Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Modelos de Gestão PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2
“Para se chegar, onde quer que seja, não é preciso dominar a força; basta controlar a razão.”
AMIR KLINK
3
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A transação ambiente versus organização tornou-se um fator de peso para o desenvolvimento organizacional; Ambiente turbulento de mudanças; Complexidade organizacional; Sociedade do conhecimento; Digitalização da sociedade; Desenvolvimento das telecomunicações etc. Compeliu as organizações a aprender PENSAR ESTRATÉGICAMENTE.
4
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico é “o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidades de mercado.” (KOTLER, 1994, p.63)
5
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Para elaborar o planejamento estratégico para seu negócio é necessário definir questões como: Quem somos? Onde queremos chegar? Avaliamos os fatores externos? Como atingiremos nosso objetivo?
6
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Visão RH MKT FINC PROD Pontos Fortes e Fracos Missão Interna Análise Ambiental MACRO MICRO Ameaças e Oportunidades Externa
7
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Potencializar as Oportunidades e Pontos Fortes e/ou Neutralizar as Ameaças e Pontos Fracos OBJETIVOS Metas Estratégias Plano de Ação Orçamento Implementação Controle
8
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
VISÃO É a definição do sonho ou do desafio estratégico de uma organização (VASCONCELLOS et al., 2001).
9
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
VISÃO Organização hospitalar líder, moderna, competitiva, com excelência de serviços no cumprimento de sua missão. 6
10
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Missão Definir a missão significa "estabelecer a razão de existência da organização, qual o seu negócio (o que faz) e de que forma atua neste negócio (como faz)". A formulação básica da missão deve conter: VERBO AÇÃO + COMPLEMENTO + BUSCA DE UM DIFERENCIAL
11
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
MISSÃO Desenvolver e proporcionar assistência médico-hospitalar, da melhor qualidade, para pessoas de todos os grupos sociais, do Estado e do País, apoiada por programas de ensino e pesquisa.
12
VISÃO Organização hospitalar líder, moderna, competitiva, com excelência de serviços no cumprimento de sua missão. MISSÃO Desenvolver e proporcionar assistência médico-hospitalar, da melhor qualidade, para pessoas de todos os grupos sociais, do Estado e do País, apoiada por programas de ensino e pesquisa. 6
13
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Análise do Ambiente Interno No levantamento de dados internos da organização deve-se levar em conta a trajetória da empresa, seu modelo de gestão, sua estrutura e ambiente organizacional, seus resultados e os aspectos inerentes às áreas de: Marketing; Finanças; Recursos humanos; Produção. Fortes/Fracos 7
14
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Análise do Ambiente Externo MACRO Econômico Político Legal Demográfico Tecnológico Social e natural. MICRO Concorrência Probabilidade de novos competidores Produtos e ou serviços que podem ou substituem os nossos em alguma ocasião/situação Fornecedores existentes Consumidores/clientes As tendências e os números do(s) segmento (s) de mercado em que a empresa atua Ameaças/Oportunidades 7
15
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Definindo Objetivos e Metas Segundo Oliveira (1999 p. 146), o objetivo empresarial pode ser conceituado “como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende atingir”. Já as metas referem-se aos passos necessários para a consecução dos objetivos. PRÓX.
16
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Definindo Objetivos e Metas Esses deverão ser qualitativos (Ex.: Produzir determinado item com design mais funcional e moderno) e quantitativos (Ex.: Vender x unidades) e precisarão obedecer a prazos previstos no planejamento. 7
17
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Estabelecendo Estratégias Vasconcelos et al. (2001) afirmam que a estratégia empresarial resume-se no que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o ambiente, para concretizar a visão e atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão empresarial. PRÓX.
18
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Estabelecendo Estratégias Todavia, existem inúmeras formas para o administrador delinear as estratégias de sua organização. As principais formas são: matriz de Ansoff, a matriz do Bonston Consulting Group (BCG), modelo de Mintzberg, a curva de ciclo de vida do produto e negócio, a matriz de planejamento estratégico de negócios da McKinsey-GE e, por fim, o modelo Porter. 7
19
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Planejando e Orçando a Ação What O Que Who Quem Where Onde Why Porque Whem Quando How Como How Much $$ Controlando as Ações 7
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.