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1 <espaço para figura> Opcional.
CONFLITOS FAMILIARES: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA Esta pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso parcial da disciplina , desenvolvido como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Psicologia da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro. Aluno do Curso de Bacharel em Psicologia da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro: Cintia Eugênio Silvério Professor Orientador: Andréia Queiroz Carniel da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro. do professor : INTRODUÇÃO Esse trabalho de pesquisa bibliográfica busca entender como fica o desenvolvimento psicológico da criança quando exposta a ambientes conflituosos relacionados a ambientes familiares. O maior objetivo do trabalho é entender através dos impactos vividos ,como a criança reage a essas situações. A pesquisa tem o olhar voltado para crianças de cinco a dez anos de idade, e aos pais dessas crianças, tendo como metas futuras a implantação de profissionais da psicologia na educação infantil, para assim realizar a mediação de maneira a facilitar a relação aluno e escola, pais e escola , pais e alunos. A ideia da pesquisa se deu através da observação de comportamentos de crianças que vivem em ambientes conflituosos. METODOLOGIA DISCUSSÃO O trabalho utiliza de um método de pesquisa bibliográfica, onde se tem como a observação o desenvolvimento psicológico de crianças que são expostas a ambientes conflituosos em seus lares. Para início da pesquisa foram pesquisados artigos relacionados a conflitos familiares e também artigos sobre o desenvolvimento psicológico da criança. Com base nos artigos pesquisados foram feitas junções da relação dos dois temas, para assim se dar início a pesquisa. Os próximo métodos a serem utilizados será com uma pesquisa de campo qualitativa em ambiente escolares com pais e alunos na idade de cinco a dez anos ,tendo como o embasamento essa pesquisa bibliográfica. O primeiro artigo pesquisado sobre o desenvolvimento da criança de Jean Piaget nos mostra a importância do vínculo parental para o desenvolvimento da criança. Jean Piaget relata em seu artigo que a criança passa por todo um processo de desenvolvimento ou seja, na melhora das funções e habilidades até se tornar um adulto. Essas melhoras não são apenas nas estruturas internas cerebrais, que passam por um amadurecimento mas também o social tem um papel importante nessa construção. Vemos que os conflitos frequentes geram respostas emocionais e intensas por parte da criança,manisfestas por meio de condutas agressivas ou depressivas, ou seja, a criança quando exposta a conflitos tendem a desenvolver os sintomas de agressividade, distúrbio de conduta e depressão, também podem gerar uma fonte de estresse para a criança, ainda mais quando os conflitos tratam-se de situações relacionadas a ela. Foto 1 – Legenda da Figura CONCLUSÕES Tal vez a resposta para dúvida de muitos pais, que não sabem como lhe dar com certos comportamentos de seus filhos, esteja num simples gesto: Observar. Muitas vezes os pais sem a intenção acabam provocando esses certos transtornos psicológicos no desenvolvimento da criança, pois não fazem a ideia que o ambiente seja ele bom ou ruim, é o que vai contribuir para o desenvolvimento da criança. Por isso o grande objetivo da pesquisa é trazer a clareza, e o aprendizado, através da implantação de melhorias de mediação nas pré escolas e ensinos fundamentais. l. Foto Legenda da Figura Figuras 3 e 4 - Legenda das Figuras RESULTADOS Como observado na pesquisa bibliográfica realizada, os conflitos familiares são comuns em todas as classes de famílias, porém é necessário uma atenção maior a essas situações ,pois tem causado muitos danos psicológicos que muitas vezes passam desapercebidos e que são decorrentes a exposições das crianças a esses ambientes. Em uma escola do Município de Mogi Guaçu do ensino fundamental ao ensino médio, já existe a implementação da mediação com pais e alunos, por isso o grande objetivo da futura pesquisa de campo, é a coleta de informações nas pré escolas e ensino fundamentais, para assim dar continuidade na pesquisa, chegando a meta da implantação da mediação entre pais e escolas, e também aluno e escola, através de rodas de conversas com os pais ,interagindo-os mais com a escola, também a observação do comportamento das crianças nas escolas, tendo como melhoria o relacionamento no ambiente familiar, e um bom desenvolvimento futuro dessas crianças. <espaço para figura> Opcional. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PIAGET, j. Seis estudos de psicologia. Rio de janeiro : Forense Universitária , p. Davies,P, & Cummings, E.M. (1994) . Marital conflict and child adjustment Na emotional security hypothesis. Psychological Bulletin, 116, .


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