, mesmo o curso disponibilizando um material alta qualidade, torna-se imprescindível uma estreita relação aluno-tutor, como facilitador do processo ensino-aprendizagem.

14 REFERÊNCIAS RICIERI, M.; GITAHY, R.R. A importância da formação de tutores para sua atuação na Educação a Distância. Colloquium Humanarum, n. 9 (n. especial), p , jul-dez Disponível em: < Ciências Humanas/Educação /A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE TUTORES PARA SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.pdf >. Acesso em: 12 jul NASCIMENTO, D.D.G. et al. A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul. In: CAMPOS, F. E. (Org.). Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. São Luís: EDUFMA, p.  CARMO, C.D.S. et al. A interação aluno - tutor na educação a distância: a reflexão de uma experiência. Revista educação, v. 12, n.1, 2017. GARRISON, D. Randy; CLEVELAND-INNES, Martha. Facilitating cognitive presence in online learning: interaction is not enough. The American Journal of Distance Education, v. 19, n. 3, p , 2005.


Carregar ppt "uma análise de narrativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google