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Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.

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Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva

2 *Ao final desta aula, você será capaz de:
Demonstrar como a Gestão da Qualidade pode ser uma estratégia adotada pelos gestores a fim de cooperar com a estratégia da organização; Definir e determinar alguns componentes que nortearão as ações da organização; Explicar a real importância e consequências da implementação e manutenção da gestão da qualidade nas organizações. AULA 03

3 INTRODUÇÃO DA AULA Em um ambiente cada vez mais competitivo as organizações estão sendo obrigadas a implementar estratégias que venham garantir a sua permanência no mercado. Cada vez mais, encontramos uma quantidade de ofertas de produtos no mercado. As organizações devem estar preparadas para essas demandas e desenvolver produtos com um algo a mais (plus) que desperte um interesse do cliente por esse produto. Fazer com que o cliente decida pelo meu produto e não do meu concorrente. AULA 03

4 Componentes da Organização
. Missão: É a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma, porque ela existe e ainda (se possível) em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro. Exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial dentro de um período normalmente longo, período no qual ficam comprometidas suas crenças, expectativas, conceitos e recursos. Representa, enfim, o horizonte no qual a empresa vai atuar respeitadas as viabilidades e realidades do mercado e da clientela a ser atingida AULA 03

5 Visão de Futuro: A visão ou visão estratégica, é algo que pode ser pensado como um cenário, uma intuição, um sonho, uma vivência, a ser concretizada em um determinado período de tempo e em uma determinada região. Visão estratégica é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças e direciona esforços, inspirando, animando e transformando proativamente o propósito em ação, em fato concreto. A visão é um documento “vivo”, conhecido por todos na organização que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho AULA 03

6 Qualidade é definida como adequação ao uso.
Sobrevivência e crescimento dependem da ruptura de paradigmas. As necessidades dos clientes são traduzidas nas características dos serviços e dos processos. As perdas crônicas devem ser identificadas e eliminadas.

7 Qualidade é definida como adequação ao uso.
Qualidade é definida como adequação ao uso. Sobrevivência e crescimento dependem da ruptura de paradigmas. As necessidades dos clientes são traduzidas nas características dos serviços e dos processos. As perdas crônicas devem ser identificadas e eliminadas. AULA 03

8 A Evolução da qualidade:
Ênfase nas seguintes etapas: Inspeção, Processo, Pessoas, Sistema e Gestão. Inspeção: monitoramento feito nas ações de forma isolada. Processos: inclusão da visão integrada entre as ações e percepção da cadeia de causas e efeitos AULA 03

9 Sistemas: integração de processos e pessoas visando um objetivo maior
Pessoas: percepção da importância da especialização das pessoas envolvidas nos processos Sistemas: integração de processos e pessoas visando um objetivo maior Gestão: percepção e busca de melhores resultados AULA 03

10 Dimensões da qualidade:
Conformidade: se o produto atende ao que ele se propõe a fazer ou ao seu uso Confiabilidade: aspecto muito importante, o produto é confiável e pode ser adquirido Durabilidade: se atende ao requisito de uso e de tempo, desde que seja feito de forma adequada Estética: o aspecto físico é importante e deve causar uma sensação agradável ao cliente Desempenho: atender aos requisitos de resultados obtidos com o seu uso Capacidade de assistência técnica: passar credibilidade de que o produto poderá ser atendido por profissionais qualificados, caso haja necessidade de qualquer retorno a quem vendeu o produto Qualidade percebida: talvez seja o mais importante, pois qualidade é algo inerente às pessoas em função das suas expectativas e necessidades individuais. AULA 03

11 Apresenta os três níveis de monitoramento constante de uma atividade.
A trilogia de Juran Apresenta os três níveis de monitoramento constante de uma atividade. A 1ª. Etapa, podemos notar que representa a execução da própria atividade; A 2ª. Etapa é a constatação e a intervenção do gestor para agir e corrigir os efeitos do “pico esporádico”; A 3ª. Etapa corresponde à intervenção feita e uma nova etapa de execução. AULA 03

12 Apresenta os três níveis de monitoramento constante de uma atividade.
A trilogia de Juran Apresenta os três níveis de monitoramento constante de uma atividade. A 1ª. Etapa, podemos notar que representa a execução da própria atividade; A 2ª. Etapa é a constatação e a intervenção do gestor para agir e corrigir os efeitos do “pico esporádico”; A 3ª. Etapa corresponde à intervenção feita e uma nova etapa de execução. AULA 03

13 AULA 03

14 AULA 03

15 Tornar todos os processos conhecidos.
Na próxima aula, iremos estudar como a organização pode melhorar o seu desempenho através dos seus processos organizacionais, do conhecimento e disseminação dos mesmos e o seu registro e guarda de documentação. Tornar todos os processos conhecidos. AULA 03

16 Dessa forma precisamos conhecer as seguintes definições:
CLIENTE É todo aquele que recebe informações, bens ou serviços, a fim de utilizá-los em prol de suas necessidades. FORNECEDOR É todo aquele que emite ou produz informações, bens ou serviços, normalmente apoiado em processos pré-definidos. CADEIA CLIENTE / FORNECEDOR É naturalmente, a relação existente entre o cliente e o fornecedor.


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