A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antiguidade Clássica: Grécia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antiguidade Clássica: Grécia"— Transcrição da apresentação:

1 Antiguidade Clássica: Grécia
Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan

2

3 As características geológicas do território grego ( acidentado, montanhoso e insular) determinou a forma de ocupação humana na região bem como o desenvolvimento econômico com grande importância para o comércio marítimo (solo pobre para a agricultura). O relevo montanhoso isolava as localidades, fazendo com que cada povoamento buscasse uma forma de governo específica.

4 Período Pré-Homérico ( XX a XII a.C): Ocupação do Território
Poucas Informações sobre o período Civilização na Ilha de Creta (controle comercial marítimo) Por volta de a.C invasão de povos indo-europeus: Aqueus, Eólios e Jônios. Por volta de chegam os dórios (domínio do ferro). Destruição da civilização cretense e fuga populacional. - Fuga para as regiões montanhosas - Fuga além mar (Ilhas do Mar Egeu e Ásia Menor): Primeira Diáspora Grega ! ( Fuga + colonização)

5

6 Período Homérico (XII a VIII a.C): FORMAÇÃO SOCIAL
Relatos Históricos: Ilíada e Odisseia Aparecimento de pequenas comunidades agrárias autossuficientes de estrutura familiar : GENOS Nesses genos a propriedade era coletiva e encabeçada por um PATER (Sociedade Patriarcal).

7 Problema !!! Os genos apresentaram um crescimento populacional considerável ao longo do tempo. Isso gerou um grande problema, já que o território grego, além de pequeno, era acidentado (montanhoso). Não havia espaço suficiente para todos ! Tentativa de solução: fusão de vários genos entre si. o pater passa a atribuir a si a propriedade de mais e melhores terras convertendo-se num grande proprietário e convivendo com a pequena propriedade dos mais fracos. Essa constante aglutinação dos genos terá duas implicações Início da desigualdade social na Grécia Antiga ! O resultado final dessa aglutinação será a formação das cidades-estado gregas ( PÓLIS) Segunda fuga populacional: Segunda Diáspora Grega !

8

9 ACRÓPOLE ASTY ÁGORA

10 Questão Terminológica: Cidade-Estado
O ideia de cidade-estado, por mais que tenha surgido na História Antiga, ainda se faz presente na atualidade. Ex: Singapura, Vaticano, Hong Kong e Mônaco. A cidade-estado tem como pressuposto o governo autárquico e a independência a qualquer outra cidade. Possui, também, autossuficiência econômica.

11 Do Período Arcaico (VIII a VI a.C) ao Período Clássico (V a IV a.C)
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS PÓLIS: Atenas e Esparta

12 Atenas (Origem Jônica)
Originalmente, no período arcaico, Atenas detinha uma economia agrícola.O poder era baseado na posse da terra Eupátridas: grandes proprietários Georgoi: pequenos proprietários Thetas: trabalhadores sem terra Obs: Controle político de uma Oligarquia fundiária !

13 QUESTÃO EXTERNA (PRESSÃO ECONÔMICA):
O processo de colonização do Mediterrâneo acabou provocando transformações profundas, em todos os níveis, em Atenas. O crescente comércio fez surgir na cidade um grupo de comerciantes prósperos, os demiurgos. Esses comerciantes só possuíam poder econômico e não político. Aparecimento da escravidão (escravos como produto de importação) e prejuízo para os georgois (endividamento e escravização por dívidas) Tensão Social ! Necessidade de Mudanças !

14 Análise comparativa: Tanto Atenas no Período Arcaico quanto Roma no Período Republicano tiveram problemas muito semelhantes ao se abrirem para o comércio marítimo. As transformações econômicas oriundas desse comércio acarretará problemas sociais graves: desestabilização econômica e social do pequeno produtor.

15 Introdução de Leis Escritas
Sólon: Proibiu escravidão por dívidas e propôs um regime político censitário, ou seja, fundado na riqueza e não pelo nascimento. Drácon: Introdução de Leis Escritas

16 As propostas de Sólon não foram suficientes para contornar o caos interno. O modelo oligárquico entra em colapso e líderes oportunistas passam a assumir o governo da cidade (tiranos).Porém, os problemas continuam.

17 Reformas de Clístenes (507 a.C)

18

19

20

21 Esparta (Origem Dória/Dórica)
Localização privilegiada (terras férteis) Economia essencialmente agrícola com comércio controlado. Sociedade Espartana: 1- Espartanos(descendentes dos dórios): controle das melhores terras. 2- Periecos: pequenos proprietários e comerciantes. 3- Hilotas (descendentes dos aqueus conquistados): servos do Estado

22 Política Espartana Gerúsia ( Conselho de anciãos) : preparava as leis a serem executadas pelo Eforato. A Ápela (assembléia de cidadãos guerreiros) escolhiam os 28 gerontes e os 5 éforos. O comando do exército cabia à dois reis (diarquia).

23

24 Texto 1 (Unicamp 2006/ Adaptado): “A característica mais notável da Grécia antiga, a razão profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um número correspondente de Estados. As condições geográficas da Grécia contribuíram fortemente para dar-lhe sua feição histórica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação física e política das diferentes sociedades”. Gustave Glotz, A cidade grega. São Paulo: Difel, 1980, p. 1. 1- Estabeleça uma relação entre o processo de desenvolvimento sociopolítico na Grécia Antiga e sua formatação geográfica. Texto 2 (Fuvest adaptado): "Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil... decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é o empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação". Discurso de Péricles, relato de Tucídides. 2- Qual a relação entre pobreza e riqueza colocada no discurso de Péricles? 3- Identifique a instituição política presente no trecho e explique seu funcionamento.


Carregar ppt "Antiguidade Clássica: Grécia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google