A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontos importantes para a discussão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontos importantes para a discussão"— Transcrição da apresentação:

1 “Como a vulnerabilidade social e a indisciplina interferem no processo de ensino-aprendizagem?”

2 Pontos importantes para a discussão
Definição de vulnerabilidade; Vulnerabilidade social é uma questão de pobreza?; Definição de indisciplina; Vulnerabilidade = indisciplina; A questão da desigualdade social; Bonificações/premiações/reconhecimentos que fortalecem a desigualdade social e não contribuem com a melhora das condições de aprendizagem; O mundo externo a escola: as famílias dos estudantes;

3 Pontos importantes para a discussão
A dificuldade de aprendizagem também se encontra em vários fatores como: fome, desmotivação, falta de estímulo, desestrutura familiar, problemas pessoais, que interferem na aprendizagem e prejudicam no desenvolvimento do aluno. O papel do professor – o professor da escola e o professor “estudante de Enfermagem”. [...] “se o aluno aprende, é porque o professor ensina; se ele não aprende, é porque não quer ou porque apresenta algum tipo de distúrbio, de carência, de falta de pré-requisito” (AQUINO, , Ana Beatriz). Os Projetos Políticos Pedagógicos nesse debate; Profecias autorealizadoras e a discriminação em contextos de vulnerabilidade e indisciplina; O desenvolvimento humano;

4 Respondendo a questão de busca...
[...] é possível compreender que a vulnerabilidade social pode interferir diretamente no processo de ensino aprendizagem, pois é uma junção de diversas variáveis sociais que deixam os estudantes em desvantagem pela falta de recursos, de acesso e de objetivos da vida e também pode ser agravado pelo sistema educacional do estado (Leonardo). Uma criança “abandonada” pela sociedade não consegue por si só, ver que ela pode ser um ser pensante, reflexivo e não apenas reprodutoras de atos que vê no seu cotidiano; não consegue ainda ter a percepção de que ela pode ser muito além de uma pessoa marginalizada, mas sim um cidadão com direitos e deveres (Débora). [...] vemos esse ciclo sempre se alimentando: vulnerabilidade – indisciplina: diminuição da qualidade do processo ensino aprendizagem (Ana Beatriz).

5 Respondendo a questão de busca...
[...] indisciplina que interfere diretamente no processo-ensino aprendizagem destes alunos, pois, atrapalha o trabalho dos professores, os deixando desmotivados e faz com que o aluno também não demonstre interesse em aprender (Luiz). [...] percebemos que a vulnerabilidade social aliada à indisciplina interfere no processo de ensino-aprendizagem de forma multifatorial, uma vez que as bases familiares não são fortalecidas, juntamente com a falta de recursos e até mesmo a violência sofrida dentro de casa, faz com que o educando reflita esse comportamento em seu meio social e isso inclui a escola (Aline). Vale ressaltar que os dois termos vulnerabilidade social e indisciplina se diferem, enquanto o primeiro retrata as questões relacionadas a fatores sociais, o outro tende a trabalhar e explorar mais as questões comportamentais do indivíduo (Gabriela).


Carregar ppt "Pontos importantes para a discussão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google